4.12.09

Circuito Vivo arte.mov chega em Belém na próxima semana

As novas perspectivas da produção audiovisual contemporânea serão discutidas e mostradas em Belém, durante o Circuito Vivo arte.mov que acontece de 10 a 12 de dezembro, no auditório do Instituto de Artes do Pará – IAP.

Na programação, mostras audiovisuais e palestras sobre microcinema e apropriação artística das mídias móveis. A inictaiva faz parte de uma série de iniciativas descentralizadas que vem sendo desenvolvidas em diversas capitais brasileiras, com o objetivo de difundir e discutir as novas tendências das artes em mídias móveis.

De acordo com a produtora do evento em Belém, Gisele Vasconcelos, a programação é ainda uma ação estratégica, pois traz os principais a presença dos principais articuladores e também curadores em midias moveis do Brasil, responsaveis por conceber festivais como o Eletronika, o Sonar, entre outros. “Temos interesse de reunir nesses dias os produtores e artistas interessados em intercambiar, produzir e/ou veicular suas produções a partir de dispositivos digitais moveis”, diz.

O artista Rodrigo Minelli Figueira (foto ao lado) além de curador da mostra, é professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG na área de produção audiovisual e Mestre em Sociologia da Cultura pela UFMG.

Doutor em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, em sua palestra Rodrigo, vai abordar o tema: “Apropriação artística das Mídias Móveis”.

A apropriação por parte dos artistas das tecnologias de comunicação e informação portáteis apresenta novos desafios e aponta caminhos inéditos para a arte.

Ao mesmo tempo, o tema levanta questionamentos a respeito da forma como lidamos com tais tecnologias e o papel destas na nossa experiencia de mundo.

Já Lucas Bambozzi, artista multimídia e também curador, trabalha em várias mídias e suportes como video, filme, instalação, trabalhos site-specific, performances audiovisuais e projetos interativos.

Seus trabalhos vem sendo frequentemente premiados e exibidos em festivais e mostras em mais de 40 países. Conduziu atividades pioneiras ligadas a arte na Internet no Brasil entre 1995 e 1999 na Casa das Rosas.

Lucas concluiu seu MPhil pelo CAiiA-STAR Centre/i-DAT (Planetary Collegium) na Inglaterra, e dedica-se à exploração crítica de novos formatos de mídia independente, participando também de grupos de intervenção em mídias e performances de live-vídeo.

A palestra dele será: Microcinema. Serão apresentados os conceitos envolvendo as vertentes de vídeo, microcinema, ou cinema para dispositivos móveis de comunicação e entretenimento.
Programação

Quinta 10/12
19h Mostra Impakt (1 hora e 27 segundos)
20h Mostra Competitiva artemov 2009 - parte 1 (28 minutos e 58 segundos)

Sexta 11/12
19h Palestra com Rodrigo Minelli (1 hora + tempo para debate)
20h30 Mostra Competitiva artemov 2009 - parte 2 (32 minutos e 45 segundos)
Sábado 12/12
19h Palestra com Lucas Bambozzi (1 hora + tempo para debate)
20h30 Mostra Competitiva artemov 2009 - parte 3 (30 minutos e 33 segundos)

Serviço
Circuito Vivo arte.mov - Fomento, Formação e Rede de Difusão. Dias 10 e 11 de dezembro, no auditório do IAP - Instituto de Artes do Pará . Praça Justo Chermont, nº 236. Entrada franca.


Nenhum comentário: