29.11.22

Circular foca na educação patrimonial e ambiental

O 43ª Circular Campina Cidade traz educação patrimonial, ambiental, além de opções culturais, gastronômicas, turísticas. Tudo neste domingo, 4. das 8h às 20h no centro histórico de Belém. Esta edição tem patrocínio do Banco da Amazônia e apoio do Instituto Alachaster, Máxima Segurança e Central de Produção Cinema e Vídeo na Amazônia.

O projeto se despede do ano de 2022 com música, exposição, oficinas, passeios, gastronomia, economia criativa. São 26 espaços que abrem as portas com vasta programação nos três bairros mais antigos de Belém - Cidade Velha, Campina e Reduto. Há inscrições para oficinas e passeios, um deles, para crianças, e ainda, shows ao ar livre e Ecopontos instalados no circuito: um no bairro da Cidade Velha, na Praça do Carmo, e o outro no bairro da Campina, em plena Av. Presidente Vargas. 

Essa edição está cheinha de novidades.  O Espaço Cultural do Banco da Amazônia, por exemplo, oferece ao público a oficina "Elétricos – Instrumentos Sonoros” (9h às 11h), ministrada pelo artista Rafael Naufel, cuja exposição "Esculturas Sonoras" foi selecionada no Edital de Pautas do Espaço Cultural. Todo material é fornecido pela oficina e as inscrições podem ser feitas de forma gratuita pelo site https://ninhocultural.com.br/esculturassonoras. 

Além da exposição e da oficina, o Banco da Amazônia também receberá no calçadão, em frente a instituição, na Av. Pres. Vargas, o show do TRIPA – o Trio Paraense, formado pelos músicos Luiz Pardal (violino), Paulinho Assunção (percussão) e Jacinto Kahwage (teclados), a partir das 11h30. 

E investindo na conscientização do destino e monetização do lixo, haverá um Ecoponto instalado próximo ao Banco da Amazônia, na Av. Presidente Vargas, apto a receber materiais reutilizáveis, trocando-os pela Moeda Verde Circular digital. Na  Praça do Carmo, na Cidade Velha, o Ecoponto funciona rtambém das 8h às 13h, recebendo materiais recicláveis. A partir das 18, haverá, show com Alan Carvalho e Ronaldo Silva. 

Anotem aí, onde vocês poderão utilizar a moeda digital durante a circulação: Amazônia Artesanal, Confraria do Fraga, Espaço Valmir Bispo, Prana Tropical, Hortinha do Reduto e Casa do Fauno.  No perfil de Instagram do @circularcampinacidadevelha é possível obter mais informações sobre como tudo funciona.

Circuitinho para crianças e roteiros para adultos

Circuitinho lúdico / Foto: Divulgação
Outra novidade nesta edição é a realização do Circuitinho Circular - "Pequenos passos: A Rua é a história”, um passeio/oficina para crianças de 5 a 10 anos. Iniciativa inédita de educação patrimonial, a ideia é promover a percepção e reflexão das crianças quanto à importância de preservar e valorizar os bens históricos, memória e as manifestações culturais que nos cercam por meio de uma caminhada.

A pequena caminhada tem concentração às 9h, na Praça Frei Caetano Brandão, com saída às 9h30, pela rua Siqueira Mendes. Ao longo do trajeto serão feitas paradas com intervenções teatrais, onde os condutores da ação, com coordenação da pedagoga Luci Azevedo, trarão informações históricas de prédios, casarões e igrejas existentes ao longo do percurso, que finaliza no Fórum Landi com atividades lúdicas de desenho e pintura. 

A ação contará com intérprete de LIBRAS para atender o público infantil de forma democrática e inclusiva. É necessária a inscrição, com envio do nome das crianças, idade e autorização dos pais para a captação de imagens, para o e-mail: circularcampina01@gmail.com. 

Roteiro no Reduto - Outro circuito à pé imperdível, desta vez para os mais velhos, é o roteiro "Percorrendo e Revelando Paisagens do Reduto''. O Bairro Industrial da Belém da Borracha"” que será realizado pelo GGEOTUR - Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo da Faculdade de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPA. A saída será às 8h30, do Prédio do Complexo Histórico Tiradentes (Assis de Vasconcelos com Gaspar Viana).

O percurso vai abordar as formas herdadas e novos usos, além das formas desaparecidas e as formas recentes, passando pela pelas ruas: Gaspar Viana; Doca do Reduto, Vilas do Reduto; Municipalidade; Rui Barbosa, Ó de Almeida, Benjamim Constant, passando por uma visita à Casa do Fauno, na rua Aristides Lobo; Fábrica Phebo, Tv Quintino Bocaiúva; Rua 28 de setembro e Doca de Souza Franco.

 Espaços que abrem as portas nesta edição 

Studio Bohho - Foto: Otávio Henriques

Amazônia Artesanal, Antonieta Hostel, Café e Bistrô, Assembléia Paraense (sede social), Associação Fotoativa, Ateliê Jupati e Espaço Cultural Valmir Bispo Santos, Bar Nosso Recanto, Boteco Campos Sales, Cas'Amazonia Brasil, Casa do Fauno, Casa Soma Cultural, Casarão do Boneco, Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará - CCJE, Coletivo Aparelho (Mercado do Porto do Sal), Confraria do Fraga, Espaço Cultural Banco da Amazônia, Espaço Cultural e Gastronômico Pimenta na Cuia, Espaço Vem, Kamara Ko, Rebujo, Restaurante Dona Joana, Restaurante do Rubão, Sebo da Frida, Solar Barão do Guajará, Studio BOHHO e Vila Prana.

Confiram a programação e para mais informações: @circularcampinacidadevelha.

BAIRRO DA CAMPINA

ASSEMBLÉIA PARAENSE – SEDE SOCIAL – Terrace -  Endereço: Av. Presidente Vargas, 762. Horário de funcionamento: 10h às 16h. Evento aberto ao público.

Arte Photoclube AP - Exposição “Alegorias do imaginário”.

Artistas participantes: Elieni Tenório, Erinaldo Cirino, Francisco Del Tetto Jr, Glauce Santos, Henrique Montagne, Ionaldo Rodrigues, José Viana, Keyla Sobral, Nina Matos, PP Condurú, Paula Sampaio, Pedro Cunha e Simões.   

Música ao vivo: A partir das 12h (voz e violão).

Para acessar o clube é obrigatório apresentação do comprovante de vacina com esquema de vacinação completo (2 doses).

CASA IGÁ – Endereço: Tv. Frei Gil de Vila Nova, 215. Horário de Funcionamento: 11h30 às 18h. Contato: (91) 98417.4209. 

Uma das causas do Circular é o patrimônio histórico. A Casa Igá tem a alegria de ocupar uma casa de 1902, que por si só, é patrimônio!

Ao pedir um prato da Casa, ou passando para conhecer, você recebe as Cartilhas de Ingredientes que reúnem algumas letras do alfabeto contando a história dos elementos utilizados na cozinha da casa e no preparo dos pratos, receitas da cozinheira Oriana Bitar.

As letras das cartilhas - e todo o projeto gráfico - são produzidas pelo designer Rafael Gondim que trabalha com tipografia vernacular.

CASARÃO DO BONECO -  Endereço: Av. 16 de novembro, 815 - próximo a Praça Amazonas. Horário de Funcionamento: 10h às 18h. O público paga QUANTO PUDER ao final de cada apresentação. Contato: (91) 98608-6006.

O Casarão do Boneco retorna ao Circular numa programação pra lá de especial para toda a família com contações de histórias, teatro, performance, show de mágica, teatro em miniatura e teatro com bonecos.

A partir das 10h:

Tadeu Amoras - O Pescador, o Rei e o Anel (contação de histórias).

Nanan Falcão - As histórias que meu guarda-roupa guarda: calças. (Teatro).

Alana Lima e Lucas Serejo  - O  Grande Circo em Miniatura (Teatro em miniatura).

Aníbal Pacha - Yael (Teatro em miniatura).

A partir das 16h 

In Bust Teatro com Bonecos - Pinóquio (Teatro com Bonecos).

Grupo Folhas de Papel -  Show de mágica com Magya e Mystério (Circo/Teatro).

Maurício Franco - Evanescente  (Performance) + Lanches da Dona Salvina ao longo da programação.

CENTRO CULTURAL DA JUSTIÇA ELEITORAL DO PARÁ – CCJE. Endereço: Rua João Diogo, 254, Campina – Belém-Pará (ao lado do Corpo de Bombeiros). Horário de Funcionamento: 9h às 16h. Contatos: 3346-8018/8521.  

Exposição Místicos e Bárbaros - Corpo, Sabor e Fé - a modernidade amazônica nos acervos de integrantes do judiciário paraense - Curadoria: Aldrin Moura de Figueiredo.

ECOPONTO – Praça do Carmo – R. Siqueira Mendes, s/n.

8h às 13h Ecoponto – Moeda Verde Circular

Leve material reutilizável (plástico, tecido, papel, eletrônicos) para trocar pela Moeda Verde Circular – Uma moeda digital que poderá ser trocada em espaços culturais durante a circularção.

Veja onde: 

Na Campina:

Espaço Valmir Bispo (Trav. Padre Prudêncio, 681, entre Carlos Gomes e Gama Abreu).

Na Cidade Velha:

Amazônia Artesanal (R. Dr. Malcher, 25. Ao lado da igreja da Sé. Cidade Velha).

Confraria do Fraga (Rua Veiga Cabral, 493).

No Reduto: 

Prana Tropical (Rua Vinte e Oito de Setembro, 913 - Esquina da Trav. Rui Barbosa).

Hortinha do Reduto (Rua Vinte e Oito de Setembro, 913 - Esquina da Trav. Rui Barbosa).

Casa do Fauno (Aristides Lobo, 1061, entre Benjamim e Rui Barbosa).

ESPAÇO CULTURAL BANCO DA AMAZÔNIA - Endereço: Av. Presidente Vargas, em frente à Praça da República.

9h às 11h Oficina "Elétricos – Instrumentos Sonoros” - Inscrições:  https://ninhocultural.com.br/esculturassonoras.

11h30 Show Tripa - Trio Paraense - Luiz Pardal, Paulinho Assunção e Jacinto Kahwage.

ESPAÇO VALMIR BISPO, TORÓ - GASTRONOMIA SUSTENTÁVEL E ATELIÊ JUPATI – Endereço: Tv. Padre Prudêncio,681(entre Carlos Gomes e Gama Abreu). – Horário de Funcionamento: 9h às 17h. Contato (91) 98513-3347.

Mostra Artística: “Paisagens Amazônicas”, com o artista visual Ivan Barros;

Feirinha Criativa: expositores diversos;

10h30h às 12h30 Bate-Papo: Amazônia Sustentável? 

“Existir, rExistir e coExistir" com a participação Dra. Andrea Coelho, Miguel Chikaoka e Ivan Barros. Mediação de Susane Rabelo do Toró Gastronomia Sustentável;

12h até 15h Almoço - Cardápio autoral do chef Wagner Vieira do Toró Gastronomia Sustentável.

13h até 14 Show Acústico com a banda Nota Alta.

FOTOATIVA – 9h às 20h - Praça das Mercês- contato (91)  99136.6479

KAMARA KÓ GALERIA - Endereço: Trav. Frutuoso Guimarães, 61. Horário de Funcionamento: 10h às 18h. Contato: (91)98190-7084. 

MOSTRA ‘COLETIVA DE DEZEMBRO

Coletivo DESUTILIDADES - Curadoria do Paulo Meiral.

“Bole-bole” - De Cláudia Leão, traz no miolo das pedras a ancestralidade do jogo; a vídeo performance “Bole-bole” funciona como tutorial da brincadeira; seus lenços com bordados do percurso de rios garantem que a saudade não se perca. 

Aquarelista Vera Cruz  - Constrói jogos de quebra cabeças onde as imagens a serem montadas são representações sobre ancestralidade afro-diaspórico, ao mesmo tempo metáfora e poderoso dispositivo pedagógico sobre o tema.

A obra de Delen de Castro - “Só quando este olho piscar” garante proteção, seja ela de qualquer natureza, enquanto o olho não pisca.

As lousas de Paulo Meira - Livre associação entre produção de conhecimento; permanência; transformações de estados da matéria. O cartaz “Sorria! Você está sendo escutado” nos lembra que sempre estivemos e estaremos sendo escutados... será que estamos fazendo barulho em excesso?

As Desutilidades de Miguel Chikaoka - Rei nu; Latência 1 (sagrado nú); Buraco negro e Latência 2, são objetos que projetam com semelhante grau de nitidez das “invenções de um tal de Morel.” São projeções do corpo nú do Rei, da sacralidade nua da santa, do infinito, do buraco negro.

CIDADE VELHA

AMAZÔNIA ARTESANAL - Endereço: Rua Dr. Malcher, 25. Ao lado da igreja da Sé. Cidade Velha. Horário de Funcionamento: 10h às 16h - Contato: 91-981824147 Instagram: @amazonia.artesanal.

10h às 16h Lojinha aberta com produtos autorais, vendas de conservas artesanais, licores, salgados, petiscos e cervejas, drinks e produtos para café.

12h às 15h Almoço em 3 tempos + muito carimbó com os "Falsos do Carimbó" - Couvert artístico: R$ 10,00/pessoa.

Recepção: drink de boas-vindas – licor de flor fada azul.

Entrada: “Buraco Quente Amazonizado” – Carequinha recheado com costela desfiada e finalizada com tucupi, jambu e um elemento secreto. 

Principal (opção 1): O Carbonara Paraense. Nossa invenção gastronômica para esse Circular. Mais gostoso que cafuné. Vem provar!

- Principal (opção 2): Pavulagem de Camarão - é salteado com azeite infusionado com alho negro, acompanha uma deliciosa salada mangueirosa, arroz de jambu, crispy surpreendente de jambu e farofa. Não gosta de bacon ou camarão? substitua pelo bife da vovó.

- Sobremesa: Mousse de açaí.

BAR E RESTAURANTE NOSSO RECANTO –Endereço:  Rua Siqueira Mendes, 24 Em frente à Praça do Carmo Cidade Velha. Horário de Funcionamento: Das 11h às 21h . Contato: (91)98166-9812.

Conhecido como o Bar do Seu Salomão e Dona Ione, aberto desde 1977. Palco da vida boêmia da Cidade Velha, segue como uma opção de boa música e comida gostosa.

No cardápio tem cervejinha gelada e petiscos: Camarão empanado, unha de caranguejo, isca de peixe, maniçoba e sua boa seleção musical.

CIRCUITINHO CIRCULAR – “Pequenos passos: A Rua é a história. 

Ação de educação patrimonial para crianças, que promove a percepção e reflexão das crianças quanto à importância dos bens históricos, memória e as manifestações culturais que nos cercam, por meio de uma caminhada lúdica.

Concentração: 9h - Praça Frei Caetano Brandão.

Faixa etária: 5 a 10 anos. 

Saída: 9h30

Local: Rua Siqueira Mendes / Praça Frei Caetano Brandão

Finalização: 11h30

Local: Fórum Landi - Atividades de desenho e pintura. 

A ação contará com intérprete de LIBRAS para atender o público infantil de forma democrática e inclusiva. É necessária a inscrição, com envio do nome das crianças, idade e autorização dos pais para a captação de imagens, para o e-mail: circularcampina01@gmail.com

COLETIVO APARELHO - Endereço: R. São Boaventura (Mercado do Porto do Sal). Horário de Funcionamento: A partir das 10h. Contato: 98878.0936.

Exposição Coletiva de Gyselle Kolwalsk, Vinícius Nascimento e Glenda Beatriz.

Feirinha Aparelho

Comidas e bebidas

10h Oficina de colagem para crianças com Glenda  Beatriz 

11h30 Lanche Colaborativo

12h O Mercado do Choro

14h Dj Luli

17h Encerramento da programação

CONFRARIA DO FRAGA – A partir das 9h – Rua Veiga Cabral, 493.

Reduto de artistas e personalidades do cenário cultural de Belém, o espaço reúne um acervo dos  mais de 5.000 vinis de Música Popular Brasileira e tem títulos gastronômicos conquistados no Comida di Buteco, com destaques para 2 primeiros lugares regionais e podiuns nacionais. 

ECOPONTO – Praça do Carmo – R. Siqueira Mendes, s/n.

8h às 13h Ecoponto – Moeda Verde Circular

Leve material reutilizável (plástico, tecido, papel, eletrônicos) para trocar pela Moeda Verde Circular – Uma moeda digital que poderá ser trocada em seis espaços culturais durante a circulação.

Veja onde:

Na Campina:

Espaço Valmir Bispo (Trav.Padre Prudêncio, 681, entre Carlos Gomes e Gama Abreu).

Na Cidade Velha:

Amazônia Artesanal (R. Dr. Malcher, 25. Ao lado da igreja da Sé. Cidade Velha).

Confraria do Fraga (Rua Veiga Cabral, 493).

No Reduto: 

Prana Tropical (Rua Vinte e Oito de Setembro, 913 - Esquina da Trav. Rui Barbosa).

Hortinha do Reduto (Rua Vinte e Oito de Setembro, 913 - Esquina da Trav. Rui Barbosa).

Casa do Fauno (Aristides Lobo, 1061, entre Benjamim e Rui Barbosa).

ESPAÇO GASTRONÔMICO PIMENTA NA CUIA – Endereço: Rua Rodrigues do Santos, 186- Cidade Velha. Horário de Funcionamento: A partir das 11h. Contato: (91) 8296.7878.

Cardápio: Pratos tipicamente amazônicos , assim como outros elaborados com requintado sabor. Venda da cachaça com jambu, licor e geleia.

Exposição “Objetos" - Do artista plástico paraense Marinado Santos – reconhecido em outros países como Alemanha, Miami/EUA, Roterdã/Holanda e França. 

Ambiente musical - Temperado com toques vintage de MPB, jazz, bossa nova, blues, samba, entre outros, onde o seu paladar é a nossa receita!

IGAPÓ LADRILHOS - Endereço: Tv. Siqueira Mendes (em frente a praça do Carmo). Horário de funcionamento: 10h às 14h. Contato: (91) 99143.4548. 

 Saldão de ladrilhos, modelos a pronta entrega!

 10h às 12h: Personalização de ladrilhos ao vivo – escolha um

modelo e as cores disponíveis na nossa fabrica e personalize seu

ladrilho na hora.

PRAÇA DO CARMO – Rua Siqueira Mendes - Circular Apresenta: Show musical de Ronaldo Silva e Allan Carvalho. Horário: 18h. 

RESTAURANTE DO RUBÃO – Endereço: Tv. Gurupá, 312. Horário de Funcionamento: A partir de 12h (meio-dia).

SEBO DA FRIDA - Endereço: Travessa Breves, nº 50- Entre óbidos e Tamandaré. Horário de funcionamento: A partir das 9h. Contato: (91) 9826.3525.

09h Coffee-break.

10h Bazar Frida/ Feirinha Marcas parceiras.

@EncantoseMimos

@Rosarioemflor

@FabioPurificacaoBrand

@Ywkiacessorioos

14h Momento Poesia.

15h Música com a banda Carbono XIV.

17h Música com Sérgio Leite.

SISTEMA INTEGRADO DE MUSEUS- SIMM- Contato Coordenação de educação- 4009.8695. Entrada gratuita, das 9h às 17h. 

Museu de Arte Sacra (Igreja de Santo Alexandre), Forte do Presépio (Museu do Encontro), Casa das Onze Janelas,  Memorial Amazônico da Navegação (Mangal), Museu de Gemas (São José Liberto) e Centro Cultural Palacete Faciola. 

Museu do Estado do Pará (MEP) -  Horário de funcionamento das 09h às 13h, portanto, diferente dos demais.

(O projeto Circular Campina Cidade Velha não se responsabiliza pelas alterações na programação enviada pelos espaços culturais nesta edição).

SOLAR BARÃO DO GUAJARÁ - 9h às 13h - Rua D'Aveiro (antiga Thomázia Perdigão, Praça Dom Pedro II, 62 – Contato: 3085.4801.

Visitas Monitoradas a cada trinta minutos.

Biblioteca e instituição pública, possui arquitetura portuguesa. Data de construção incerta, mas é considerado um marco da decadência do patriarcado rural. Atualmente é o Instituto Histórico e Geográfico do Pará e a biblioteca Barão de Guarajá. 

O Solar é um dos poucos prédios civis - que era de propriedade da nobreza regional - ainda presentes na malha urbana de Belém, antes de ser doado pela prefeitura na década de 1920, pertencia aos nobres do Império, visconde de Arari e o Barão de Guajará. 

Desde 1950, o solar é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).               

REDUTO

ANTONIETA HOSTEL, CAFÉ E BISTRÔ - Endereço: Avenida Governador José Malcher,  592. Horário de funcionamento: a partir das 8h. Contato : 91 98727-2421 ou 91 98258-0380. 

8h às 10h30 Buffet de Café da manhã

10h30 Oficina de Bolhas de Sabão Gigantes com Pedro Lindemayer da Faz me rir

12h Buffet de feijoada e samba

9h às 18h – Feira Antonieta + Visitação ao casarão

CASA DO FAUNO - 8h30 às 20h - Aristides Lobo, 1061 (entre Benjamim e Rui Barbosa) - Contato: (91) 8838.1808.

LOJA AUTORAL VEM - Endereço: Rua Ó de Almeida, 1083,  (Entre Rui Barbosa e Benjamin). Horário de funcionamento: 10h às 18h. Contato: 98519.3612. 

Loja Autoral VEM - mais de 20 marcas da cidade - Cultura regional, moda, acessórios e home decor são alguns dos segmentos que você encontrará na casa. 

Novidades – Lançamento da Coleção Copa - Camisas, acessórios e produtos decorativos.

Gastronomia - O melhor da comida regional com Kantinho da Helô.

ROTEIRO GEO TURÍSTICO - Contato: Gorretti Tavares (Coordenação do projeto)- (91)98831-1480. 

Roteiro: Percorrendo e Revelando Paisagens do Reduto - O Bairro Industrial da Belém da Borracha.

Saída: 8h30

Local: Prédio do Complexo Histórico Tiradentes (Av. Assis de Vasconcelos, com a rua Gaspar Viana).

Inscrições gratuitas: https://forms.gle/L5zgjh4zawbjq7Nt6

Percurso: Prédio Histórico Complexo Tiradentes; Rua Gaspar Viana; Doca do Reduto, Vilas do Reduto; Rua Municipalidade; Rua Rui Barbosa; Rua Ó de Almeida; Rua Benjamim Constant, visita à Casa do Fauno, na Rua Aristides Lobo; Fábrica Phebo; O casario da rua Quintino Bocaiúva; Rua 28 de setembro; Doca de Souza Franco. 

Informações: mariagg29@gmail.com

STÚDIO BOHHO - Endereço: Rua Tiradentes, n. 16, entre Tv. Piedade e Assis de Vasconcelos. Horário de Funcionamento: 9h às 20h. Contato: (91) 99281-2122.

Nômade, livre e muita personalidade. Lugar  de alegria e celebração, como um domingo em família. Arquitetura, paisagismo, arte, gastronomia e moda. Participação de marcas locais para imprimir a personalidade do espaço. 

10h – 12h Azulejoteca

9h – 17h Feira BOHHO

9h - 17h Brunch Garden 

9h - 17h Rádio BOHHO

VILA PRANA - 10 às 16h -  Rua Vinte e Oito de Setembro, 913 - Esquina da Trav. Rui Barbosa.

Nenhum comentário: