O poeta e escritor lançou nesta última quinta-feira, 12, o livro de poemas “Ficções físicas”, pela Amo Editora, no Espaço Cultural Boiuna, em Belém. O livro traz 54 poemas sobre temas variados, como a paixão, o tempo, a esperança, peças de temas sociais e futebol.
“Para mim, a principal característica desse livro é a própria palavra, trabalhada, concreta, metalizada, o próprio verbo como elemento essencial do poema”, afirma Edson. “O que diferencia um poema da prosa, ou da filosofia? A intensidade da palavra, a forma. Então, de alguma maneira, quanto mais palavra, mais poesia”.
Edson, no entanto, não defende a palavra pela palavra, num parnasianismo tardio: “Se um poeta não pensar, como pode haver poesia, como pode haver vida? Da mesma forma, se um poema não for sentimento, como pode haver poesia, se o sentimento é a própria essência de existir e escrever? Então é palavra, mas comprometida com sentir e pensar”, defende o escritor.
Edson Coelho, escrito, poeta, jornalista |
Edson Coelho de Oliveira também fala sobre futebol enquanto tema poético: “Futebol é um dos principais modos de ser do brasileiro, então, primeiro, não é o futebol em si, mas o que somos, como somos”, diz o autor. “Acho que aí o maior desafio é fazer a palavra dizer com algum interesse o que a bola, em campo, já disse de forma mais extraordinária”.
“Ficções físicas” é o segundo livro de poemas do autor, também contista e romancista. Este livro se acompanha também de um audiolivro, gravado pelo ator Alberto Silva Neto, que no lançamento interpretou, ao vivo, alguns poemas do volume. A seguir, vão dois deles!
Mais informações:
https://amoeditora.com.br/produto/ficcoes-fisicas/
(Holofote Virtual com informações da assessoria de imprensa do autor)
Nenhum comentário:
Postar um comentário