10.12.09

"Apostolado da Poesia" sai às ruas da cidade e encontra o cinema na Marambaia

Organizado pelo poeta Caeté, o manifesto "Apostolado da Poesia" sairá em cortejo no próximo dia 15 de dezembro.

O trajeto tem início na Rua Siqueira Mendes, percorrendo Feira do Açaí, no Ver-o-Peso, e passando ainda pelo Bar do Parque, Complexo São José Liberto, Mercado de São Brás.

Em cada um desses espaços será recitada uma poesia do livro “Poemas do bom amor para o bem amar”, de Caeté, e serão distribuídas poesias escritas com o contato do poeta para agregar novos colaboradores.

“Pensamos em trabalhar com uma poesia de cada vez para evitar o desgaste físico durante a intervensão e dar oportunidade de continuidade ao projeto, que será todo filmado pelo carpinteiro de poesia e de cinema Francisco Weyl”, diz Caeté.

A caminhada encerra no trajeto que será feito dentro de um ônibus saindo de São Brás em direção à Praça Tancredo Neves, no bairro da Marambaia, onde a poesia encontrará o cinema, na projeção do dos filmes “O Mastro” (documentário média-metragem) e “A Poeta da Praia” (ficção-longa), do realizador Márcio Barradas. Os filmes serão exibidos no âmbito do projeto “Tela de Rua”, às 20h. Antes da sessão, haverá a intervenção poética de Caeté .

O realizador independente Márcio Barradas já fez dois longas (“A poeta da praia” e “O filho de Xangô”) e o doc “O Mastro” (todos rodados em Mosqueiro), além dos curtas “A janela”, “Fluído Humano”, “Coração Roxo” e “Icoaracy”.

A iniciativa é do Movimento Cultural da Marambaia (Moculma), com apoio do Cineclube Amazonas Douro e da Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema .

Eis aí, uma bela forma de começar as tradicionais confraternizações de final de ano, regada a muita poesia e cinema de rua, que é onde o povo está e é ator incondicional da vida.

Saravá!


Nenhum comentário: