20.6.11

Palco Giratório do Sesc em Belém e Castanhal

Nesta segunda inicia em Belém a programação do Palco Giratório, projeto de crculação do Sesc,  que até dia 23 também estará em Castanhal, com o objetivo de difundir e descentralizar as artes cênicas produzidas no Brasil. O projeto recebe desta vez a Cia. Namakaca, de São Paulo.

Após trabalhar por mais de sete anos com os maiores grupos de circo contemporâneo de São Paulo, os palhaços César “Cara de Pau”, “Montanha” Carvalho e Cafi Otta uniram-se para formar o Namakaca, pretendendo ampliar, contribuir e preservar, através de pesquisas contínuas, os horizontes da linguagem do palhaço brasileiro.

Além de participar de festivais de circo e teatro do Brasil, o grupo integrou o elenco do longa metragem “O Contador de Histórias”, de Luis Villaça, e participou do espetáculo da Cia. Teatro Dança Ivaldo Bertazzo “Noé, Noé, Deu a Louca no Convés”.

Em Belém, o grupo ministrará duas oficinas (dia 20/06) voltadas às técnicas circenses e apresentará o espetáculo “É Nóis na Xita” (dias 21, 22 e 23/06), que já recebeu diversos prêmios no Brasil, entre eles o de Melhor Espetáculo de Rua e Melhor Atuação em Espetáculo de Rua no 1º Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora.

Oficinas - A oficina “Técnicas circenses, pirâmide humana e malabarismo com bolas” abordará técnicas de palhaço, pirâmides humanas e malabarismo com bolas. 

As atividades são direcionadas para pessoas com ou sem experiência anterior, e podem ser praticadas por crianças a partir dos 8 anos de idade, adolescentes e adultos. 

Utilizará jogos corporais, jogos cooperativos e vivências técnico-circenses para o desenvolvimento dos exercícios, possibilitando assim, segurança para o aumento gradativo da dificuldade das propostas e fixação do aprendizado de movimentos circenses básicos fundamentais.

No dia 20/06 - Ginásio do SESC Doca (Rua Senador Manoel Barata, 1873) – das 08h00 às 12h00, Oficina para crianças (a partir de 8 anos) e adolescentes; das 15h00 às 19h00, Oficina para jovens e adultos. Os alunos podem levar seus próprios equipamentos circenses. Ministrantes: André Carvalho, Cafi Otta e César Lopes.

Espetáculo - O espetáculo infanto-juvenil “É Nóis na Xita”, que recorre intensivamente ao humor, mostra o convívio entre três personagens (Cara de Pau, Montanha e Cafi) que disputam os aplausos do público, aceitando os próprios equívocos como fonte de inspiração e improvisação.

Além de truques de malabarismos, monociclos, acrobacias, equilibrismos e palhaçadas, o espetáculo é também musical, brincando com ritmos tipicamente brasileiros e instrumentos da cultura popular como cavaquinho, o pandeiro e a percussão. Graças a uma montagem rápida e versátil, o espetáculo “É Nóis na Xita” transforma qualquer lugar em um verdadeiro picadeiro!

Dias 21 e 22/06, às 16h00 - No SESC Doca (Rua Senador Manoel Barata, 1873). Dia 23/06, às 20h00 - Na Praça Matriz da Igreja de São José (Alameda São José, 10 - Castanhal). Classificação etária: livre; Duração: 45 minutos; Gênero: Circo, teatro de rua. Ficha técnica: Alexandre Roit: direção; André “Montanha” Carvalho, Cafi Otta e César “Cara de Pau” Lopes: atuação, percussão, cavaquinho e vocal; Fernando Nicolini: contra-regra; Grupo Namakaca: figurinos e cenário.

Nenhum comentário: