16.6.11

“Sexta Cultural” traz o Mundé Qultural de volta ao Coisas de Negro

Icoaraci, um paraíso perto de toda correria do centro e pólo incondicional de artesanato. Lugar também que já é tradicional e conhecido pelo Espaço Cultural Coisas de Negro, lar que abriga uma roda de carimbó sagrada há mais de uma década e que mostra seu valor e significância no cenário cultural paraense. 

É no “Coisas”, que nesta sexta feira, dia 17, rolará a 4ª edição da Sexta - Cultural. Se o nome não é dos mais autênticos, a proposta é firme em juntar, misturar e promover um bom encontro entre as vertentes da arte. 

Nesta edição, o público vai conferir a exposição de fotos do Coletivo Gritaocorpo, as sonoridades do MC Deivid, o reggae roots do DJ Cury Pedra, a peça “Em algum lugar de mim” da Cia. Avuados de Teatro e os sons dos Grupos Mundé Qultural e Casa de Folha.

O espetáculo dos Avuados já foi mostrado na Casa dos Palhaços e no espaço A Casa da Atriz, em Belém, lotando os dois espaços. Após as apresentações, o grupo busca as impressões do público e cada fala serve como material precioso de pesquisa para os atores Dario Jaime, Fabrício Sousza e Rosilene Cordeiro, e para o diretor Mailson Soares. 

O Coisas de Negro é mais um espaço que os recebe, mas a idéia é circular cada vez mais com este espetáculo que sem dúvida vem integrar a nova cena do teatro paraense em sua essência experimental e contemporânea.

Mundé - Outra grande e esperada atração da noite é o Mundé Qultural, que surgiu há oito anos, neste mês de junho, e inovou o cenário da música paraense criando um estilo próprio, fazendo uma leitura de ritmos utilizando como base o curimbó (instrumento usado no CARIMBÓ) e tendo como metal sons de Guitarra, Bandolim e o peso do som do Contra Baixo o Grupo criou seu estilo e ao longo destes anos conquistou seu público cativo.

O vi pela primeira vez, em 2005, num festival de música em Algodoal e a última, em 2009, em uma apresentação no Fórum Social Mundial, em Belém, onde mais uma vez arrebatou o público. O grupo está de volta às apresentações, depois de uma pequena parada, necessária para o aprofundamento de sua pesquisa sonora.

“Esperamos que o público goste e prestigie o som, que promete ser muito bom. Icoaraci e Belém como um todo gostam do Mundé e vão curtir, tenho certeza. Acabamos de ensaiar e é certo que a sonoridade do Mundé se torna cada vez mais poderosa, todos perceberão elementos do reggae e samba de cacete em músicas como Chegança Cabocla, Tambor e Capitão do Mato”, diz NegoRay, vocalista e percussionista do Mundé.

Estreia - A programação também traz estreia, com o Grupo Casa de Folha, premiado pelo Edital de MicroProjetos Amazônia Legal da Funarte/Minc e, mesmo sem ter recebido ainda o seu pagamento, se apresentará e promete cativar quem assistir.

“Tocaremos coisas que ouvimos e gostamos, além é claro de poder bater um papo e trocar idéias com a galera do Mundé que é uma de nossas referências. A noite promete ser muito boa!” diz André Butter, violonista do Grupo casa de Folha.

Serviço
Sexta Cultural no Espaço Cultural Coisas de Negro (Av. Lopo de Castro 1081), a partir das 21h. Ingressos: R$ 3,00 até as 23h. Informações: 8197 6069/8250 1045. 

(com  informações de André Butter)

Nenhum comentário: