8.11.10

Trovadores inauguram casa e comemoram 12 anos de trabalho

Cena de O Menor Espetáculo da Terra.
É com um coquetel de guloseimas, regado a hot-dog, mini pizza, algodão doce, crepe, pipoca e muito mais, que o grupo Palhaços Trovadores dá início a uma programação que vai durar esta semana inteirinha para comemorar nada menos que 12 anos de trajetória. 

A festa não poderia acontecer em melhor momento, na ocasião, no caso, esta terça-feira, 09, o grupo inaugura oficialmente a Casa dos Palhaços. 

Marton Maués, diretor dos Trovadores explica que a abertura da casa terá um climão de circo e os palhaços estarão recepcionando o público a caráter. E a inauguração é apenas o início de uma programação que vai acontecer também no Instituto de Artes do Pará – IAP e no Teatro Waldemar Henrique.

Mas abrir a Casa dos Palhaços, é uma comemoração muito especial, sem dúvida. Marton lembra-nos do que disse o pensador francês Gaston Bachelard: a casa abriga o devaneio, protege o sonhador, nos permite sonhar em paz. “A Casa dos Palhaços é nosso espaço de dividir e multiplicar nossos sonhos, cheios de graça”, diz.

Cedida em sistema de comodato pela Santa casa de Misericórdia do Estado, ela já abriu no mês passado para a primeira temporada do mais novo trabalho do grupo “O Menor Espetáculo da Terra”, representando uma conquista que só vem somar com tudo que o grupo vem praticando e produzindo com a linguagem do clown.

“Certamente o trabalho se intensifica, a qualidade é apurada, pois podemos criar uma rotina de treinamento, investigando com profundidade novas técnicas e linguagens”, diz Marton que lembra de uma experiência anterior.

“Mantivemos um galpão alugado por três anos: notamos que a linguagem que trabalhamos pode ser mais lapidada. Nesta época criamos um dos nossos mais complexos trabalhos, o hipocondríaco, baseado na peça de Molière, o Doente Imaginário”.

O Menor Espetáculo.. de volta em dezembro
Espaços da Casa – De acordo com ele, a Casa dos Palhaços também pretende se tornar um centro de referência na cidade sobre a arte do palhaço e do circo.

“Queremos realizar cursos, palestras, mostras e encontros sobre o assunto. Criamos uma pequena biblioteca, com a qual homenageamos uma grande colaboradora, a professora Maria Sylvia Nunes”, revela.

A biblioteca terá, em sua maioria, livros sobre a arte circense e os palhaços, mas em um futuro próximo, o grupo ainda vai montar um espaço com computadores, aberto à pesquisa  e  à comunidade, que será envolvida em muitos outros projetos. “Vamos precisar de parcerias, recursos. Mas vamos lutar, vamos atrás, cheios de graça, claro”, ressalta.

Os planos dos Palhaços Trovadores, com este espaço, vão além de nossa imaginação, vejam só, além de sala de recepção, um depósito para guarda de material e a biblioteca que homenageia Maria Sylvia Nunes, que aliás, já esteve pelo menos duas vezes por lá, há a sala principal de trabalho e uma sala multiuso que se transforma em um teatrinho de bolso, mas também será utilizada para palestras, pequenos ensaios e que também serve de camarim quando tem espetáculos.

“Já a experimentamos com a estreia e temporada do nosso novo trabalho e foi um sucesso”, comemora.
Para quem deixou de assisti-lo no mês passado, é só ficar atento, pois “O Menor Espetáculo da Terra” vai voltar em cartaz no último final de semana de novembro e primeiro de dezembro, às 19h.

O espaço externo, chamado "Largo do Clown", será usado para apresentações também, mas não fica nisso. “Nele pretendemos erguer no futuro uma lona, assentada em estrutura de ferro que suporte também trapézios e outros números aéreos”, diz Marton. “Estamos com um dos nossos integrantes estudando na Escola Nacional de Circo no Rio de Janeiro e esperamos que ele retorne com esses conhecimentos para repassarmos à comunidade”, explica.

Há ainda um hall de entrada com um mostruário de camisetas, postais e outros produtos dos Trovadores, fruto de uma trajetória sólida, construída com muito trabalho e risos sinceros

“Acho que o tempo nos ensina muita coisa. Sobrevivemos e estamos sobrevivendo com muito trabalho, muita reflexão, acreditando no sonho de conviver em grupo, criar em grupo, o que não é fácil. Acreditando que podemos, como artistas que somos, fazer a nossa parte levando alegria e diversão às pessoas da cidade, principalmente àquelas que pouco têm acessos a estes bens culturais. E queremos mais!”.

Durante esta semana vão acontecer várias coisas. Na quinta-feira, 11, por exemplo, será lançado o projeto "Palhaçadas de Quintas", com cenas de trabalhos revisitadas, mas que pretende depois abrir para outros artistas-palhaços, sempre uma quinta de cada mês.

“Também neste dia será apresentado "O Pregoeiro", espetáculo solo de Marcio Libarlibar-marcio.blogspot.com, que eu já vi e recomendo porque é muito bom!”, diz Marton. A apresentação será no Teatro Waldemar Henrique.

Márcio Libar, na sexta-feira, 12, não na Casa, mas no Instituto de Artes do Pará, ministrará um oficinão de clown, que poderá ser feito por qualquer pessoa. Trata-se do workshop “O Jogo da Comédia”.

“O Márcio é um dos mais respeitáveis artistas-palhaços do Brasil, um dos fundadores do grupo Teatro de Anônimo, do Rio de Janeiro, um grupo que organiza o mais antigo e importante encontro internacional de palhaços, o Anjos do Picadeiro. Márcio é premiado no Brasil e nos exterior, escreveu um livro de memórias palhaçais chamado ´A nobre arte do palhaço´, é um batalhador da causa”, elogia.

É com esta vibe toda que a Casa dos Palhaços e os 12 anos dos Palhaços Trovadores se armam esta semana e trazem mais colorido às nossas vidas. Veja a programação completa.






TERÇA-FEIRA, 09 - 20h

INAUGURAÇÃO DA CASA DOS PALHAÇOS – TRAV. PIEDADE, 533 – REDUTO - COQUETEL CIRCENSE

QUARTA, 10, A SEXTA, 12 - 16h ÀS 18h

MOSTRA DE VÍDEOS SOBRE PALHAÇOS (CASA DOS PALHAÇOS)

QUINTA, 11 - 20h 

LANÇAMENTO DO PROJETO PALHAÇADAS DE QUINTA (MOSTRA DE CENAS RE-VISITADAS DO REPERTÓRIO DO GRUPO) - LOCAL: CASA DOS PALHAÇOS
INGRESSO: UM BRINQUEDO

SEXTA, 12

10h00 às 13h00 – OFICINÃO COM ATOR-PALHAÇO CONVIDADO MARCIO LIBAR/RJ - INSTITUTO DE ARTES DO PARÁ (IAP).

20h- ESPETÁCULO CONVIDADO “O PREGOEIRO”, COM MARCIO LIBAR, ATOR-PALHAÇO DO RIO DE JANEIRO - TEATRO WALDEMAR HENRIQUE.  INGRESSO: PAGUE QUANTO QUISER!

SÁBADO, 13 - 21h
- FESTACLOWN COM DJ BOY - BAR REFÚGIO DOS AMIGOS (RUA VEIGA CABRAL ESQUINA DA ANGELO CUSTÓDIA, CIDADE VELHA) - SUGESTÃO: LEVAR UM BRINQUEDO NOVO!

Serviço
As inscrições para o workshop podem ser feitas através dos telefones – 91 81472327 (Alessandra) e 81384898 (Patrícia). Apoio Cultural: Sol Informática, Secult (Carlos Henrique Gonçalves), Instituto de Artes do Pará (Jayme Bibas), Spazzio Verdi, Bar Refúgio dos Amigos (Eny e Emília Falcão), Cervejaria Paraense Cerpa S/A.

Um comentário:

Anônimo disse...

Arrasaram Palhaços Trovadores, que continuem ainda por muitos anos alegrando a vida dos paraenses. Parabéns.