20.6.11

Documentário sobre Nana Caymmi ganha única exibição em Belém

Naturalizado suíço, o francês Georde Gachot também dirigiu “Maria Bethânia: Música é Perfume. Desta vez, ele faz homenagem a outra importante intérprete da música brasileira, no documentário Nana Caymmi em Rio Sonata (Suíça/França, 2010), que poderá ser visto somente nesta terça-feira, 21, no Cine-Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, a partir das 21h.

Filha de Dorival e irmã de Dori e Danilo Caymmi, Nana é sondada a partir de entrevistas com familiares parceiros como Maria Bethânia, Erasmo Carlos, Dorival Caymmi, João Donato, Milton Nascimento e Gilberto Gil, de quem foi namorada, nos anos 1960.

O filme mostra a capital carioca menos ensolarado que de costume. Em sequências de densa beleza, o cineasta usa imagens de um Rio de Janeiro nublado e sombrio para ilustrar como as canções do repertório da cantora tendem à tristeza. 

No elenco, grandes nomes da música brasileira como Maria Behtânia, Erasmo Carlos, Dori Caymmi, Dorival Caymmi, Nana Caymmi, João Donato, Gilberto Gil, Antonio Carlos Jobim e Milton Nascimento fazem suas contribuições à obra. O documentário, que já foi mostrado no ano passado no Festival de Cinema do Rio e estreou em algumas capitais, este ano, vem dividindo a crítica em determinados aspectos, mas de forma geral agrada. 

Na opinião de Demetrius Caesar, “o adocicado documentário não se aprofunda na análise da carreira de Nana. Apesar de uma pesquisa de imagens requintada (o ponto alto do filme) e de narrar pontos importantes da trajetória da artista, Gachot, um apaixonado pela música brasileira, não se distanciou do objeto e seguiu a feitura do último CD de Nana, Sem Poupar Coração”.

Fabricio Duque, do Vertentes do Cinema, diz que o filme contempla antigos fãs, acaba ganhando outros e cita que “logo de início, as músicas e imagens nostálgicas – e de resignação existencial – pululam a tela, mesclando o amadorismo pessoal – e cotidiano – com o mundo que Nana vive, englobando seus shows, seus seguidores, seus ensaios, suas gravações e seus óculos”.

O diretor - Georde Gachot nasceu na França, em 1962. Em 1970, mudou-se para a Suíça, onde estudou Engenharia Elétrica, formando-se em 1988. Paralelamente, dedicou-se à sua paixão por piano e musicologia. Em 1985, começou a trabalhar para o selo Naxos, onde dirigiu diversos filmes sobre compositores e cantores clássicos europeus. Em 2005, realizou Maria Bethânia, Música É Perfume, vencedor do Prêmio Especial Cubadisco no Festival de Havana.

Ficha Técnica
Direção: Georges Gachot
Roteiro: Georges Gachot
Depoimentos: Dorival Caymmi, Nana Caymmi, Maria Bethânia, Erasmo Carlos, João Donato, Gilberto Gil, Antônio Carlos Jobim, Milton Nascimento
Fotografia: Pio Corradi, Matthias Kälin
Edição: Ruth Schläpfer
Produção: Georges Gachot
Distribuidora: Imovison
Duração: 85 minutos
País: Suíça / França
Ano: 2010

Nenhum comentário: