11.7.23

Ramón Rivera inicia projeto com oficinas de teatro

É a estreia do projeto Teatro Namata, que abre espaço para as artes cênicas, com apresentações e oficinas teatrais. Ramón Rivera, músico, ator, professor e pesquisador nas áreas de teatro e música, dá início à programação com duas oficinas, para adultos e crianças. As inscrições estão abertas.

Mestre em Artes pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Ramón Rivera é ator de teatro e cinema. Atuou no média-metragem o “Entrelinhas” (2013), do diretor Saullo Farias, um projeto em parceria com o Centro Cultural Cartola e a Escola de Cinema Darcy Ribeiro - onde se formou no curso Refinaria do Ator em atuação cinematográfica e preparação de atores para cinema, na cidade do Rio de Janeiro. Integrou também o elenco do longa-metragem “Para Ter Onde Ir”, de Jorane Castro, e a série “Squat na Amazônia”, de Roger Elarrat (exibida no Canal Brasil). 

Ramón foi professor do curso de Teatro da Universidade Federal do Pará, e integrou o núcleo de colaboradores-diretores do Laboratório Corpo-Voz, grupo com interesse na interdisciplinaridade das linguagens artísticas numa perspectiva integralista corpo-vocal, que orienta a sua proposta na oficina voltada para o público adulto do projeto Teatro Namata.

O “Laboratório intensivo de cena: Criação de estados de presença corporais e vocais” é voltado para iniciados ou não em teatro, e ocorrerá de 17 a 21 de julho. “O laboratório corporal vocal criativo é o ponto de partida. Corpo e voz inclusive são uma coisa só. Vamos trabalhar alguns princípios da linguagem da performance. É um processo de investigação corporal que mira na qualidade da presença em cena”, explica. 

Fundador do Kanaranê, grupo composto por 12 atores e atrizes de todo o Brasil liderado por Carlos Simioni - pesquisador e fundador do Lume Teatro, Ramón desenvolve pesquisas na área de atuação cênica, teatro e performance ligadas à mitologia pessoal, simbologia e psicologia analítica junguiana, experiência que estará em cena na oficina.

“A gente vai trabalhar bastante com o que já venho pesquisando. Tenho muito interesse pela psicologia junguiana, trabalho muito com símbolos no processo de criação. São dez anos de pesquisa, viajando o Brasil e agora estou num grupo bem especial que é o grupo Kanaranê, que é orientado por um grande pesquisador brasileiro, o Simioni. E agora a gente está na última fase da pesquisa dele, explorando bastante essa de presença cênica e iremos ver isso na oficina”, diz. 

Músico formado pelo Conservatório Carlos Gomes, Ramón também atua na cena musical e fez parte de diversos projetos musicais e composições de trilhas sonoras de teatro. Contemplado com prêmio da Lei Aldir Blanc, lançou seu primeiro álbum musical intitulado “Marajó Dreamland”, em 2021, e foi músico convidado pelo duo Extragoodgrind.jazz a realizar a turnê Mareazú, na Argentina. 

Essa pluralidade criativa e técnica de Rivera compõe os jogos de brincar proposto para a oficina voltada ao público infanto-juvenil, uma colônia de férias artística para quem ficar por Belém. “Eu mesmo comecei a fazer teatro com essa idade, ainda criança. Sei que é um elemento interessante de ser trabalhado nessa fase. A ideia é que as crianças e jovens tenham várias experiências com jogos teatrais para que tenham um primeiro contato com essa linguagem cênica”.

Serviço

Teatro Namata, com o ator Ramón Rivera, abre inscrições para o Laboratório intensivo de cena: Criação de estados de presença corporais e vocais (público adulto), de 17 a 21 de julho. Investimento: R$ 130; e Oficina de Teatro Infanto-juvenil, para crianças e adolescentes com idade entre 6 e 16 anos, dias 18, 20, 25, 27 e 29 de julho. Investimento: R$ 150. Local: Casa Namata - Av. Conselheiro Furtado, 287. Inscrições via Instagram @ra_moon_rivera.

(Holofote Virtual com informações da assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: