Regina, Elza, Arlete, Betânia e Clara, cinco mulheres muito diferentes que se veem forçadas a conviver no espaço diminuto daquela cela do Pavilhão dos Primários no presídio da Rua Frei Caneca no Rio de Janeiro.
Enquanto testemunhamos cerca de 24 horas da opressiva rotina supervisionada pelo cabo Hélio da Silva e pela funcionária Das Dores, assistimos às complexas relações de conflito e companheirismo que se vão estabelecendo entre essas personagens. Na dura realidade daquele junho de 1937, toda pequena alegria, como um sonho bonito, uma fruta, uma bola e o som da voz do marido, é um motivo para apegar-se à vida. Seus nomes, biografias, dores, anseios e amores são todos ficcionais, mas oferecem um vislumbre do que foi a vida das verdadeiras Mulheres da Sala 4 e nos convida a refletir sobre a realidade passada sobre os presos políticos em uma era de ditadura e um anseio que tempos sombrios como estes não retornem.
“A palavra que eu usaria pra descrever o processo é “conhecimento”, durante todo o processo eu adquiri muito conhecimento sobre esse período, fiz muitas pesquisas, assisti muitas coisas e fui muito tocada por tudo que essas mulheres viveram durante a ditadura”, comenta a atriz Kate Por Deus que é quem nos relata a história durante o espetáculo.
De acordo com a atriz Eliane Gomes “O espetáculo Mulheres da sala 4 foi o processo mais potente que já participei em toda minha vida. Ele me tocou de várias formas. O nosso processo de pesquisa foi intenso, recheado de textos indutores, filmes, roda de conversas onde podíamos falar sobre o cenário da ditadura e por muitas vezes compará-lo ao cenário atual. Nossos ensaios foram regados de laboratórios onde trabalhamos muito os aspectos psicológicos dos nossos personagens. Uma vivência e tanto, um aprendizado pra vida.”
O espetáculo Mulheres da Sala 4 tem direção de Breno Monteiro e Leonardo Sousa, com produção de Lauro Sousa, figurinos de Lucas Belo, dramaturgia de Claudia Vidal, fotos de divulgação de Gabriel Farias, Identidade Visual de Everton Pereira e Leonardo Sousa. No elenco temos Eliane Gomes, Érika Mindelo, Everton Pereira, Evs Cris, Giscele Damasceno, Jamilly Donza, Kate Por Deus, Nilton Cézar e Ruthelly Valadares. É uma produção independente que faz parte da comemoração de 6 anos da Companhia Paraense de Potoqueiros, com o apoio do Espaço das Artes de Belém.
Ficha Técnica
Direção: Breno Monteiro e Leonardo Sousa
Dramaturgia e Pesquisa: Claudia Vidal
Produção e Maquiagem: Lauro Sousa
Figurinos: Lucas Belo
Cenografia: Breno Monteiro e Lauro Sousa
Sonoplastia: Leonardo Sousa
Iluminação: Breno Monteiro
Fotos: Gabriel Farias
Artes: Everton Pereira e Leonardo Sousa
Elenco: Eliane Gomes, Érika Mindelo, Everton Pereira, Evs Cris, Gisele Damasceno, Jamilly Donza, Kate Por Deus, Nilton Cézar e Ruthelly Valadares.
Serviço
Espetáculo Teatral "Mulheres da Sala 4". Sessões: 26 e 27 de novembro, 03 e 04 de dezembro de 2022, sempre às 19h. Ingresso: R$40 (inteira), R$20 (meia e antecipado). Local: Espaço das Artes de Belém - Rua Tiradentes, 35 – Reduto. Ingressos antecipados com valor promocional no site Sympla: https://www.sympla.com.br/mulheres-da-sala-4__1796721
Nenhum comentário:
Postar um comentário