3.9.24

Olympia na Rua traz feira, carimbó e lenda urbana

A 4ª edição do Olympia na Rua celebra mais uma vez o cinema paraense e, neste domingo, 8, a partir das 18h30, exibe mais 5 produções, entre videoclipe, documentários e ficção. Tudo em frente ao Cine Olympia, atualmente passando por obras de restauro e requalificação. 

A programação traz relíquias, não percam a oportunidade. Para abrir a noite, será exibido o videoclipe "Suíte Olympia", uma homenagem do violonista Salomão Habib ao centenário do Cinema Olympia. Em seguida, veremos o curta-metragem "Fotógrafo de Família", de Denise Espíndola, traz à tela uma narrativa intimista sobre memória e resistência em tempos de mudança tecnológica.

Já o documentário "Chama Verequete", dirigido por Luiz Arnaldo Campos e Rogério Parreira, promete emocionar o público ao retratar a vida e a obra de Mestre Verequete, um dos grandes nomes do carimbó, ritmo-raiz do Pará.  Já o curta "Josephina", de Zienhe Castro, resgata a lenda urbana da Mulher do Táxi, trazendo um olhar poético e experimental sobre a história trágica de Josephina Conte, que faleceu aos 16 anos em 1931.

Fechando a programação, "Ver-o-Peso", dirigido por Januário Guedes, Sonia Rangel e Peter Roland, transporta os espectadores para o cotidiano do mercado mais famoso de Belém, mostrando suas cores, sons e histórias por meio de uma narrativa documental-ficcional.

Além da curadoria impecável, assinada por Marco Antônio Moreira, presidente da Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), o Olympia na Rua se destaca pela sua estrutura inclusiva e acolhedora. Em todas as sessões, são disponibilizadas 100 cadeiras cobertas para o público, além de uma área externa liberada para aqueles que preferem trazer suas próprias cadeiras de praia. O evento também conta com banheiros químicos, equipe de segurança, intérprete de Libras e sistemas profissionais de projeção e som.

A iniciativa surge em meio à requalificação do Cinema Olympia, coordenada pelo Instituto Pedra em parceria com a Prefeitura de Belém e apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O projeto de requalificação é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale e Banco da Amazônia, reforçando o compromisso com a preservação e valorização do patrimônio cultural da cidade.

Serviço

4ª edição da mostra de cinema Olympia na Rua

Domingo, 8 de setembro de 2024, às 18h30

Rua Arcipreste Manoel Teodoro, 918, Campina (em frente ao Cinema Olympia)

Entrada gratuita e por ordem de chegada.

Lotação: 100 pessoas sentadas

Nenhum comentário: