A música tem tom reflexivo e foi inspirada em um documentário sobre educação e resistência de pessoas LGBTQIA+ no contexto do envelhecimento. As imagens foram captadas no Casarão dos Bonecos, em Belém.
“Essa canção foi feita a partir de um documentário que produzi em parceria com Dario Azevedo e Denys Costa, sobre a tese de doutorado do Dario. O tema desse trabalho é o processo de escolarização de idosos homoafetivos. Em resumo, são pessoas que vivem para defender a si próprias, pelo direito de ser quem elas são. A partir do filme, eu escrevi essa canção falando não somente de pessoas LGBTQIA+, mas de todos que resistem na intenção de apenas ser e viver como desejam, com dignidade e acesso a direitos básicos, seja artista, mulher, preto, pobre, de religião de matriz africana”, diz.
A canção ganhou um videoclipe gravado no Casarão do Boneco, espaço que abriga diversas manifestações artísticas, como teatro, dança, circo e produção. “O clipe está ligado à ideia que o álbum traz, de ser um convite ao íntimo, a essa casa interna da gente, escura às vezes, mas que também é invadida pelas luzes da noite, da rua, da lua. Esse lugar de descanso e de segurança, que é preciso achar e cuidar dentro de si próprio. Esse trabalho é a porta de entrada para que todos possam conhecer ‘A casa ainda é você’”, explica Raoni.
“‘Subversivo ser’ é essa canção com uma força impulsionadora, daquela que só quem vive resistindo a alguma forma de opressão pode gerar dentro de si. Essa é a casa que eu quero mostrar. E terei a oportunidade de fazer isso no show de lançamento do álbum, no Espaço Mazé. Além das canções do novo álbum, vamos tocar as canções do álbum anterior, que nunca foi apresentado ao vivo. É um show intimista, com pequenas encenações. É verdadeiramente um convite a minha casa, sintam-se à vontade”.
Raoni Figueiredo lançou o primeiro single oficial em 2018, chamado de “Uma vez um dia”. Em 2021, chegou ao público o primeiro álbum, “Goteira”, gravado e lançado na pandemia, com distanciamento social, produzido em um estúdio improvisado em casa. “A casa ainda e você” é o segundo álbum de Raoni, a ser lançado no final deste mês, mas que começou a ser concebido em 2017 e traz algumas músicas compostas há dez anos. “É um disco mais alegre do que o anterior, mais forte, apesar de manter a suavidade e ritmos mais brandos presentes na minha sonoridade”, conclui.
Serviço
Raoni Figueiredo lança o videoclipe de “Subversivo ser”. Sexta-feira, 4 de novembro no canal @raonifigueiredo e https://www.youtube.com/channel/UCkTb_kH8nCv45E5htqa6xhg.
Ficha técnica
Direção de Arte: Nanan Falcão
Direção de Fotografia: Denys Costa
Fotografia Still / Social Mídia: André Butter
Direção Geral: Raoni Figueiredo
Nenhum comentário:
Postar um comentário