12.12.12

Pauta Mínima encerra a 1ª edição com “Ritos”

A atriz Michele Campos criou o espetáculo em 2008, enquanto cursava Mestrado em Artes Cënicas, na Unirio. Depois de ser recriado na França em 2011, “Ritos” será apresentado em Belém, mais uma vez reinventado. O espetáculo encerra o projeto Pauta Mínima em 2012.  De quinta a domingo, no Teatro Cuíra, às 20h.

 A matriz inicial do trabalho da artista paraense Michele Campos foi o livro “Os Tarahumaras” do escritor de teatro francës Antonin Artaud, onde constam poesias e relatos inspirados nas incursões junto aos Índios Tarahumara do norte do México ao longo do ano de 1936. Em 2008, um trabalho performático de 15 minutos deu o pontapé inicial no que hoje é “Ritos”. 

Em 2011, com a estadia de um ano na capital francesa, Michele Campos e Marcello Gabbay agregaram ao projeto novas leituras, com textos e imagens do chileno Alejandro Jodorowski, dentre outros, além da colaboração do artista plástico e filósofo brasileiro Leon Fahri Neto, da musicista Judith Romero-Porras e do compositor Ignácio Baca-Lobera, ambos mexicanos. Em outubro, o trabalho – então estendido para 50 minutos – foi apresentado na Cité Internationale Universitaire de Paris, nas casas do México e do Brasil, em duas noites, graças ao prëmio de montagem do Found pour les Initiatives Étudiantes, o FIE/CIUP.

Agora, de volta ao Pará, a dupla recriou mais uma vez o projeto com a participação da iluminadora Patrícia Gondim, dos figurinos de Maurício Franco, e uma variedade de novos olhares. “Ritos” brinca com o encanto da cosmologia e da razão encrustados no interior da Amazönia, mas também passeia e navega pelos códigos diversos que permeiam os rituais como um todo, chegando inclusive a sugerir uma encantaria do contemporäneo. 

Serviço O espetáculo “Ritos” será apresentado no encerramento do Pauta Mínima. Datas: 13 a 16/12/2012. Hora: 20h. Local: Espaço Cuíra (R. Riachuelo, 524, Campina, Belém-PA). Ingressos: R$ 20,00 (meia entrada para estudantes e maturidade).

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostaria de saber se voces tem o contato com o pessoal da iluminação do espetáculo?
Se possível mandar para o email paulorodriguesmrs@gmail.com