24.11.10

Palhaços Trovadores retomam temporada do novo trabalho

O Menor Espetáculo da Terra, que ficará em cartaz nos dias 27 e 28 de novembro e 4, 5 e 8 de dezembro, às 19h, na Casa dos Palhaços (Tv. Piedade, 533, esquina da Rua Tiradentes, bairro do Reduto), com ingressos ao preço de R$ 10,00 (meia entrada para estudantes).

Ah, lembrando que no dia 8 haverá duas apresentações, às 17h e 19h. O ingresso, neste dia, será um brinquedo novo, a ser doado para crianças carentes, em comunidades que o grupo já vem trabalhando. 

Ao pensar a história do circo, sua estrutura, seus números variados e a estrutura de seus espetáculos, O "Menor Espetáculo da Terra" mostra o universo do circo, seu colorido e seus artistas, na pequena dimensão do boneco, realizando um jogo de proporções entre este e o palhaço, no caso também o manipulador. 

No espetáculo, a beleza do universo do circo, sua estrutura e seus artistas se fundem em duas linguagens artísticas bem populares no teatro paraense: a arte do palhaço e a arte dos bonecos.

A história conta o “drama” de um grupo de cinco palhaços que foram abandonados pelo circo, que seguiu viagem para outras paragens. Sem patrão, os palhaços sentem-se perdidos, desolados na beira da estrada. Para onde seguir, o que fazer?

Eis que uma voz onipresente, espécie de superconsciência dos palhaços, fala com eles e com o público, expõe suas fraquezas e mazelas, mas também os estimula a montarem o circo de seus sonhos: a palhaça Neguinha sonha ser patinadora no gelo; Feijão deseja ser domador de leões; Pipita uma contorcionista; Tchelo quer ser trapezista; e o palhaço Xuxo sonha equilibrar tortas no arame.

Animados, os palhaços lançam-se na tarefa de construir o próprio circo. Malas e trouxas se transformam em picadeiro (a bancada do manipulador). O sonho de cada palhaço se materializa nos bonecos, que ganham vida pelas suas mãos.

É aí que a magia do circo explode em cores, sons e, claro, palhaçadas. Os palhaços finalmente recuperam o nariz vermelho e a alegria. Após cada cena-sonho acontece uma pequena cena de clown, quase sempre envolvendo alguém na platéia.  Não perca!

Nenhum comentário: