2.6.11

Armando Sobral leva para Brasília projeto inspirado no Ver-o-Peso

O artista abre, nesta quinta-feira, 02, às 19h, na Galeria Fayga Oatrower, no Complexo Cultural da Funarte - Eixo Monumental - a exposição “Labirinto Ver-o-Peso ”, Prêmio Funarte de Arte Contemporânea


A beleza, o aroma e os sabores do mercado do Ver-o-Peso, um dos mais badalados pontos turísticos de Belém do Pará, inspiraram o artista plástico Armando Sobral, em seu mais recente trabalho. Vencedora do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea, a exposição “Labirinto Ver-O-Peso” poderá ser vista a partir desta quinta-feira, 02 de junho, na Galeria Fayga Ostrower, no Complexo Cultural da Funarte, em Brasília (DF).

A exposição reúne xilogravuras em grandes dimensões e esculturas em cerâmica. Duas imagens rotineiras do mercado popular emprestam forma e valor ao projeto: as Mantas, carnes de pirarucu dependuradas nos antigos açougues (que foram desativados) e as Urnas, herança da ancestralidade indígena ainda presente na prática da cerâmica utilitária. Vale ressaltar que ceramistas de Icoaraci (localidade próxima à Belém) produziram, mediante protótipo, as urnas para a série das esculturas.

Manta
O atual projeto, segundo o artista plástico Armando Sobral, dá continuidade a uma pesquisa, que começou há mais de dez anos. A partir de referências locais, ele busca novos procedimentos e processos. A exposição “Labrinto Ver-O-Peso” ficará em cartaz, na Funarte Brasília, até 31 de julho.

Localizado no centro histórico de Belém, às margens da Baía de Guajará, o Mercado do Ver-o-Peso forma com as construções que datam do período colonial o mais importante complexo arquitetônico e paisagístico da cidade. Na maior feira livre da América Latina são encontrados peixes de água doce, carnes, frutas e legumes regionais, artigos religiosos e ervas medicinais.

O artista - Graduado em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (SP), Armando Sobral participou de diversas mostras nacionais e internacionais. Atualmente, presta assessoria para instituições culturais do Estado na área de políticas públicas. Foi professor da Universidade Federal do Pará entre os anos de 2003 e 2005 e gerente geral de Artes Visuais do Instituto de Artes do Pará entre 2007 e 2010.

Atelier do Porto - Atualmente, ele também faz parte do Coletivo de Artistas do Atelier do Porto, que neste final de semana promove uma palestra com a curadora local do Rumos Itaú Cultural, Vânia Leal, que aboradará a experiência de curadoria, além de dar orientações para a montagem dos dossiês visuais dos artistas. O Rumos patrocina artistas emergentes em todo o país. 

A palestra acontece neste sábado, 04, às 10h. O Atelier do Porto, localizado no centro histórico de Belém, fica na Rua Gurupá, 104, na Cidade Velha e abre ao público sempre nos finais de semana. Armando, que está em Brasília para a abertura de sua exposição, mas logo estará de volta a Belém para participar do evento.

Sobre o Prêmio - Com investimento total de R$ 930 mil, o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2010 – Ocupação dos Espaços Funarte selecionou 15 projetos para ocupar os espaços da instituição no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e Brasília. O objetivo da premiação é estimular a multiplicidade e a diversidade de tendências e linguagens no campo das artes visuais.

Mais informações: (61) 3322 2076/ 3322 2029

Nenhum comentário: