3.12.12

Lia Sophia lança videoclipe no Baile Brega Chic

Foto: Renato Chalú
A cantora comemora a boa fase da carreira apresentando no próximo dia 15 de dezembro, no bar Fronteira, a 8ª edição do Baile Brega Chic. A festa começa às 22h com a discotecagem do DJ Azul. Na sequência, Lia sobe ao palco para o show principal e traz convidados especiais. 

A mistura de ritmos e sonoridades marca a proposta do projeto, iniciado em agosto de 2010, como parte de um período de imersão no universo brega. Desde então, vários artistas já passaram pelo Baile Brega Chic. Dona Onete, Kim Marques, Lucinha Bastos, Felipe Cordeiro, Juliana Sinimbú, Félix e Loz Carozos, Mauro Cotta, Patrick Tor4, Warilou (Manoel Cordeiro, Rosemary e Nil), Eloy Iglésias, Mini Box Lunar (em Macapá), Ramon Frazelly (em Macapá), Negro de Nós (em Macapá), Mestre Gaiti Dj ProEfx e Adriana Cavalcante.

“Os convidados são pensados pelas diferenças de estilo que existem entre si. Sempre tenho alguém que é mais do brega, outro que vai mais pra MPB, outro mais eletrônico. Dessa vez, Alberto Moreno vem representando o nosso Flash Brega, Marcho Monteiro vem trazendo a música paraense com MPB, o Arraial do Pavulagem vem com a sua música de raiz e o Dj Azul faz a parte eletrônica”, adianta Lia. 

Arraial do Pavulagem
Quinze de dezembro de 2012 também representa a última edição do Baile Brega Chic. “Estamos muito felizes com o alcance desse projeto e com os encontros lindos que ele nos proporcionou neste caminho. Mas estamos com outras ideias e novos projetos virão”, justifica Lia Sophia

Videoclipe - A cantora aproveita a noite de comemoração para lançar o videoclipe oficial da música “Ai, menina”, o carimbó que virou tema da personagem da atriz Andrea Horta na novela das seis “Amor eterno amor”, da Rede Globo.

Gravado em maio deste ano, o clipe de ‘Ai, menina’ tem direção da cineasta Priscilla Brasil, a participação da banda que acompanha Lia e, claro, dos fãs, os principais responsáveis pelo surgimento do novo projeto. 

“A ideia de gravar esse clipe surgiu a partir deles. Existem vários vídeos com a música Ai Menina no YouTube que somados ultrapassam 1 milhão de visualizações, porém nenhum oficial. A ideia é mostrar toda a alegria que a música traz em si, com o público dançando e cantando junto. Mostrar a alegria do carimbó e da dança”, diz.

Lia com Mestre Vieira - Foto: Renato Chalú
Trabalho reconhecido e festejado - Em 2012, a carreira ganhou uma projeção nacional que até então Lia ainda não havia alcançado. Música em trilha sonora da novela da Globo, entrevistas para imprensa de praticamente todas as partes do país e está prestes a lançar o disco patrocinado pelo projeto Natura Musical.  

Lia Sophia participou ainda do show de grvação do DVD de Mestre Vieira, cantando "Você voltou pra mim", música do guitarreiro, lançado em LP  nos anos 1980. 

Mas não é de hoje  que o público de Belém já conhece o trabalho de Lia Sophia. É o resultado de quase 15 de anos de dedicação e investimento pessoal, financeiro profissional. Tem dado certo. Ela lançou o primeiro disco, “Livre”, em 2005.

Quando o trabalho saiu, ela percebeu que a carreira deixou o amadorismo. A artista aprendeu a tocar violão com 9 anos. Até então ela e o instrumento não se entendiam muito bem. Lia odiava tocar. Aí pronto, chegava até a dormir abraçada com ele. Uma daquelas paixões que arrebatam. Paixão pela música. 

Aos 16, 17 anos, com a ideia fixa de independência financeira começou a tocar em barzinho. De segunda a domingo. Cinco, seis horas tocando. Tocou ao lado de grandes nomes da música brasileira em shows importantes, como Maria Rita, Zeca Baleiro e Vanessa da Mata. Já circulou pelo Brasil, em casas como Auditório do Ibirapuera (SP), Sesc Vila Mariana (SP), Sesc Pinheiros (SP), Teatro da Paz (PA), Festival RecBeat (PE) e Oi Futuro (RJ). 

Nascida na Guiana Francesa, criada em Macapá (AP), fincou raízes em Belém e daqui não quer sair. Está feliz com as conquistas, mas não pretende abandonar antigos sonhos. Não chegou ao lugar que deseja, pois ainda quer mais respeito como compositora e cantar com Maria Bethânia e Marisa Monte. 

Nessa caminhada musical já lançou três discos e para ano que vem planeja lançar o quarto disco da carreira. Um álbum nacional, com produção musical assinada pelo produtor Félix Robatto.

O disco, ainda em fase de produção, promete conquistar o Brasil com uma linguagem contemporânea que traz as raízes da música paraense em muitas vertentes, com toda a latinidade amazônica de maneira moderna, misturando carimbó, guitarrada e zouk com pitadas de elementos eletrônicos. 

Uma prévia deste trabalho foi disponibilizada em forma de EP Virtual. A amostra do trabalho da cantora contém as faixas: “Ai Menina”, “Salto Mortal” e “Amor de Promoção”. O trabalho está disponível nas redes sociais de Lia e também é material de divulgação para a imprensa e para produtores da área.

Serviço
8º Baile Brega Chic, dia 15 de dezembro, no Bar Fronteira (Municipalidade 488, em frente a Cia Atléthica). Ingressos: R$ 30. Informações: 8119-8733.

Nenhum comentário: