1.11.22

Memória de Mestre Vieira celebrada em Barcarena

Em 2012 - Gravação do DVD Mestre
Vieira - 50 Anos de Guitarrada.
Foto: Renato Chalú

Joaquim de Lima Vieira teria completado 88 anos, em 29 de outubro. Todos os anos, em Barcarena, mesmo após seu falecimento em 2018,  a data é celebrada. Este ano, porém, o dia caiu na véspera das eleições, por isso a festa será nesta quinta-feira, 3 de novembro, como sempre, realizada em frente à casa Mestre Vieira, a partir das 18h30, com direito a um passeio ciclístico, shows e lançamento de livro sobre a obra e vida do músico. A realização é da Família Vieira e do Fã Clube 100% Barcarenense.

A programação começa fazendo alusão a um hábito que o guitarrista tinha de pedalar pela cidade. Um passeio ciclístico sairá, às 18h30, da frente da casa em que ele viveu, em Barcarena, percorrendo algumas vias, em direção ao Cafezal, de onde retornará ao ponto inicial. A iniciativa da homenagem partiu do Coletivo Pedal Para Todos, que realiza passeios ciclísticos semanais no município. Haverá um carro som tocando músicas de Mestre Vieira e vários participantes usarão camisas floridas, relembrando estilo do artista se vestir para suas apresentações musicais. 

“Mestre Vieira sempre amou andar de bicicleta. Todas as manhãs, ele pegava sua bicicleta e saia para fazer compras na feira e ir outros lugares. Muitas vezes nós queríamos levar ele de carro, mas ele não aceitava. Gostava de pedalar e ir parando e falando com as pessoas, era uma rotina diária de Mestre Vieira”, diz o filho tecladista, Wilson Vieira .

Enquanto segue o passeio, na frente da casa Mestre Vieira (R. Santo Antônio), a partir das 19h, haverá apresentações musicais, que trazem a participação de vários grupos e músicos de Barcarena, além de convidados. Estão confirmados Os Dinâmicos, Waldo Possa, Di Maravilha, Dinho Santos, Essência Marques, WV10, Filhos do Mestre, Jéssica Costa, Nazareno Muniz, Trilha, Saulo Caraveo e DJ Manoel Pressão.

“A gente sabe que essa união de gêneros musicais sempre esteve junto com Mestre Vieira. Em seus discos e CDs, ele gravou bregas, forró, baião, mas tudo convertido para o gênero Guitarrada. E pra gente é uma alegria imensa realizar todos os anos essa festa, junto com vários outros artistas de seguimentos diversos. Isso mostra o respeito e o carinho que todos tinham com Mestre Vieira, e isso só fortalece a nossa cultura e nossa Guitarrada, legado deixado pelo eterno Mestre Vieira”, diz o filho baterista e produtor musical, Waldecir Vieira.

LANÇAMENTO

O Songbook Mestre Vieira
Foto: Gabriel Dietrich

Nesta quinta-feira, 3, dentro da programação dessa festa, vamos também, finalmente lançar o songbook Mestre Vieira em Barcarena, a convite da família Vieira e do Fã Clube 100% Barcarenense. 

Haverá sessão de autógrafos, venda e também faremos doação de exemplares a instituições sociais e de ensino do município para que mais pessoas tenham acesso a sua obra. O livro integra o projeto Inventário Mestre Vieira e traz  informações e registros de sua vida e obra, além de 30 partituras. No site, que também faz parte do projeto, há também fotografias, vídeos e outros materiais, coletados durante os 10 anos em que acompanhei sua trajetória de perto. 

Em 2012, gravamos o DVD Mestre Vieira – 50 Anos de Guitarrada (Lei Semear), com duas noites de apresentações no Theatro da Paz. O grupo Vieira e Seu Conjunto também nos inspirou a realizar uma série de animação intitulada Os Dinâmicos (Prodav-2014/Ancine), em que os músicos se transformam em heróis quando ganham super poderes com os acordes da guitarra de Mestre Vieira. Já o Inventário foi um projeto escrito em 2017 com objetivo de organizar esse acervo. Foi selecionado pelo Rumos Itaú Cultural, resultando no songbook e na repaginação do site. 

Incentivo à cultura da Guitarrada em Barcarena

Banda Filhos do Mestre - Foto: Otávio Henriques

A festa de aniversário do Mestre sempre foi comemorada, mas começou a se tornar tradição mesmo, em 2014, quando em comemoração aos seus 80 anos foi realizado um grande show na frente da cidade.  Depois disso, incentivadas pela família Vieira e pela professora Betinha, então presidente do Fã Clube 100% Mestre Vieira, as celebrações passaram a ser realizadas, todos os anos, na frente da casa de Mestre Vieira. 

Em 2017, a festa voltou a ocupar as ruas. Após o almoço com os amigos e um breve descanso, ele foi levado em carro aberto, novamente até a orla de Barcarena, onde no palco, atrações locais e de Belém se apresentaram para ele e cantaram parabéns. Foi sua última apresentação. Vieira faleceu em 2 de fevereiro de 2018, mas em outubro daquele ano, a tradição continuou, como segue até hoje. 

“É uma grande honra poder continuar esse legado da minha mãe, que foi presidente do Fã Clube de Mestre Vieira, que sempre foi pra gente uma inspiração de música, de alegria e de cultura, porque eles nos representava e continuará sempre nos representando. Nós,  como fã clube, temos uma grande honra de continuar essa festa. Convido a todos para participar dessa festa aqui no município de Barcarena”, diz Martinha Barbosa, filha da prof. Betinha, falecida em 2021, em decorrência da pandemia da Covid-19.

Dia Municipal da Guitarrada e Festival do Abacaxi


Os Dinâmicos - Raízes da Guitarrada, em 2021
Foto: Luciana Medeiros 
Em 2019, por meio de um requerimento do Vereador Laurival Filho, incentivado por pessoas da comunidade, tendo à frente a professora Betinha, a data de 29 de outubro foi decretada Dia Municipal da Guitarrada. O que espera-se com isso? Que sejam promovidas iniciativas de incentivo e fomento à cultura da Guitarrada no município, por meio de políticas públicas.

Por enquanto nenhum movimento em direção a isso, pelo contrário. O 40o Festival do Abacaxi, por exemplo, o evento cultural de maior estrutura realizado pelo município, este ano não vai apresentar nenhum grupo de guitarrada, quebrando outra tradição, pois quando estava vivo a participação de Mestre Vieira, em todos os anos, era obrigatória.  E para espanto maior, não foi só a guitarrada ficará de fora do Festival do Abacaxi deste ano, como não haverá nenhuma atração do município, seja lá que for o estilo musical. 

Músicos e artistas de Barcarena escreveram em suas redes sociais sobre o assunto, revelando a insatisfação da classe artística, indignada com a gestão do prefeito Renato Ogawa na área da cultura. Disseram que em 40 anos é a primeira vez que isso está acontecendo e até agora nenhuma explicação foi dada aos artistas, que justificasse essa espécie de boicote à cultura local, na minha opinião. Este ano, o evento cresceu e deixará de ser realizado no Centro de Exposição Cultural Professora Maria Siqueira, com capacidade para 10 mil pessoas, para ocupar, de 4 a 6 de novembro, só com atrações nacionais, um complexo bem maior, construído no Cafezal. 

LEGADO E RELEVÂNCIA

Mestre Vieira, em 2017 - Forte do Castelo
Foto: Luciana Medeiros

Mestre Vieira gravou 13 LPs, 4 CDs, participou de projetos especiais como Mestres da Guitarrada e Os Dinâmicos, e segue influenciando várias gerações de músicos, em especial, guitarristas. Nascido em Barcarena, em 29 de outubro de 1934, ele foi responsável por criar a Guitarrada. Em 2008, recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Cultural, pelo então ministro Gilberto Gil. Em 2011, o gênero musical criado por ele, foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Pará (Lei nº 7.499/2011), via PL de autoria do deputado Carlos Bordalo. 

Dada a relevância de sua obra, o mesmo deputado, em 2021, apresentou na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), uma moção que propõe à Secretaria de Estado e Cultura-SECULT, a criação do Memorial Mestre Vieira na Fundação Cultural do Pará, mas até o momento sem notícias de que esteja em andamento. Mais recentemente, também está tramitando na ALEPA, em Belém, um Projeto de Lei  de autoria da Dep. Dilvanda Faro, que torna a obra de Mestre Vieira Patrimônio Cultural do Pará. O PL (225/2022) está na Comissão de Cultura, aguardando entrar em votação.

Serviço

Sarau Mestre Vieira - Quinta-feira, 3 de novembro, em Barcarena-Pa, a partir das 18h30, com passeio ciclístico - Saída da Casa Memorial Mestre Vieira, na R. Santo Antônio, onde haverá shows, concursos de dança e lançamento do songbook Mestre Vieira, a partir das 19h.

Saiba mais:

www.mestrevieira.com.br (site)

@mestrevieira_guitarrada (Instagram)

@inventariomestrevieira (Facebook)

Aquisição do livro/Songbook Mestre Vieira

(91) 98134.7719

Nenhum comentário: