31.7.23

Eventos internacionais na cena cultural de Belém

Área histórica e ribeirinha de Belém
Bairro da Cidade Velha e parte da Campina
Foto: Secult-Pa/Divulgação

Cenas criativas e gratuitas antes, durante e após os dois eventos internacionais mais importantes que ocorrem em Belém antes da COP30, Os Diálogos Amazônicos, 4 a 6, e a Cúpula da Amazônia, 8 e 9 de agosto. Anotem aí.

Enquanto as reuniões internacionais são sediadas  no Hangar Centro de Convenções, uma programação cultural se espalha com diversas opções na cidade. São projetos culturais continuados, novidades e visitas guiadas em alguns dos museus mais bonitos de Belém. O blog mostra aqui algumas dicas.  

O Centro Cultural Palacete Faciola realiza nesta quarta-feira, 2, às 17h, o Seminário "Diálogos Poéticos com Eneida de Moraes" e, às 19h, o Museu da Imagem e do Som, situado no mesmo prédio, abre a exposição "Eneida Simplesmente", retratando a vida e obra da escritora, responsável pela criação do museu. Importante homenagem. Celebremos! Com a recuperação do Palacete Faciola, o MIS finalmente ganhou morada fixa, um sonho de muitas décadas. 

Poeta, ativista política, pesquisadora do carnaval brasileiro, Eneida também inspirou o curta-metragem "Promessa em Azul e Branco", de Zienhe Castro, que será exibido seguido de debate com a participação da cineasta e da professora doutora Eunice Santos; do produtor e quadrinista Volney Nazareno e do presidente da Escola de Samba da Matinha, Rodolfo Trindade com a mediação de Indaiá Freire, diretora do MIS. A exposição ficará aberta para população até o dia 30 de setembro, da terça-feira a domingo, das 9h às 17h. 

Bienal das Amazônias e Festival de Video Mapping

Obra de Elza Lima, artista homenageada
na Bienal das Amazônia
Outra dica do tipo que você não deve passar batido é abertura da Bienal das Amazônias, que na sexta-feira, 4, inaugura a mostra Bubuia – Água como fonte de imaginação e desejo, em um espaço inusitado e recriado na Rua Manoel Barata, em pleno Comércio ou Bairro da Campina, no centro histórico de Belém. O evento vai acontecer até novembro, reunindo mais de 120 artistas/coletivos da Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela, Suriname, Guiana, Guiana Francesa e Brasil. Um dia antes, a organização recebe a imprensa e claro, estaremos lá! 

Já nos dias 5 e 6 de agosto, sempre a partir das 19h, o centro histórico também recebe mais uma edição do Amazônia Mapping, evento que celebra há 10 anos a potência dos encontros entre as artes visuais, a música e a tecnologia, ocupando prédios e ruas no centro histórico de Belém. A programação traz como convidados, entre outros, Manoel Cordeiro, Clube da Guitarrada, Nai Jinknss, Evna Moura e Airton Krenak. As projeções e shows ocorrem no Museu do Estado do Pará – MEP – em frente à praça D. Pedro II, na Cidade Velha. 

Domingo tem Circular Campina Cidade Velha 

Circuitinho, um passeio patrimonial para crianças
Foto: Projeto Circular/Roberta Damasceno
Fechando a semana, quem estiver na cidade até domingo, 6, não deve perder mais uma edição do Circular Campina Cidade Velha que vem, há ma década, provocando a circulação das pessoas pelos bairros da Campina, Reduto e Cidade Velha, com ações culturais e educação patrimonial. 

A 46ª edição, ocorrera das 8h às 20h, em mais de 30 espaços culturais, situados nos bairros da Cidade Velha, Campina e Reduto, estarão abertos, oferecendo opções gastronômicas, bate papo, oficinas de fotografia, shows, feirinhas da economia criativa, visitações, passeios históricos e de educação patrimonial, entre outras. 

Pela manhã, a partir das 10h, na Praça do Carmo haverá mais um Circuitinho, com um passeio de educação patrimonial para crianças. Nesta edição,  além de cotação de histórias, vai também levar os pequenos circulantes para conhecerem a maquete de Belém, no Fórum Landi. Entre os shows, haverá apresentação o grupo Pandeiro Livre, às 11h, em frente ao banco da Amazônia, qno calçadão da Presidente Vargas, e de tarde, na Praça do Carmo, que recebe mais duas apresentações, uma iniciando às 16h30 e a outra, da Orquestra Aerofônica, às 18h30. 

É tudo gratuito e uma oportunidade também para sair cedo de casa e conhecer os diversos casarões do centro histórico de Belém, ocupados e ressignificados por artistas, produtores e empreendedores culturais de Belém. A programação completa com todos os endereços e horários da programação, que se estende das 8h às 20h, pode ser conferida no site projetoccircular.org e no perfil @circularcampinacidadevelha.

Museus com visitas guiadas para o dia e noturnas

Museu Casa Francisco Bolonha
Foto: COMUS/Divulgação
Indiquem ou coloquem na programação também, uma visita ao Museu Casa Francisco Bolonha, localizado no complexo “Memorial dos Povos”, equipamento cultural da Prefeitura de Belém. De arquitetura no inicio do século XX, possui estilo eclético, com elementos art-noveau, neoclássicos, góticos e barrocos, sendo a cobertura feita à la masard, com telhas de ardósia. 

O prédio oferece 02 pavimentos para visitação publica. No primeiro, está a área social com as salas de almoço, jantar e de musica, hall de entrada, hall de azulejos e banheiro social. E no segundo, a área intima com os quartos de vestir de Francisco Bolonha e de sua esposa, Alice. 

As visitas guiadas de terça a sexta, ocorrem pela manhã - 09h30; 10h30 e 11h30h - e à tarde - 14h30 e 15h30. Neste domingo, 6, vai abrir das 9h às 13h, participando da edição bimestral do projeto Circular, que eu também vou comentar aqui. Vale conhecer. Ainda no memorial dos Povos,  visite a exposição histórica “Tempo e memória: Cronologia da Imigração no Pará" (foto), na Sala Vicente Salles. 

E no Feliz Lusitânia está chegando mais uma edição do projeto "Uma noite no Museu". Na sexta-feira, 4,  os museus do Estado, como Museu do Forte, Museu do Círio, Museu do Estado do Pará e Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, abrem das 18h às 22h, gratuitamente. E desta vez, também vão fazer parte dessa edição o Palacete Cultural Faciola e o Parque Cemitério Soledade. Neste último, quem se habilita (risos). O Museu de Arte Sacra nesta edição não estará incluso no roteiro.

A ação culmina com o Preamar da Criatividade, na Praça da Fonte, área externa da Casa das Onze Janelas. Desta edição, participam alguns expositores locais, além do escritor e artista visual, Gidalti Moura, que lança seu livro "Música Popular em Quadrinhos Grandes Sucessos". A ação também contará com o set animado da DJ Ananindeusa. 

Nenhum comentário: