28.6.12

"A Paixão de Dionísio" no anfiteatro da República

A história do teatro contada de forma didática, lúdica, descontraída e muito debochada. Esse é o mote central para a história de “A Paixão de Dionísio”, espetáculo do Grupo de Teatro Universitário da UFPa, dentro do seu núcleo de rua, que realiza sua temporada de estréia nesta sexta 29 e segue no dia 30,  às 20h, encerrando temporada no dia 1º de julho, às 17h, no anfiteatro da Praça da República. 

Inspirado na obra O teatro explicado aos meus filhos de Bárbara Heliodora, escrito e dirigido por Ana Carolina Marcelino, o espetáculo conta a história do teatro ao longo dos tempos, ambientado no cotidiano simples do típico dia-a-dia de Belém do Pará. 

Concebida para a rua, a peça também conta a história do teatro ocidental desde os tempos dos rituais até as paixões de cristo apresentadas em Belém do Pará e em todo o Brasil na atualidade. Nele, um vendedor de raspa-raspa, e todo tipo de cacarecos, chamado Didi, que se apresenta como Dionísio, o Deus do Teatro. 

Ao se encontrar todos os dias duas garis, Maria e Jurandir, ele insiste em contar para elas a sua história, ou a história do teatro. O elenco garante diversão de qualdiade. Ícaro Gaya, Sandra Perlin e Rosilene Cordeiro levam para as ruas toda a estética do teatro voltado para este espaço no sentido da democratização da arte pública. Neste sentido, toda sua cenografia é móvel e cabe em uma bicicleta cargueira, que transfigura-se em diversos cenários ao longo do espetáculo. 

Ícaro Gaya é Didi (foto: Caled Garcês)
O figurino também remete a realidade contemporânea das ruas em cidades urbanizadas sem abrir mão da identidade amazônica, que tem presença forte nas camadas desta representação. 

Tudo assinado por Maurício Franco, que também dá conta do cenário e do projeto gráfico. A trilha sonora é de Armando de Mendonça. “A Paixão de Dionísio” é um convite ao público a conhecer e se divertir com a história do teatro ocidental e uma ode ao rito sagrado teatral. Evoé! 

Ficha Técnica: 
Direção: Ana Marceliano; Elenco: Sandra Perlin, Rosilene Cordeiro e Ícaro Gaya; Trilha Sonora: Armando de Mendonça; Cenário e Figurino: Maurício Franco; Produção: Paulo Ricardo Nascimento; Assessoria de Comunicação: Leandro Oliveira. 

Serviço 
“A Paixão de Dionísio”, do Grupo de Teatro Universitário da UFPa. Dias 29 e 30 de junho às 20h00 e 01 de julho às 17h00 no Anfiteatro da Praça da República. Informações: 9941.1807 (Paulo Ricardo).

Nenhum comentário: