Em março na Sala em reunião com o IPHAN |
“O festival é muito importante porque vem como uma homenagem para todas as tacacazeiras de Belém e todas que fazem parte da nossa cultura. Ele é importante porque mostramos a forma de valorizar o nosso conhecimento, que é passado de geração para geração. Esperamos que toda a população venha prestigiar nosso festival e experimentar a nossa culinária”, reforça a tacacazeira Neide Sobrinho.
Organizado pela Associação das Tacacazeiras e Comidas Típicas de Belém (Astacom), o festival comemora o Dia das Tacacazeiras, celebrado no dia 13 de setembro. O evento tem apoio da Prefeitura de Belém, por meio Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel); Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Sebrae Pará e Secretaria de Estado de Cultura.
Além do tacacá, o público poderá saborear pratos da culinária local, como vatapá, caruru, maniçoba, arroz com galinha e o tão famoso arroz paraense. A expectativa é receber cerca de dois mil visitantes ao longo dos três dias de evento.
A presidente da Fumbel, o festival fortalece o reconhecimento da importância da culinária local. “O público poderá contemplar o evento em um espaço pensado e organizado para ser palco da cultura de Belém, no que tange à música, gastronomia e a arte como um todo”, reforça Inês Silveira.
Atrações musicais - No dia 13, sexta-feira, a programação musical inicia com a apresentação do “Samboulevard”, que comandará um samba de mesa com I Love Pagode, Cabanagem, Pagode das Meninas, Leozinho do Cavaco e DJ Dieguinho Rock Doido.
No dia 14, sábado, o carimbó tomará conta da programação com a apresentação do grupo Instituto Cultural Mistura Regional. No domingo, 15, a programação fica por conta do DJ Barrail e Banda Calando.
Patrimônio - Há 11 anos, as vendedoras de tacacá são reconhecidas como patrimônio cultural imaterial para o município de Belém, pela Lei 8.979 de 13 de setembro de 2013. Em 2024, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) iniciou os estudos nos estados do Acre, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins para orientar o processo de registro do Ofício de Tacacazeira como patrimônio cultural do Brasil.
Serviço
5º Festival de Tacacazeiras
Local: Boulevard da Gastronomia (Boulevard Castilhos França - Campina)
Horário: A partir das 17h
Acesso gratuito
(Holofote Virtual com informações da Agência Belém)
Nenhum comentário:
Postar um comentário