17.12.09

Fórum Landi fica movimentado com montagem de exposições e produção de cinema

O ritmo anda frenético no espaço do Fórum Landi, projeto dedicado à revitalização do Centro Histórico de Belém, com foco na pesquisa da obra arquitetônica de Antonio Landi, na Cidade Velha.

Por causa da proximidade das filmagens do curta “Ribeirinhos do Asfalto”, cuja base de produção está instalada ali, há mais de um mês, durante toda a semana, o clima foi ficando cada vez mais acirrado, com a preparação para o set.

Hoje, a equipe do filme ficou finalmente completa, com a chegada do diretor de fotografia Pablo Baião e de seu assistente, Pedro von Kruger, vindos do Rio de Janeiro.

Além de reuniões com toda a equipe, que somam mais de 40 pessoas, testes de equipamento, fechamento da ordem do dia e últimos ajustes do plano de filmagem, os atores também estiveram ensaiando. Nesta quinta, já contando com a presença de Dira Paes.

A atriz (na foto ao lado, com Pablo, à esquerda) chegou como sempre cheia de fôlego e vontade de filmar. Há dois meses ela estava em Belém, fazendo o “Matinta”, de Fernando Segtowick.

Voltou para o Rio, fez mais um longa, gravou o programa especial de final de ano, do rei Roberto Carlos, e agora, retorna a Belém, reencontrando no filme de Jorane Castro (mais abaixo, com a atriz, na foto), quase a mesma equipe de profissionais do curta anterior.

Esta semana, porém, o espaço Landi ficou mais agitado ainda com o início da montagem de duas exposições que abrem nesta sexta-feira.

“Entre cores e música, o brega é arte e saudade”, de Jair Júnior, e “Visualidade Ambulante”, de Marcone Moreira.

No passa pra lá e pra cá da equipe do curta, algo chama atenção de todos. Caixas de isopor ali “amontoadas” em um dos salões térreos da galeria do Landi, de um lado e, do outro, pinturas em forma de um LP vinil, de grandes figuras do brega e ídolos dos famosos bailes da saudade.

Não resisti e fotografei. Estão lá: Roberto Carlos, Reginaldo Rossi, Teddy Max, Mauro Cota, Jerry Adriani, Wanderley Andrade, Wanderley Cardoso, Alípio Martins e Cleide Moraes, entre outros artistas.

Jair Junior se inspira na visualidade colorida dos anúncios de festas de aparelhagem espalhados pelo bairro da Pedreira.

Marcone Moreira recria a atmosfera dos vendedores ambulantes, com seus isopores coloridos com fita adesiva, utilizado pelos comerciantes de bebida da orla da cidade de Marabá, cidade do artista.

Interessante como o curta ribeirinhos e a as duas exposições conseguem dialogar e se encontrar numa harmonia. Dira e o Rei. Isopores coloridos e os riberinhos de Jorane. Uma feliz coincidência que só aumenta as boas energias que chegam com as chuvas, intensificando atmosfera festiva de final de ano.

As filmagens começam pra valer nesta sexta-feira, em locação fora da cidade. Vão até dia 23, véspera da véspera de Natal.

Com a cidade em polvorosa, a equipe articula estratégias e planeja muito bem cada passo a ser dado para que o plano de filmagem se cumpra sem problemas.

Já as exposições, ficaram abertas até dia 29 de janeiro. Há bastante tempo para vê-la. Mas a abertura é já.

Nesta sexta, a partir das 19h, no Fórum Landi – Rua Sequeria Mendes, n. 60, na Cidade Velha.

Nenhum comentário: