3.6.11

Boi de Máscaras e cinema de animação garantem diversão neste domingo

O primeiro domingo da quadra junina chega com duas ótimas atrações para o público que deseja colocar o bloco na rua desde as primeiras horas da manhã. 

Na Praça da República, a alegria do Boi Faceiro, de São Caetano de Odivelas, dará um colorido especial à programação do projeto Música Para Todos. Enquanto isso, bem pertinho dali, o lançamento do DVD Miritis de Andrei Miralha, no Cinema Olympia, é a escolha certa para crianças e adultos.

O Boi Faceiro é um sucesso, garanto. Não há quem não se encante com suas marchinhas e brincadeiras de seus Pierrôs e Cabeçudos, representantes legítimos da cultura do município. A caravana chega logo cedo e já começa a animar o público, mas a programação oficial inicia mesmo às 10h. 

Já o  DVD “Miritis”, projeto de Andrei Miralha, além de um documentário e do curta já conhecido do público, “Admirimiriti” (2005), traz a animação 'Nossa Senhora dos Miritis', inédita e selecionada para a mostra competitiva Infantil do Anima Mundi deste ano, que acontece no Rio de Janeiro de 15 a 24 de Julho e em São Paulo de 27 a 31 de Julho. O lançamento no Olympia inicia às 10h30. Acredito que dê para curtir as duas coisas. Vamos por partes...

Boi de Máscaras - Expoente da cultura dos bois de máscaras, o Faceiro é um fruto de um trabalho que iniciou em 1937, sob a orientação de Epaminondas de Souza Chagas. A tradição foi interrompida, mas retomada enm 1998, complentando agora 13 anos  de retomada.

Desde então, na primeira sexta-feira de junho ele sai às ruas do município. É isso que vai acontecer hoje, logo mais, a partir das 17h, no em São Caetano de Odivelas. No ano passado, o Holofote Virtual, parceiro da associação Mestre Bené, esteve pessoalmente participando da brincadeira e foi emocionante.

O Boi Faceiro vem sendo, há alguns anos, um dos principais motivadores do movimento de revitalização da brincadeira do boi de máscaras, que tem como grandes aliados a própria Associação Mestre Bené, além do Grupo Art da Terra e de Mestre Dorrêis que assina a cofecção de seus bonecos.

Outra iniciativa importante foi a aprovação de um projeto, em 2009, que tornou a associação Mestre Bené o Ponto de Cultura Boi de Máscaras, desenvolvendo um trabalho artístico e social que enfatiza a produção e o repasse de conhecimento desta manifestação. De acordo com Rondi Palha, da associação, e vereador do município, a situação do Ponto está sendo regularizada e as ações que nunca foram interrompidas, trarão novidades no segundo semestre.

Mas neste domingo, 05, o público de Belém também terá oportunidade de brincar ao vivo e à cores com o Faceiro. A apresentação dá início a uma série de outros eventos que serão realizados pelo Música para Todos prepara, projeto realizado pela MUSIKART Produções Culturais, com patrocínio da Vale e do Ministério da Cultura, além do apoio da Prefeitura Municipal de Belém e da Fundação Cultural Tancredo Neves.

DVD Miritis - Os brinquedos de Miriti feitos com extrema delicadeza por artistas do município de Abaetetuba e que encantam crianças e adultos, principalmente, durante o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, ganharam vida pelas mãos dos animadores paraenses sob a direção de Andrei Miralha, autor das animações 'Admirimiriti', 'Nossa Senhora dos Miritis' e do documentário Miriti-Miri, que tem os brinquedos de miriti como temática.

Premiado no edital de Curta-Metragem - Gênero Animação do Ministério da Cultura, “Nossas Senhora dos Miritis” foi concluído este ano e conta a história de uma artesã de brinquedos de miriiti que faz uma promessa de fazer sozinha uma procissão do Círio com seus bonecos de miriti. Ela, no entanto, acaba dormindo e um milagre acontece.

Andrei conta que essa foi a primeira vez que faz um filme com personagens que falam. “Foi uma experiência nova e até mesmo divertida, trabalhar com as atrizes como a Ester Sá(Dona Neneca), Andréia Rezende(Nena, a neta) e o locutor Roberto do Vale(radialista) na criação e gravação composição dos personagens do filme".

"Miriti-Miri" - Documentário sobre os tradicionais brinquedos de miriti que mostra, de forma divertida e dinâmica, todo o encanto e beleza deste importante ícone da cultura paraense.

O curta que tem ilustrações de Otoniel Oliveira e imagens do fotógrafo Renato Chalu, com texto do ator e escritor Adriano Barroso, trás uma narrativa bem lúdica, entre rimas, informações e exclamações, narradas pelo ator André Mardock. Segundo Andrei Miralha "a ideia era mesmo fazer um documentário bem leve e dinâmico que pudesse atrair a atenção de crianças, jovens e adultos e que pudesse ser apresentado em escolas", pondera.

A trilha sonora dos três filmes foram compostas pelo músico André Moura, que compôs a canção 'Miri Miriti" especialmente para o documentário, interpretada pela atriz Ester Sá. As músicas são bem ritmadas e diversificadas passando por levadas bem paraenses, como o carimbó e a guitarrada o que dá um clima bem divertido aos filmes.

Acesse a chamada do DVD no Youtube.

Nenhum comentário: