12.6.11

Marcos Puff participa de festivais de jazz na França e em Montreux na Suíça

O saxofonista Marcos Puff (foto: Bruno Pellerin)
Este ano o Baiacool Jazz Festival, confirmado para o mês de julho em Salinas, não vai contar com a presença de todos os anos do saxofonista, que embarca nesta segunda-feira, 13, para a Europa, onde cumprirá uma agenda intensa de apresentações que irão até o dia 23 de julho, em turnê por cidades do sul da França e em Paris, além de uma participação no Festival de Jazz de Montreux, na Suíça.

Na França, Puff tocará em festivais que acontecem nas cidades de Montpellier, Nimes, Marseille e Paris, dos quais já participaram grandes nomes do cenário mundial do jazz, como Chucho Valdea (Cuba), Chick Corea (USA) e John Pizzarelli (USA), entre tantos outros.

No Festival de Jazz de Montreux, ele se apresenta nos dias 09 e 10, na programação do Brasil Tropical Boat, com a banda Mazombo, criada pelo guitarrista e compositor paulista Michelangelo Pagnano, que há mais de 30 anos está radicado na Europa. O grupo reorganiza a tradicional música brasileira, combinando ritmos da batucada do samba e do frevo com as sonoridades do jazz, funk e reggae.

Mistura que tem tudo a ver com Marcos Vinícius Rodrigues Cardoso, o “Marcos Puff”, referência da música paraense, e que traz em sua trajetória participações em diferentes grupos e coletivos, passando pela Banda 31 de Agosto de Vigia, por conjuntos de carimbó, como a Banda da Terra e outros grupos tradicionais de Bois e Pássaros Juninos.

Com Minni Paulo e JJ Jackson
O músico foi 1º clarinete da Orquestra Sinfônica do Teatro da Paz (2006/2008), já tocou em companhia de artistas regionais, nacionais e internacionais, como Billy Blanco, Mestre Verequete, Ivan Lins, Hebe Camargo, Guinga, J.J. Jackson (USA), Ian Guest (USA), Arismar e Tiago do Espírito Santo. E ainda com Toninho Horta, Vadim Klokov (RUSSIA), Minni Paulo, Ney Conceição, Robertinho Silva, Lucinha Bastos e outros grandes artistas.

Ele que inicia seus estudos no Clube Musical União Vigiense, aos 11 anos, não demorou a se afirmar na profissão que escolheu. De 1994 a 2007, foi professor de saxofone no conservatório Carlos Gomes e depois assumiu o ensino de música na Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA). Desde então vem desenvolvendo trabalhos na área de formação técnica do saxofone. Em abril deste, por exemplo, ele ministrou oficinas de técnicas de improvisação no 1º Encontro de Saxofones do Amapá.

Foi por lá também, que em 2008, Puff ganhou dois prêmios no Festival de Música Instrumental de Macapá (FEMINSAP), sendo um o 1º lugar com a composição de Nêgo Nelson e um 2º lugar, com composição de Jacinto Kawage. No Fórum Social Mundial em Belém do Pará tocou para presidentes de países Latino-Americanos e em 2009 foi convidado para ministrar oficinas no 7º jazz festival de Joinville em Santa Catarina.

Para esta viagem à Europa, o músico contou com vários apoios como o do amigo Marcos Borges, da prefeitura Municipal de Vigia, Universidade Federal do Pará (UFPA) e Escola de Música(EMUFPA), do Instituto de Ciências das Artes (ICA/UFPA), escola de idiomas CCAA, Dep. Federal Arnaldo Jordy, Profº Marton Maués e da Fundação Cultural Tancredo Neves, através de seu presidente, Nilson Chaves e de sua diretora de cultura, Lucinha Bastos.

“Agradeço a todos pelo apoio cultural para a realização desta turnê, onde representarei a cidade de Vigia (PA), o Pará e nosso Brasil”, diz o músico, que até ano passado foi diretor do Teatro Experimental do Pará Waldemar Henrique e hoje continua músico da Amazônia Jazz Band, trabalho que executa desde 1994.

Nenhum comentário: