2.11.22

Botos cinzas que me encantaram em Mocajuba-Pa

Não é lenda, vou logo avisando! Em Mocajuba, no Pará, tem uma tradição que você não acreditaria se eu não mostrasse aqui, com direito a reels no Instagram. Esses e outros botos cinzas se aproximam cotidianamente do trapiche que fica em um mirante construído especialmente em homenagem a eles, no atual mercado da cidade. De forma dócil, eles interagem com o público e até nadam com as pessoas. Como não se encantar?

Estive no município recentemente e conheci a Luiza Pereira e o Ricardo Calazans que tomam conta e cuidam dessas belezuras. Ela é médica veterinária, coordenadora do Mirante do Boto, trabalha pela prefeitura; e ele é cientista, especialista em cetáceos (ordem de mamíferos aquáticos), pesquisa e escreve sobre estes animais em revistas científicas. 

E tudo isso começou há 52 anos, quando um pescador começou a interagir com uma bota, dando pedaços de peixe para ela. Os filhotes já nasceram próximos e seguiram a tradição da mãe. Aos poucos as crianças também começaram a interagir com eles, quando desciam para lavar a louça do peixe que seus pais vendiam no mercado. 

Foi assim que mais e mais crianças e depois os adultos também foram chegando. E quando viram, todos os dias lá estavam os botinhos na beira do rio, próximos ao mercado antigo, fazendo gracinhas e recebendo pedaços de peixes da população. Em 2013 vieram pesquisadores interessados nos estudos e puderam observá-los bem de perto. A partir de 2017, a prefeitura assumiu a questão e, buscando preservar a saúde dos animais, construiu o Mirante do Boto. 

Ricardo me disse que mesmo vindo à beira receber peixes, nenhum deles perdeu seu instinto de liberdade e seguem caçadores pelo rio Tocantins. E Luíza me explicou que eles também são muito inteligentes e foram percebendo que quanto mais graciosos e brincalhões eles são, mais ganham peixes. Eles são ao todo 17 botos, machos, fêmeas juvenis, filhotes. Todos são monitorados e têm nome e também a atração turística mais adorável da cidade. 

Mocajuba é uma cidade encantadora, também por seus vários recantos, sua beira rio deliciosa e suas praias, além de possuir muita floresta e sítios no entorno, onde é possível se deliciar com manga, bacuri, cupuaçu. A feira, aliás, é farta em frutas, peixes e especiarias. Soube que as férias de julho são animadas por lá. Gostei muito do povo também, alegre e tranquilo. Fica a dica! A distância em linha reta entre Mocajuba e Belém é de 243 km, cerca de 4 horas de viagem.

Siga: @botosdemocajuba

Veja o reels: @holofote_virtual

Nenhum comentário: