13.6.11

“O Pequeno Grande Aviador” no Teatro Cláudio Barradas

A obra mais conhecida do escritor francês Saint-Exupéry serviu de inspiração para mais uma das novas montagens do Grupo de Teatro Universitário da ETDUFPA. Baseado em “O Pequeno Príncipe”, o espetáculo explora personagens cheios de simbolismos e mostra ao público as descobertas de um pequeno aviador.  A estréia é nesta segunda-feira, 13, às 20h, no Teatro Cláudio Barradas.

Quase todo mundo já leu ou ao menos conhece algumas de suas histórias, mas a dramaturgia preparada para o espetáculo utiliza-se das peripércias do Pequeno Príncipe para remeter-se ao próprio autor Saint- Exupéry, quando criança. Logo, a trama conduz o público pela viagem do personagem por um planeta invisível, em que ele aprende coisas que acabam transformando o seu modo de ver o mundo e as suas relações com as pessoas. 

O processo, colaborativo, contou com o toque pessoal e a emoção de cada integrante do grupo. Na cena, um “Pequeno Príncipe” inicia sua viagem interplanetária onde encontra alguns dos amigos que também estão no livro, como a rosa e os vulcões, mas ainda que guarde muitas semelhanças com a obra de Exupéry, a peça traz significativas diferenças do texto original.

Segundo Ives Oliveira, “o que se pode observar no palco é a trajetória do Pequeno Príncipe hibridizada à vida dos fazedores da cena, resultando numa quimera, num coquetel, num pout-pourri de forte apelo poético”, pontua o dramaturgo.

A montagem também marca a estréia da atriz Ana Marceliano como diretora, e conta com um elenco que mescla atores iniciantes com outros que possuem mais experiência, o que colaborou para o crescimento pessoal e profissional de toda a equipe. Além da encenação, o espetáculo cresce pontuado pela trilha musical composta e executada pelos atores-músico Luciano Lira e Armando de Mendonça.

O Pequeno Grande Aviador e o Planeta o Invisível é um convite ao espectador a encontrar sua criança interior, e poder usar os “olhos” desta para enxergar o espetáculo - e porque não a sua vida? - e repensar o quão simples tudo pode ser. 

Ficha Técnica

Direção Geral: Ana Marceliano
Direção Musical e Trilha: Armando de Mendonça e Luciano Lira
Direção de Vídeo: Enoque Paulino e Krishna Rohini
Dramaturgia: Ives Oliveira
Elenco: Antônia Costeseque, Armando de Mendonça, Enoque Paulino, Ivanilde Silva, Ives Oliveira, Krishna Rohini, Leonardo Bahia, Luciano Lira, Maycon Douglas, Raissa Araújo, Rayme Renata, Rejane Lima, Renan Delmontt, Rodolpho Sanchez, Thainá Oliveira, Victória Braun.
Produção: Alyne Góes e Fábio Limah
Cenografia, Figurino, Iluminação e Visagismo: Rejane Lima e Ivanilde Silva
Confecção de Figurino: França Lima, Maria Ivete, Solange Maia e Telma Lima
Coreografia: Ives Oliveira e Renan Delmontt
Letras: Antônia Costeseque, Armando de Mendonça e Luciano Lira
Assessoria de Imprensa: Leandro Oliveira
Projeto Gráfico: Raíssa Araújo e Starllone Souza
Curadoria: Aníbal Pacha, Cláudio Dídima, Iara Souza, Olinda Charone e Wlad Lima 


 Serviço
O Pequeno Grande Aviador e o Planeta do Invisível. De 13 a 16 de junho. 20h. Teatro Cláudio Barradas (Rua Jerônimo Pimentel, esquina com Rua Dom Romualdo de Seixas). R$20 (com meia entrada). Informações e ingressos antecipados: 91 8873.4141/8386.6146, pelo e-mail gtu.aviador@gmail.com ou pelo twitter @gtuaviador.

(com informações de Leandro Oliveira da assessoria de imprensa do GTU)

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns Cigana! De longe, sempre torço muito por ti. Merda para todos aí.