13.1.23

Cidade Cri.Ativa: editorial com vídeo performance

“Cidade Cri.Ativa – Processos de criação a partir da ocupação e estética belenense” apresenta resultado nesta próxima segunda-feira, 16 de janeiro. O projeto foi contemplado pelo edital Preamar de Cultura e Arte 2022, da Secretaria de Estado de Cultura, do Governo do Estado do Pará.

O projeto lança o resultado da Oficina de Vestimenta e Caracterização, um Editorial de Moda e Vídeo Performance produzido pelas participantes do projeto. Ambos serão apresentados na página oficial do Cidade Cri.Ativa na rede social do Instagram – @cidadecri.ativa – e no canal da produtora ‘Batuque - Amazônia Documental’, no Youtube. 

A oficina contou com a participação de cinco artistas estudantes ou já experientes na arte do figurino e da maquiagem, que foram selecionadas após um período de inscrição durante o mês de setembro de 2022, para integrarem a equipe de participantes que também foi a produtora do editorial, a partir da interação e troca de ideias proporcionadas durante os encontros que ocorreram de 26 a 30 de setembro, no Casarão do Boneco - @casaraodoboneco. 

“Eu vejo Belém como esse lugar cosmopolita e de muitas influências ancestrais. Ninguém chega em aqui e fica passivo, é um lugar que te convida a interagir. E essa proposta de construir uma forma, construir um figurino com elementos que resgatem a nossa identidade, eu acho que isso vem muito do encontro com esse momento que a gente está tendo, de ao mesmo tempo se projetar para o futuro, mas se livrar de algumas cascas que não nos pertencem mais”, comenta Beatriz Carneiro, uma das participantes da Oficina de Vestimenta e Caracterização do projeto e performer no editorial.

Os encontros foram facilitados pela diretora de arte e maquiadora Rebeca Pimentel e pela atriz e figurinista Nanan Falcão. Elas reuniram suas experiências na caracterização de pessoas e em criação de vestimentas para compartilhar seus conhecimentos com as participantes. Durante a oficina foram realizadas rodas de diálogo e amostras de processos de produção artística para estimular a criação das peças confeccionadas para o editorial.

“O projeto pretende evidenciar a produção local de maquiagem e figurino artísticos voltados a concepção de editoriais de moda, desfiles em passarela, ensaios fotográficos e vídeo performance por meio do ensino-aprendizagem e prática destes ofícios tão fundamentais para as expressões e representações artísticas. Ao mesmo tempo que procura difundir como proposta cultural o aprendizado de seus conceitos e métodos numa perspectiva da arte contemporânea, aplicada à produção visual em contextos socioculturais da Amazônia paraense”, explica Rebeca Pimentel, facilitadora e proponente do projeto.

Após o período de realização da oficina, de 3 a 6 de outubro ocorreu a produção fotográfica e audiovisual do editorial, que teve como tema a Belém de ontem, de agora e do futuro, como explica Nanan Falcão, também facilitadora da oficina. 

“Tivemos esse processo de conversar, de discutir e trazer quais elementos são esses da cidade que nos alimentam criativamente. E o resultado são estes três figurinos que representam estes três lugares, que é a Belém do passado, do presente e do futuro. E o passado ficou esse amontoado de coisas, esse amontoado de pessoas, de personalidades que nós trazemos, que nos formam. O presente é essa coisa vibrante, pulsante, o aqui e o agora, é vivo, é o momento. E projetamos um futuro que a gente volte pros nossos lugares, esse futuro que é voltar para as nossas raízes, para a nossa natureza, de onde nós viemos. O futuro é esse retorno”.

A produção do editorial contou com a performance de três das pessoas participantes, cada uma encenando uma das temporalidades mencionadas. Como cenário, foram utilizados o espaços do Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi, uma via de trânsito no bairro de Nazaré, a travessa 9 de janeiro, e as passagens e vias da comunidade da Vila da Barca, todas em Belém do Pará. Os locais foram escolhidos para poder ilustrar visualmente o que foi projetado durante os encontros, demonstrando a diversidade e referências dos elementos narrativos que pudessem dar ênfase a proposta que foi criada coletivamente pelas participantes e facilitadoras da oficina.

“Foi uma experiência muito reveladora pra mim, ainda não tinha tido contato diretamente com produção de figurino, então trabalhar com essas mulheres, com o pensamento delas, com a atitude e criatividade delas foi muito inspirador pra mim, e eu pretendo continuar me engajando nessa questão do figurino, da criação, da criatividade. E foi uma experiência muito enriquecedora que vai somar com o meu fazer artístico em dança, pois o figurino está completamente ligado com a dança, então pra mim foi muito importante poder fazer esse intercâmbio”, explica Erika Carvalho, participante da oficina e performer no editorial.

Na oficina, as participantes puderam refletir sobre suas trajetórias pessoais até aquele momento. Por isso, o tema principal para a criação dos figurinos permeia a relação que as pessoas têm no contexto belenense e nacional, bem como as referências familiares, na sua maioria influenciadas pelas mulheres que as criaram. Esse quesito foi definidor para a proposta estética das vestimentas utilizadas no editorial. 

“Eu fui criada por mulheres, então elas sãos as minhas maiores influências pra vida, desde minha avó, minhas tias, minha mãe. Eu tenho esse círculo feminino sempre ao meu lado, eu trabalho com mulheres e também tive o prazer de trabalhar com mulheres nessa oficina, o que foi incrível pra mim. São mulheres que partilham de outras mulheres, de outras vivências com outras mulheres, e foi inspirador pra mim”, relata Tarinny Lopes, artista visual participante da oficina e também performer no editorial.

Outro ponto fundamental para a definição do conceito para o editorial foram as referências artístico-culturais de cada uma participante, o que remete as expressões que atravessam os seus cotidianos, demonstrado a diversidade de personalidades e estilos. “Foi um processo de aprendizado muito bom, de estar envolvida nesta troca com todas essas pessoas, comenta a participante Suelen Lucelina, designer de moda e estudante de figurino cênico.

Para ela, o trabalho coletivo "une as pessoas, une o povo amazônida num trabalho de moda. Eu tenho uma vivência muito específica, não tão próxima com a cultura de Belém, eu sou do meio do punk da cidade, então eu tenho essas referências do meio que estou inserida desde nova. Minhas referências musicais são sobre a cena underground do meio punk de Belém, que também tem essa essência da Amazônia. E isso fez eu me tornar a mulher que eu sou hoje, minhas inspirações e minhas ideias atualmente”.

Kelly Cristina, também participante e estudante de moda, conta como se sentiu após a experiência de criação e produção do editorial: “Eu sou uma pessoa que gosta de trabalhar com coisas criativas, com produção, com tudo que envolve arte. É o que eu amo fazer. E eu gostei muito da oficina, foi muito importante pra me descobrir um pouco mais, saber quem eu sou. O nosso processo criativo fez eu lembrar das minhas referências, do que eu sou composta. Eu amo Belém, é o meu ponto de referência, a cultura, os costumes, as músicas, os cheiros, a comida... Quando eu comecei a oficina eu tinha até um certo medo de dizer quem eu era exatamente, mas eu descobri que eu sou feita de tudo, de fragmentos, do que essa cidade propõe pra mim”.

A produção e edição do material fotográfico e do vídeo performance ficou por conta do produtor cultural e audiovisual Pierre Azevedo, que participou de todo o processo de criação do editorial, acompanhando a confecção das peças e idealização do conceito que será apresentado ao público. Ainda, a trilha sonora original, criada especialmente para este projeto, foi composta por Yuri Onça, da Onça Produções, e a comunicação e as mídias sociais foram encaminhadas por Bárbara von Paumgartten.

O diálogo entre produções artísticas por meio das suas várias linguagens é o que impulsionou este projeto, que pretende dar segmento em outros formatos e novos locais de atuação, com a possibilidade de agregar um maior número de pessoas interessadas em partilhar suas vivências através da arte e seus multimeios.

Serviço

Lançamento do Editorial e Vídeo Performance – Cidade Cri.Ativa

Onde? – Instagram / @cidadecri.ativa; Youtube / @batuque.amazoniadocumental

Quando? – 16 de janeiro de 2023 (segunda-feira)

(Holofote Virtual, com material enviado pela assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: