23.9.24

Festival vai reunir filmes produzidos por mulheres

2ª edição do Festival “As Amazonas do Cinema” foca em produções de mulheres cis e trans da Pan-Amazônia e regiões de fronteira do Brasil, além de cineastas nascidas na região amazônica. O evento ocorre de 21 a 23/11, no Festival Amazônia FiDoc. Inscrições até 20/10.

A mostra competitiva reúne curtas e longas-metragens, com o apoio da Lei Paulo Gustavo (mostras e festivais) e patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Rouanet. O festival é uma iniciativa do Amazônia FiDoc, dirigido por Zienhe Castro, com coordenação de Lorenna Montenegro e Flávia Guerra. O trio também compõe a curadoria do evento, que traz um panorama diversificado sobre a produção audiovisual feminina contemporânea.

Durante os três dias de programação, o festival se destaca não apenas pelas exibições de filmes, mas também pelas atividades formativas. As curadoras Flávia Guerra e Lorenna Montenegro ministrarão um curso sobre o legado de cineastas pioneiras do cinema brasileiro, latino-americano e pan-amazônico, como Margot Benacerraf, Edna Castro e Helena Solberg. Haverá ainda homenagens a personalidades do cinema, além de masterclasses, oficinas, painéis e debates.

“As Amazonas do Cinema” surgiu em 2020 como resultado de um movimento iniciado pelo Amazônia FiDoc, em 2019, com o objetivo de aumentar a representatividade feminina no audiovisual. Zienhe Castro relembra que a iniciativa buscou unir cineastas, roteiristas, produtoras e outras profissionais da Pan-Amazônia em torno do audiovisual como ferramenta de fortalecimento e transformação.

“Esse primeiro movimento foi de uma potência gigante, que alargou nossas perspectivas e ampliou nossos sonhos de fazer, ser e estar juntas.”

Entre os filmes premiados na primeira edição do festival estão “Até o Fim do Mundo”, curta colombiano de Margarita Rodrigues Weweli-Lukana e Juma Gitirana Tapuya Marruá, e “Fakir”, longa da consagrada Helena Ignez. O troféu deste ano será desenvolvido pela artista visual paraense Lise Lobato.

Serviço

As inscrições para o festival podem ser feitas até 20 de outubro, exclusivamente pela plataforma FilmFreeway: https://filmfreeway.com/AmazoniaFiDoc.

Nenhum comentário: