6.11.10

Comunidades quilombolas recebem espetáculo sobre a lenda do curupira

O domingo vai ser de teatro com bonecos para os moradores das várias comunidades que ficam em torno do município do Acará, onde o In Bust realiza mais uma ação do projeto Teatro Comunidade.

Desta vez Adriana Cruz, Aníbal Pacha e Paulo Ricardo chegam até as comunidades quilombolas do município do Acará para mostrar "O Curupira – Um Milhão de Nós", que também já foi apresentado na comunidade da Vila da Barca, reunindo cerca de 300 crianças, no dia delas, em 12 de outubro.

No último sábado, dia 30, o grupo mostrou "Fio de Pão - A Lenda do Cobra Norato", no Jurunas, onde reuniu quase 400 pessoas, a maioria delas, crianças atendidas pelo projeto social Timbirinhas.

A apresentação deste domingo vai acontecer na Comunidade Quilombola de Igarapé-Mirim, às 10h, no barracão da comunidade, reunindo um público que virá das seis vilas que ficam no entorno: Santa Luzia, Bacabal, São Miguel, Cruzeirinho, Matinha e Ribeirinhos, envolvendo 138 famílias.

Esta apresentação tem parceria com a Associação dos Moradores e Produtores Quilombolas de Guajará-Mirim e Baixo Acará e o patrocínio é do Banco da Amazônia que desde 2005 apóia este projeto e sem o qual o grupo não conseguiria chegar a localidades mais distantes de Belém.

A lenda do Curupira é um dos espetáculos mais solicitados do repertório do grupo. Tendo no enredo um caçador inconseqüente, o Seu Juvêncio, e um menino protetor da floresta, no caso, o próprio Curupira, o espetáculo leva o pequeno espectador a refletir sobre a importância da preservação do meio ambiente de forma lúdica e divertida. Além de contar a história, os atores-manipuladores e narradores, também entoam canções com ritmos como o carimbó, o boi e outros que remetem ao universo cultural paraense.

Serviço
O Curupira – Um Milhão de Nós. Neste domingo, 10h, no Barracão da Comunidade Quilombola de Igarapé-Mirim, no município do Acará. Entrada franca. Mais informações: 91 8110.5245.

Nenhum comentário: