8.6.11

História (s) do cinema no Casarão Cultural Floresta Sonora

A APJCC - Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema - o em parceria com o Casarão Cultural Floresta Sonora iniciam, no dia 27 de junho, o Curso de História (s) do Cinema, a ser ministrado por Miguel Haoni. Em 20 horas de aula, serão abordados o Cinema Clássico Hollywoodiano, o de Vanguarda, nos anos 20 e, claro, não poderia faltar, o Cinema Novo Brasileiro. As inscrições estão abertas. Leia agora o que Haoni diz sobre o curso. No final do texto, encontre no serviço, o telefone de contato e outros detalhes para participar.

Há mais de cem anos, o cinema acompanha, registra e encanta homens e mulheres pelo mundo inteiro. Sua trajetória muitas vezes confunde-se com os próprios movimentos perpetrados pelo homem contemporâneo. 

Nossas vitórias, medos, paixões e misérias foram por vezes, filmadas e projetadas como imagens em movimento. Por conta disto e de seu inestimável valor intelectual e estético, o Cinema configurou-se como a maior contribuição artística do século XX, o que não significa que seja visto, nos dias de hoje, como tal.

A realidade prática nos coloca diariamente em presença de imagens em movimento. Seja na TV, no computador e até mesmo em filmes, o ritual de fruição estética da linguagem audiovisual é gradualmente vulgarizado. A exemplo disso temos o crescimento avassalador do mercado de DVDs piratas que em sua grande maioria, dispõe de um catálogo extenso de títulos lastimáveis, filmes sem valor.

A Felicidade não se compra!
Tal condição torna premente a necessidade de um estudo detido e minucioso sobre o Cinema enquanto linguagem artística. Neste sentido apresenta-se o Curso de História(s) do Cinema, aqui dividido em três unidades (Cinema Clássico Hollywoodiano, Vanguardas de 20 e Cinema Novo Brasileiro) e cinco aulas que dão conta de grandes períodos na linha evolutiva da sétima arte.

Inspirado no tripé aula (aula expositiva e debate crítico), filme (visualização de trechos e 3 longas metragens referentes às unidades do curso, a saber: "A Felicidade não se Compra" (Frank Capra), "Metrópolis" (Fritz Lang) e "A Falecida" (Leon Hirszman) e texto (3 textos importantes para cada unidade, compõem uma apostila) o curso segue obedecendo mais à dinâmica das aulas do que um roteiro programático de ferro. A atividade culmina com a entrega de certificados (20 horas) emitidos pela Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema.

Metrópolis - Vanguarda dos anos 20.
A opção por uma perspectiva histórica não apenas dinamiza a abordagem do objeto estudado, mas também permite questionamentos fundamentais nesta empreitada: Quais foram as permanências e modificações na linguagem cinematográfica ao longo dos anos? Qual o papel das vanguardas e dos movimentos conservacionistas nesta história? Quais as principais escolas estéticas? Qual a ligação entre o cinema e a sociedade através do tempo? Estas perguntas serão a base norteadora do curso aqui apresentado.


Serviço
Curso de História (s) do Cinema. De 27 de junho a 1° de julho (segunda a sexta), das 9h às 13h no Casarão Cultural Floresta Sonora – Rua 13 de maio, 363 - Comércio - entre Frutuoso e Campos Salles. Investimento: R$ 50,00. Informações e inscrições pelo fone: 8717-9683. Vagas limitadas. Realização: APJCC e Casarão Cultural Floresta Sonora. Apoio: Cineclube Amazonas Douro.

Nenhum comentário: