10.9.10

Encontro de sociologia inclui mostra de filmes sobre a Amazônia

Na próxima semana, a UFPA recebe o II Encontro da Sociedade Brasileira de Sociologia da Região Norte. Tendo como tema central “Amazônias, mudanças sociais e perspectivas para o século XXI", o evento terá estrutura similar aos congressos promovidos nacionalmente pela entidade.

Além de Conferências, Grupos de Trabalho, Mesas Redondas, Mini-cursos e Exposição de Pôsteres, também será realizada a Mostra de Filmes "Olhares da Amazônia", com objetivo de promover uma reflexão, através de debates com realizadores e estudiosos, sobre a produção audiovisual na Amazônia e sua relação com as comunidades locais, além da compreensão dos processos socioculturais amazônicos pelas das imagens produzidas na região.

A curadoria da mostra é de Selda Vale da Costa (ICHL/NAVI/UFAM) e de Jorane Castro (ICA/UFPA). A cineasta paraense, que também é professora da UFPA no curso de Artes Visuais e Cinema, vai exibir seu documentário “Mulheres de Mamirauá” (foto abaixo), filmado na reserva de desenvolvimento sustentável Mamirauá - cerca de quatro horas de barco da cidade de Tefé, no Amazonas.

O II Encontro da Sociedade Brasileira de Sociologia da Região Norte pretende atrair colegas de instituições de ensino e pesquisa, estudantes de programas de graduação e pós-graduação do Brasil e de vários países latinoamericanos (em especial América do Sul e Caribe) interessados nos estudos Amazônicos, no campo da sociologia.

O evento acontece de 13 a 15 de setembro, no Auditório Benedito Nunes do Centro de Convenções do campus da UFPA, na Av. Bernardo Sayão. Leia mais e consulte a programação completa aqui.

Nenhum comentário: