22.11.10

“Memórias da Ilha” reúne imagens de chalés e outras edificações de Mosqueiro

Depois de ocupar em agosto o jardim do “Canto do Sabiá” com exposição ao ar livre, alunos de fotografia mostram resultado no Espaço da Memória na Galeria da Unama

Alunos de fotografia do curso de Artes Visuais da UNAMA abrem na terça-feira, dia 23 de novembro a exposição “Memórias da Ilha”. Constituída de 35 fotografias em preto e branco a mostra tem como foco principal a memória urbana da Ilha do Mosqueiro.

“Memórias da Ilha” é uma versão reduzida do conjunto de mais de 130 imagens produzidas ao longo do ano na ilha como atividade do programa das disciplinas “Fotografia I” e “Fotografia II”. A primeira mostra aconteceu em agosto com o projeto intitulado “1º Canto do Sabiá”, exposição ao ar livre ocupando todo o jardim do Canto do Sabiá à beira da Praia do Bispo na área central próxima à Vila do Mosqueiro.

Misturando documentação e exercício poético com a linguagem da fotografia, a nova exposição na UNAMA resume a essência da primeira etapa do trabalho. Experimentação gráfica, rigor na composição e especialmente a ambiência da paisagem urbana da ilha são os elementos que caracterizam a mostra.

As imagens captam os chalés abandonados na praia do Porto Arthur e outros que estão sendo destruídos atualmente na praia do Murubira, os ambientes do Hotel Farol, a fachada da antiga Fábrica Bitar em estilo art decó, o casarão “O Canto do Sabiá” e os personagens da ilha ressaltando a relação entre arquitetura e natureza observada na paisagem do Mosqueiro.

O grupo de alunos é formado por Marise Maués, Renato Chalu, Sergio Bruno Leite, Carolyne Lisboa, Nayara Santos, Naiara Jinkinss, João Pedro Rodrigues, Aurélio Homobono, Patrícia Gondin , Márcia Andrea Carvalho, Renan Rosa, Daniel Gomes, Manuela Souza, Neuma Farias, Raphaela Matos, Jonatas Barbosa e Emanuela Alves. A exposição abre na próxima terça às 19h no Espaço da Memória na Galeria da UNAMA.

Acervo Casa da Memória e Hotel Farol

Todo o material fotográfico reunido para esta exposição será doado à Casa da Memória da Universidade da Amazônia, que mantém um acervo de artes visuais e possui uma política constante de exposições e preservação da memória.  O grupo de alunos ainda fechará o ano com uma nova ocupação na Ilha do Mosqueiro cujo foco será o Hotel Farol. A exposição no interior dos salões do hotel está programada para dezembro.



Nenhum comentário: