11.6.11

Cor da Pátria comemora a maior idade neste domingo

A festa dos 18 anos do programa reúne poetas que mantêm viva a prática da declamação, além de música e dança, compondo uma Serenata de Amor e Poesia como presente ao público no Dia dos Namorados.

Criado por Renato Gusmão, o Cor da Pátria foi apresentado ao público em 1993 e seria mais tarde a concretização de um desejo nutrido pelo artista: integrar a música ao seu trabalho poético e vê-lo interpretado por expressivas vozes de cantores da região, além disso, misturar outros segmentos culturais produzindo encontros que ajudasse a intensificar trabalhos coletivos, focalizando a arte de um modo geral.

Por isso, ao comemorar mais um aniversário, o Programa Cor da Pátria convida dois grupos de poetas que compartilham os mesmos ideais. O Instituto Extremo Norte Extremo Norte, fundado em 2009, que vem defendendo a integração entre escritores e público através de saraus, rodadas de bate papo e seminários em vários espaços da cidade.

E o grupo Malta de Poetas Folhas e Ervas, que já tem mais de 20 anos de atuação em Belém . O Malta surgiu em 1984 na Feira do Açaí dentro do projeto Pôr-do-Som e se intitula como “uma trupe, na verdade uma corja de poetas que anda pelas cidades do Brasil provocando a todos com poesia e lucidez”.

Do Extremo Norte, fazem parte, entre outros, os poetas Rui do Carmo, na presidência, e Rita Melém, na vice-presidência, tendo como um de seus colaboradores, o próprio Renato Gusmão, também poeta e letrista. Integram a Malta, entre outros, Antônio Juracir Siqueira, Benilton Cruz, Heliana Barriga, Onna Alphe Agaia, Roseli Sousa, Walber Pereira e Edvandro Pessoato.

Música e dança - Para acompanhar toda esta poesia, nada menos que as irmãs musicistas Leandra e Patrícia Vital (excelentes) e a cantora Nanna Reis, além da Cia. Lana Santos de dança de salão. Serão mais de vinte artistas no palco reunidos para declamar, cantar, tocar e dançar, fazendo desse espetáculo uma grande festa do amor, além de estimular e fomentar a produção de eventos de poesia com a música, com a dança e outras expressões artísticas.

Renato Gusmão
Cor da Pátria – Desde que foi criado, o programa já realizou inúmeras ações, como o lançamento dos CDs Sumanos (1997) e Dos Zens (2005); dos livros Palavras no Tempo (2002) e Café com Angu – Crônicas e Outros Poemas, (2007).

Renato é produtor cultural, poeta, escritor e compositor paraense e traz na trajetória participações no Festival da Música Brasileira da Primeira Bienal Internacional de Belém e Festival de Música da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. O artista também esteve presente em júris de Festivais dos Servidores do Estado/ PA-SERVIFEST; Mostras de Músicas e Intérpretes da Escola de Música da UFPA. Em 2007 recebeu prêmio Baile dos Artistas como Destaque na Literatura Paraense (2007).

Serviço
Serenata de Amor e Poesia vai acontecer no Teatro Margarida Schivasappa, no CENTUR, dia 12 de junho de 2011, às 20h. Ingresso: R$ 10,00.

Nenhum comentário: