3.1.23

Territórios do Audiovisual exibe filmes em Outeiro

Fotos: Divulgação

Jovens do Complexo Encanto Grupo de Apoio Social - CEGAS, em Outeiro, vão assistir os curtas  que eles mesmos produziram nas oficinas do projeto “Territórios do Audiovisual'', realizado na ilha de Caratateua e em mais duas comunidades da capital, a Vila da Barca e a Terra Firme. A sessão é neste sábado, 7, às 17h30.

Contemplado pelo Edital Prêmio Preamar de Cultura e Arte 2022, a iniciativa do evento é da Clarté e Marahu Filmes, produtoras de Belém do Pará. Para Antônio Pantoja, diretor do CEGAS,  uma entidade filantrópica que atua há mais de dezesseis anos na ilha de Caratateua, oficinas como as ofertadas no projeto “Territórios do Audiovisual'' são oportunidades de despertar novos profissionais. “A expectativa é que os jovens se reconheçam, né? Principalmente, vejam o resultado da oficina e criem uma expectativa do possível. Percebam que trabalhar com cinema não é uma coisa distante do jovem da periferia”, avalia Antônio

No total, cerca de 60 jovens participaram das oficinas e cerca de cem pessoas, de 14 a 30 anos, em média, foram impactadas direta e indiretamente pelo projeto. Foram ofertadas aulas de Roteiro e Novas Narrativas, Iniciação em Produção e Direção Audiovisual e Direção de Fotografia Criativa. Adriana de Faria, Felipe Cortez e Igor Amaral foram os profissionais do audiovisual paraense que ensinaram sobre as vivências e técnicas por detrás das câmeras. 

O intuito do projeto é capacitar jovens de áreas periféricas de Belém, na produção audiovisual e na construção de autoestima. Ensinar não somente a formação técnica, mas também humanizada, como explica a coordenadora de Produção Executiva das Produtoras Clarté Filmes e Marahu Filmes, Tayana Pinheiro. 

“Acredito que o projeto superou as expectativas de entrega, como uma pessoa advinda das periferias de Belém, sei da importância de projetos sociais realizados para a comunidades, que na maioria das vezes encontram pouca aproximação de certas áreas, como é o caso do Audiovisual. Dessa forma, o intuito principal do projeto foi alcançado, que foi de criar essa possibilidade para o fortalecimento do protagonismo social dos jovens, os possibilitando a encontrar caminhos profissionais e a contarem suas próprias histórias”, finaliza a produtora executiva.

A experiência da realização da oficina na Vila da Barca, que ocorreu em outubro de 2022, já deu frutos. O jovem Nilson Sérgio, morador de uma das maiores ocupações em palafita da América latina uniu o interesse pela fotografia com a oportunidade de formação e está cada vez mais tendo interesse e experiência na área, como conta a liderança da comunidade, Pawer Martins, músico, operador de áudio e produtor.

“Essas oficinas são boas porque a comunidade consegue ter um novo caminho. E buscar novas oportunidades através dessas oficinas. Temos o exemplo do Nilson Sérgio, um jovem morador que se interessa pelo tema e sempre faz oficinas quando surgem. Então, pra ele, essa experiência nova de criar roteiro, produzir um tema foi muito importante para compreender toda a questão da produção antes até o resultado final. Então, sempre é bom ter oficinas de audiovisual dentro da comunidade porque são novas oportunidades”, avalia o artista e morador da Vila.

O desenvolvimento do projeto Territórios do Audiovisual, no  bairro da Terra Firme,  contribuiu com outro projeto que também trabalha o audiovisual no bairro, chamado de Cine Clube TF, realizado pela professora Lilian Melo. Como conta a articuladora na comunidade Kleidiane Souza.

“O projeto Cine Clube da TF já trabalha com a temática audiovisual, então o projeto Territórios do Audiovisual veio potencializar o que esses jovens já desenvolvem. Para além dos conhecimentos teóricos, também houve práticas. Os produtos audiovisuais onde os jovens foram protagonistas. Então é muito importante esse processo de aprender um conhecimento, colocar em prática e fazer com que esses jovens sejam protagonistas desta produção”, reconhece a moradora da Terra Firme.

A Clarté e a Marahu Filmes atuam no mercado audiovisual desenvolvendo e executando projetos em diferentes formatos como longas-metragens de ficção, documentários e séries para televisão, com foco em contar histórias da Amazônia real, além de produzirem o Marahu Lab, evento de mercado voltado para formação de profissionais da região Norte.

Serviço

Mostra de curtas-metragens do projeto “Territórios do Audiovisual'. Neste sábado, 7 de janeiro de 202, às 17h30, na sede do Complexo Encanto Grupo de Apoio Social - CEGAS, na Passagem Combatente, Brasília, Outeiro, ilha de Caratateua. 

Fonte: Assessoria de Imprensa com Edição do Holofote Virtual.

Nenhum comentário: