22.6.12

Vida e obra de Mestre Damasceno vai para as telas

Com direção do roteirista o arte educador Guto Nunes, o documentário Mestre Damasceno – O Resplendor da Resistência Marajoara começa a ser rodado na próxima semana no Marajó e promete trazer à tona a trajetória do artista, pai de nove filhos, autor de 400 composições, pescador e cego desde os 19 anos de idade. A equipe parte para Salvaterra neste domingo. 

Mestre Damasceno Gregório dos Santos é descendente direto de escravos e índios, um afro-indígena da comunidade do Salvar, de Vila de Mangueiras, comunidade quilombola acerca de 2h30 rio adentro, da cidade de Salvaterra, sua trajetória de vida é marcada pela superação e dedicação à cultura marajoara. 

O resumo acima mostra a necessidade de manter viva a obra desse grande personagem. Sua importância já foi, inclusive, reconhecida pela Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura, a premiá-lo com o “Prêmio Maria Isabel”, em 2010. O momento então pede que sua vida seja contada. E é isso o que o diretor Guto Nunes, pretende fazer entre os dias 25 de junho e 07 de julho, quando comandará a equipe de 06 pessoas que segue para Vila das Mangueiras e Salvaterra, no Marajó.

“Optamos por uma equipe pequena, com profissionais experientes, pra dar conta da empreitada e captar a essência da obra do Mestre Damasceno. Acho que não se pode deixar passar a vida dele despercebida”, afirma Guto. O diretor acredita que a cultura marajoara está diretamente ligada à vida e obra de Mestre Damasceno, considerado um dos criadores da comédia lírica e folclórica do Búfalo-Bumbá. Entre as suas mais de 400 composições, encontram-se chulas, sambas, carimbós e outros ritmos. 

Para Guto, “O documentário sobre a vida e obra desse artista é muito importante para salvaguardar sua memória e fortalecer a identidade cultural do povo marajoara, projetando assim uma memória de futuro”, acredita. 

Intitulado “Mestre Damasceno – O Resplendo da Resistência Marajoara”, o documentário terá cerca de 50 minutos. Sua realização conta com o patrocínio da Oi, apoio institucional da Oi Futuro, através da Lei Semear de Incentivo a Cultura.

O projeto pretende ser finalizado até outubro de 2012, quando o filme deverá ser lançado. A equipe manterá um Diário de Bordo Virtual, no endereço www.docmestredamasceno.blogspot.com, onde as fotos e noticias serão atualizadas no decorrer da produção. Mais informações com Dani Franco - (91) 8889 3639 / docmestredamasceno@gmail.com e Facebook: www.facebook.com/DocumentarioMestreDamasceno

Nenhum comentário: