19.6.12

Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare em Belém

Um dos expoentes do teatro nordestino contemporâneo, o Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare estará em Belém esta semana para  realizar uma vivência, na sexta-feira, 22, das 9h às 13h, na Casa da Linguagem, e apresentar, no sábado, 23, o espetáculo “Sua Incelença, Ricardo III”, no Forte do Castelo, às 21h. Tudo com entrada franca. É imperdível. Em turnê pelo país, o grupo já esteve em Teresina (PI), São Luís (MA) e depois da capital paraense ainda seguirá para Palmas (TO). 

Baseado no drama histórico Ricardo III, de William Shakespeare, Sua Incelença, Ricardo III foi um dos vencedores do Prêmio ProCultura de Estímulo ao Circo, à Dança e ao Teatro, realizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic) e da Fundação Nacional de Artes (Funarte). 

Nesta montagem, a peça ganha as ruas através do universo lúdico do picadeiro do circo, dos palhaços mambembes, das carroças ciganas, criando uma ponte entre o sertão nordestino e a Inglaterra Elisabetana. É ambientada no final da Guerra das Rosas, durante o conflito sucessório pelo trono da Inglaterra ocorrido entre 1455 e 1485. 

No início do primeiro ato, Eduardo IV, yorkista, é rei; mas seu irmão, Ricardo, Duque de Gloucester, planeja usurpar o trono, nem que para isso tenha que provocar intrigas, matar aliados, amigos e parentes e faltar com a própria palavra. Para realçar a deformidade moral de Ricardo, Shakespeare o constrõe inclusive com uma deformidade física.

No espetáculo dirigido por Gabriel Villela, a fábula britânica e universal ganha a rua através do universo lúdico do picadeiro do circo, dos palhaços mambembes e das carroças ciganas, criando um diálogo entre o sertão nordestino e a Inglaterra Elisabetana. Às “incelenças” (excelências), gênero musical tipicamente nordestino, é agregado o rock clássico inglês – um tempero especial, com citações de bandas como Queen e Supertramp. 

O figurino também evidencia essa miscelânea de cultura e época, que marcam o espetáculo. No figurino, indumentárias nordestinas de couro, cipó e outros materiais típicos da região se misturam às sedas e tecidos nobres de diversos países.. Vivência - Além da encenação do espetáculo, em cada cidade, o grupo irá promover uma vivência artística com o público.

Em Belém ela acontecerá no dia 22 de junho, a partir das 9h, na Casa da Linguagem, para um público com idade mínima de 16 anos, focando pessoas ligadas ao fazer artístico e interessadas em conhecer a metodologia de trabalho do grupo. As inscrições podem ser feitas pelo email produtorescriativos@gmail.com. Em julho, na etapa final do projeto, as apresentações serão nas cidades de Fortaleza (CE) e Mossoró (RN). 

Dirigido por Gabriel Villela, o espetáculo do grupo Clowns estreou em novembro de 2010, no Rio Grande do Norte, passando pelas cidades de Natal, Santa Cruz, Assu e Currais Novos. Sua estreia nacional aconteceu na 20ª edição do Festival de Teatro de Curitiba, em março do ano passado, e, desde então, Ricardo III já circulou por grande parte do país, participando de importantes festivais de teatro como 18º POA em Cena e o Tempo Festival, no Rio de Janeiro, onde foi encenado no Complexo do Alemão. Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Goiás também já prestigiaram o espetáculo. 

Em janeiro de 2012, os Clowns embarcaram para o Chile, onde participaram com Sua Incelença, Ricardo III do Festival Internacional Santiago a Mil 2012. O grupo realizou oito apresentações do espetáculo nas cidades de Talca, Antofagasta e na capital, Santiago. 

Sobre o Grupo Clowns de Shakespeare - Fundado em 1993 em Natal, no Rio Grande do Norte, o Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare desenvolve um trabalho de pesquisa teatral com foco na construção da presença cênica do ator, musicalidade da cena e do corpo, e no teatro popular, sempre numa perspectiva colaborativa. Mesmo sem trabalhar diretamente com palhaço, a técnica do clown está presente na sua estética. 

Ficha Técnica - Direção: Gabriel Vilela. Elenco: Camille Carvalho, Dudu Galvão, César Ferrario, Joel Monteiro, Marco França, Paula Queiroz, Renata Kaiser e Titina Medeiros. Assistência de direção: Ivan Andrade e Fernando Yamamoto. Texto original: William Shakespeare. Adaptação dramatúrgica: Fernando Yamamoto.  A produção local é dos Produtores Criativos.

Informações: (91) 8198.9394 (tim) / 8805.0595 (oi) / 9111.2076 (vivo). APOIO: Governo do Estado do Pará/SECULT/ Fundação Tancredo Neves/Hotel Hilton Belém/Hiléia/Refry/Blog Holofote Virtual. Saiba mais: http://www.youtube.com/watch?v=n5SoYJXG98o&feature=player_embedded 

Serviço
Apresentação do espetáculo teatral "Sua Incelença, Ricardo III", no Forte do Castelo, em 23 de junho, às 21h. Entrada Franca. Grupo Clowns de Shakespeare (Natal/RN). Vivência (4h) com o grupo Clowns de Shakespeare (Natal/RN), em 22 de junho, de 9h às 13h, na Casa da Linguagem (Av. Nazaré, 31).

Nenhum comentário: