19.7.23

MICBR lança edital e chega a Belém em novembro

A 3ª Edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR) vai ser mesmo em Belém e ocorrerá de 8 a 12 de novembro no Hangar e diversos outros espaços da cidade. As inscrições para participação de empreendedores criativos começaram nesta quarta-feira, 19, e seguem até 17 de agosto, na Plataforma Mapas da Cultura do Governo Federal . Para compor a delegação comercial brasileira, o MinC vai investir R$ 1,118 milhão no edital que irá levar 260 empreendedores culturais e criativos.

A equipe do Ministério da Cultura está na capital paraense tratando de diversos assuntos ligados à realização do mega evento e esteve no Memorial do Povos, que deve ser incluído como um dos espaços de programação, além do Hangar, onde será montada a cidade criativa e realizadas as rodadas de negócio, apresentações para venda de ideia, projeto ou negócio (pitchings),  além das apresentações artísticas curtas com fins comerciais (showcases) e atividades formação de redes de contatos (networking). Também haverá atividades formativas como mentorias, oficinas, palestras magnas (key-notes), mesas redondas e painéis e apresentações artísticas.

Para Inês Silveira, presidenta da Fundação Cultural de Belém, o evento é muito bem vindo. 

“Será uma grande oportunidade para que os empreendedores culturais da região tenham acesso às rodadas de negócio mostrando as potencialidades do nosso mercado criativo, valorizando a cultura da região. Esperamos que venham novos investimentos em produtos e ações culturais desenvolvidos aqui. Além do evento das rodadas de negócio, alguns dos espaços de Belém também serão disponibilizados para algumas das ações e o nosso Memorial dos Povos já está sendo apontado como um deles”. 

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, em Brasília, destacou a importância da realização do evento para o fortalecimento e expansão da economia criativa no país. “Um país como o Brasil tem um potencial enorme para se desenvolver social e economicamente através da cultura. O MICBR é parte central da política pública do Ministério e do Governo Federal voltada à promoção de mercados criativos e à geração de emprego e renda por meio da economia criativa”, explicou.

Podem se inscrever no edital, empreendedores atuantes nos seguintes setores: artesanato, audiovisual e animação, circo, dança, design, editorial, hip hop, jogos eletrônicos, moda, museus e patrimônio, música, teatro e áreas técnicas relacionadas à economia criativa. 

Serão garantidas cinco vagas para compradores/demandantes e 15 para vendedores/ofertantes em cada setor. O preenchimento das vagas obedecerá ao critério de distribuição regional, de forma a contemplar três Vendedores/Ofertantes por região brasileira (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) nos 12 setores criativos e no setor voltado às áreas técnicas.

Propostas terão apoio financeiro

As propostas selecionadas serão beneficiadas com apoio financeiro para participação no MICBR 2023; inscrição gratuita no evento; cadastro na plataforma oficial para organização de rodadas de negócios, e participação em atividades de capacitação prévia às rodadas de negócios. O apoio financeiro é calculado por região brasileira, considerando o endereço residencial do/a beneficiário/a

Realizado em parceria entre o MinC e a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), o MICBR 2023 contará com uma programação que inclui 15 setores criativos, seis a mais que a última edição, são eles: Áreas Técnicas, Artesanato, Artes Visuais, Audiovisual & Animação, Circo, Dança, Design, Editorial, Gastronomia, Hip Hop, Jogos Eletrônicos, Música, Moda, Museus & Patrimônio e Teatro. Uma Cozinha-Show com foco na culinária, sabores e ingredientes da região norte vai marcar o espaço da gastronomia no evento.

Inovações - Depois de duas edições, a primeira em São Paulo, em 2018, e a segunda, virtual, em 2021, o MICBR volta com novidades. Pela primeira vez, o mercado contará com rodadas separadas para cada setor das artes cênicas - circo, dança e teatro. Quem também estreia no evento, é o hip hop, segmento que foi contemplado, com sucesso, no edital do Mercado de Indústrias Culturais Argentinas 2023, em junho.

A inclusão de um setor voltado às áreas técnicas nas atividades de negócios e formativas também é uma inovação da edição 2023. “É uma demanda antiga dos trabalhadores da cultura que viabilizam a realização de obras, produções e serviços culturais”, destaca a Diretora de Desenvolvimento Econômico da Cultura, Andrea Guimarães.

Convidado de honra - A organização de mercados públicos de economia criativa se transformou em uma característica da América do Sul. Na última década, surgiram cinco mercados nacionais, na Argentina, Brasil, Chile, Uruguai e Paraguai, e um regional (Mercado das Indústrias Culturais do Sul - MICSUL). A iniciativa promove a cultura latino-americana e o comércio de bens e serviços culturais.  

Em junho, Buenos Aires sediou a 7ª edição do Mercado de Indústrias Culturais Argentinas (MICA), tendo o Brasil como convidado de honra. Com um investimento de R$ 1,4 milhão, o MinC levou 90 empreendedores nacionais para as rodadas de negócios e atividades formativas do evento. A programação artística também representou um apanhado da diversidade cultural do país. 

Inscrição

Edital MICBR 2023

http://mapas.cultura.gov.br/oportunidade/2025/

(Holofote Virtual com informações da Ascom FUMBEL e MinC – Ministério da Cultura).

Nenhum comentário: