18.11.10

Banda Clepsidra disponibiliza o primeiro CD para download

Lançado em outubro de 2004, pelo selo independente Ná Figueredo Records, o disco "Bem Musical", da Banda Clepsidra acaba de ser disponibilizado para download, ouça aqui.

Gravado no Estúdio Edgar Proença da Funtelpa e no AM Estúdio, do técnico Almir Miranda.

A experiência resultou em cinco faixas compostas por Renato Torres e Maurício Panzera, trazendo canções que variam do rock básico, passando pela tradicional canção popular brasileira, flertando com a música eletrônica e, ao mesmo tempo, fundindo conceitos musicais refinados. 

“O som já é o paradigma clepsídrico: MPB+música eletrônica+rock+poesia+blues+jazz. Alguns acham o disco excessivo. Outros acham muito bacana. Eu acho que é preciso ouvir! O disco traz uma música produzida por Marco André (especialmente pro projeto Enciclopédia da Música) "Água Ladainha", e "Descontrolado", parceria minha com Henry Burnett, gravada por Lia Sophia em seu primeiro CD "Livre".

“Como éramos ainda um duo, e apesar de todo aparato eletrônico, não dispensamos a presença de outros músicos”, explica Renato. Participaram do CD: Arthur Alves (cello), Toninho Abenatar (sax), Charles Matos (bateria), Marcos Puff (sax), Trio Manari (percussão), entre outros. Bem Musical é o primeiro trabalho da banda, mas já traz na veia o potencial de pesquisa que o grupo desenvolve mas, na época, ainda de forma intuitiva e informal, utilizando o computador como ferramenta criativa”, diz Renato Torres. 

De acordo com o músico, foram pesquisados timbres eletrônicos e as novas possibilidades musicais de samples e sequenciadores. “Na época, eu "descobri" essas ferramentas através do Fábio Cavalcante, que é um gênio nesse campo. Fomos adaptando e fuçando esses brinquedinhos nas nossas canções, aprimorando arranjos, até chegar no CD”.

A banda Clepsidra foi Formada em meados de 2001 pelos músicos Renato Torres (vocal e guitarra) e Maurício Panzera (contrabaixo). Hoje próxima de completar 10 anos, a banda se consagra como uma das grandes bandas dessa cena que não para de crescer de Belém para mundo e se prepara para lançar o terceiro CD, já em fase de mixagem e inteiramente independente, mais uma vez.

Além do baixo, guitarra e bateria, o som do Clepsidra encara o desafio de misturar ao formato básico do bom e velho rock n’ roll, instrumentos como cello, sax, trompete e teclado. Desde sua formação, os músicos participaram de uma série de festivais, eventos e shows em teatro, destacando-se a seleção para a abertura do show “Vagabundo”, de Ney Matogrosso e Pedro Luís e a Parede, pelo Circuito Cultural Banco do Brasil, em 2004, e a participação na Mostra de Música da IV Bienal de Cultura e Arte da UNE, em fevereiro de 2005, na cidade de São Paulo.


Nenhum comentário: