2.9.10

Projeto experimenta o teatro de sombras em Belém

A Escola de Teatro e Dança da UFPA será o palco para a exposição do projeto experimental “À Sombra de D. Quixote”, que iniciou sua jornada no mês de agosto, a partir do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Munis – 2009.

A exposição de Sombras vai acontecer a partir das 18h30, na Sala de Interpretação da Escola de Teatro e Dança da UFPA, com entrada franca. O público poderá entrar e sair de um corredor de sombras e experimentar visões sombrias, inspiradoras e sensoriais.

A iniciativa parte da perspectiva interativa do projeto, que é dirigido e coordenado pelo ator Milton Aires, e que reúne ainda uma boa parte dos experimentadores de teatro de Belém, como os sombristas Lucas Alberto e Márcia Lima. Contará com o desenho de som de Leo Bitar, consultoria artística de Nando Lima, dramaturgia de David Matos, operação técnica de Thiago Ferradaes, assistência de produção de Lenny Monteiro e dos laboratoristas David Matos, Iara Souza e Aníbal Pacha.

No início de agosto, o laboratório de dramaturgia, conduzido por David Matos, “foi uma troca de experiências riquíssima, especialmente por que David, com muita generosidade, abriu seu baú de suas vivências artísticas”, diz Milton Aires.

Mas o que se vai assistir nesta quinta-feira, já é resultado do laboratório de luz e sombra de Iara Souza, que vem desde 2004, a partir de uma Bolsa de Criação Artística do IAP, experimentando o teatro de sombras.

De acordo com ela, a necessidade de mostrar o que se vem experimentando, ao público, surgiu porque ao longo de duas semanas, os resultados começaram a se mostrar muito interessantes.

“Nas artes gostamos de deixar o público dar uma beliscadinha naquilo que estamos construindo, por isso decidimos abrir este espaço em forma de uma exposição de sombras, que surgiram a partir de nossas experimentações”, explica Iara.

Iara diz que o teatro de sombra em Belém existe, mas não desta forma que está sendo feito agora no projeto de Milton Aires.

“Estamos experimentando um teatro com objetos, não somente o teatro de sombra figurativo, então eu acredito ser esta uma pesquisa exclusivamente voltada ao teatro de sombra”, considera.

Para Milton Aires, todo este processo tem sido de aprendizado a todos os integrantes da equipe.
“Quando escrevi o projeto tinha uma imagem disparadora na minha cabeça, no caso, o trabalho inspirado em D. Quixote, e o que poderíamos retirar dele, em matéria de sombras. Mas logo depois do primeiro laboratório, as possibilidades se ampliaram , conseguimos resultados diferentes, ainda mais depois deste laboratório da Iara. Então é isso que queremos mostrar ao público, o que já alcançamos e até para ter retorno.

O que as pessoas vão assistir tem tudo a ver com o que é a proposta do projeto, que é fazer desses laboratórios de experimentação e criação, o resultado de uma obra coletiva, não atrelada a nenhuma obrigação de cumprir somente o que esteve no papel”, finaliza Aires.

Na próxima semana, a equipe do projeto “À Sombra de D. Quixote” inicia nova jornada, desta vez, imergindo no teatro de formas animadas, com o bonequeiro Aníbal Pacha, do grupo In Bust. O espetáculo, que será o resultado disso tudo, só estreia em novembro. Até lá, muita assombração ainda será experimentada.

Serviço
Exposição de Sombras. Nesta quinta-feira, 02, a partir das 18h30, na Sala de Interpretação da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará - Rua D. Romualdo de Seixas, com a Jerônimo Pimentel. A entrada é franca. Mais informações: 91 8134.7719, 91 8403.2865 e 91 9124.2112.

Nenhum comentário: