27.11.10

Neste sábado tem Matinta no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

O diretor Fernando Segtowick já está na capital federal desde a última quinta-feira, onde hoje à noite, 20h, apresenta “Matinta” (20min, PA), na Mostra Competitiva de Curtas de 35mm, do 43º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. 

Além do curta paraense, serão exibidos também Falta de Ar, de Érico Monnerat (21min, DF) e o longa O Céu sobre os Ombros, de Sérgio Borges (1h12, MG).

O festival teve início na segunda-feira, 23, com uma grande programação que vai além do Cine Brasilia, na Asa Sul. Com seminários, lançamentos e mostras paralelas às competitivas. A Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo (ABCV), por exemplo, discute os novos rumos do Festival e procura redefinir o caminho do mais tradicional festival de cinema do País.

“Brasília tem enfrentado dificuldades e, este ano, em particular, sofreu com a crise no governo Arruda. Em off, dirigentes admitem que temeram pela mostra, que acabou ocorrendo mas com percalços. Sob novo governo, do petista Agnelo Queiroz, o festival poderá sofrer modificações. Ainda não se sabem quais. 

Entidades de classe, como a ABCV e a Associação dos Produtores do DF já procuram se antecipar a essas reformas e influir em sua direção. Brasília tem formato estável definido há anos: só seis longas em competição e, de preferência, inéditos. Muita gente o defende, mas há quem o ache limitante” (Luiz Zanin Oricchio / BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo).

E na programação deste sábado, a Programadora Brasil lançará mais 206 títulos nacionais licenciados para exibição pública. São filmes históricos e contemporâneos, curtas, médias e longa-metragens de todos os gêneros (animação, documentário, experimental e ficção), que atendem ao critério da diversidade da produção audiovisual brasileira.

Com mais esse lançamento, a Programadora Brasil chega a 700 títulos, divididos em 214 programas, à disposição dos mais de 1500 pontos de exibição audiovisual associados. Para conhecer as obras que compõem o catálogo da Programadora e saber como se associar acesse o site. E para saber mais sobre o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, aqui

Um comentário:

michelle disse...

Foi super bem aceito Matinta aqui em brasilia! Muita gente dizendo q foi o melhor filme da noite.