30.9.10

Otto Guerra, Jean-Claude Bernadett e as novidades do Amazônia Doc

Não dá mais para enviar filmes para a mostra competitiva. A coordenação cancelou a prorrogação das inscrições que ficariam abertas até dia 08 de outubro. A segunda edição do Amazônia Doc – Festival Pan-Amazônico de Cinema começa dia 03 de novembro.

Passei no site do festival e vi que este ano tem novidades. As mostras ganharam novo espaço, democratizando ainda mais o acesso à produção documental de cinema na Amazônia. Além das sessões no Cinema Olympia e no Cine-Tenda Oi, será montada uma estrutura de exibição em plena Praça do Carmo, em meio às suas árvores e casarões históricos, sem falar do “Nosso Recanto”, barzinho tradicional e oportuno para ótimos bate papos cinematográficos.

A partir do dia 15, fique atento, pois já começam as inscrições para a programação paralela de oficinas. Destacando a de documentário e animação com Otto Guerra (Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock’n Roll). As crianças também serão contempladas com uma oficina dedicada aos pequenos de 07 e 12 anos.

O evento promete diversidade de formatos, e um leque extenso de seminários e mostras, em festival traz cinco dias de programação inteiramente gratuita. Entre as mostras paralelas, por exemplo, está a de “Sessões Comentadas”, com Jean-Claude Bernadet, que exibirá os documentários “São Paulo Sinfonia e Cacofonia” (obra prima do documentário sonoro) e “Sobre anos 60”.

Não perca, são raridades, sem falar da sumidade que é Bernadet, nascido na Bélgica, de família francesa, veio para o Brasil aos 13. É um dos maiores estudiosos do cinema documentário brasileiro.

Há ainda outras mostras: “Um Panorama do Cinema Pan-Amazônico – Os limites entre ficção e realidade, com a curadoria de Victor Lopes - Moçambique/RJ; a Mostra Fórumdoc b.h, curada por Júnia Torres, de BH e a Mostra ABDeC Amazônia Legal – Curadoria: ABDeC-Pa.

Na Mostra Pan-amazônica de Cinema os melhores filmes de curta, média e longa- metragens nacionais e internacionais disputarão os prêmios de Melhor Longa e Melhor Curta Documentário e Melhor Longa e Melhor Curta de Ficção, Melhor Direção, Melhor Roteiro e Melhor Filme, eleito pelo voto popular.

Anote também. O 2º Seminário Pan- amazônico de Documentários, que tem colaboração do cineasta e curador Victor Lopes, exibirá curtas, médias e longas-metragens do gênero documentário e ficção, nacionais e internacionais.

Nesta segunda edição a mostra competitiva está recebendo inscrições de documentários e ficções com tema livre, que tem como Coordenador da Comissão de Pré-selação, o crítico de cinema paraense Augusto Pacheco. A realização do Amazônia Doc é do Instituto Culta da Amazônia, com produção da ZProduções Cinematográficas, patrocínio da Oi - Lei Semear e apoio cultural da Oi Futuro.


Nenhum comentário: