6.12.12

Shows do VII Festival Se Rasgum começam no IAP

Abre no IAP e segue com shows - sexta e sábado - no African
Nesta quinta, 6, a abertura traz shows das bandas Macaco Bong e Enquadro, que convida Marcel Barreto, e do músico Elder Effe. Além de música, a noite também vai ter visual reforçado pela exposição de Junior Lopes, com obras que retratam músicos paraenses. A partir das 19h, com entrada franca.

Tem tudo pra ser um início de noite interessante. A abertura do VII Festival Se Rasgum vai acontecer em pleno Instituto de Artes do Pará, onde nos últimos dias está acontecendo a Semana de Profissionalização, iniciativa que vem se afirmando como elemento indispensável no evento, mesmo quando ele se apresenta em menor formato, como é o caso desta edição.

As oficinas encerram hoje com a banda Macaco Bong, que este ano, não veio para o Se Rasgum apenas para uma apresentação. Nesta quinta-feira, 06, antes de abrir o festival, Thiago Pires (guitarra), Lucas Estrela (baixo) e Emmanuel Penna (Bateria) estarão ministrando no IAP, a oficina “Produção Fonográfica Hackeada”. A banda esteve em Belém em 2007, para participar do II Se Rasgum, em 2007, e desde então vem conquistados mais fãs e admiradores.

Macaco Bong
O flerte do power trio de rock instrumental com a cidade gerou o segundo videoclipe da carreira da banda, o SHIFT. Foram dois dias de gravação no Palacete Bolonha, com direção de Priscilla Brasil. Na época a diretora disse que escolheu este prédio histórico como locação, pois sua arquitetura é tão híbrida quanto a música que a banda faz.
Nascido em Cuiabá (MT) em 2004, o Macaco Bong ganhou destaque no cenário da música independente brasileira, com suas influências de world music, fusion e música brasileira. Em 2007 foi a aposta da Revista Bizz e, dois anos depois, a da Revista Bravo. Em 2009, também, a primeira edição do ano da Rolling Stone brasileira selecionou o disco da banda como o melhor álbum do ano. 

Depois de lançar o disco “Artista Igual Pedreiro” em 2008 e o EP “Verdão e Verdinho”, o segundo saiu disco em setembro deste ano. “This is Rolê” traz uma proposta mais pop. O álbum de 9 faixas conta com a participação do compositor, pianista e ex-Mutantes, Túlio Mourão. Folk e mais instrumental - Guitarras ligadas em linha e batuques de curimbó. 


Elder Effe
Mais - A noite de abertura do Se Rasgum conta ainda com show da banda Enquadro, trio instrumental formado em 2011. O grupo aponta para a diversidade musical com influências de Tortoise, Hurtmold, Toe e Frank Zappa. 

Formada por Thiago Pires (guitarra), Lucas Estrela (baixo) e Emmanuel Penna (Bateria), a banda convida o cantor e compositor Marcel Barreto, artista que cresceu com influências de jazz, funk e música pop e iniciou a carreira profissional coma a banda Juca Culatra & os Piranhas Pretas. 

Em temporada no Rio de Janeiro, Marcel tocou com bandas como O Teatro Mágico e B-negão. Atualmente trabalha em sua produção autoral, lançando gravações que são parte da pré-produção de seu primeiro disco solo. 

Outra atração será o músico Elder Effe, músico e compositor, que já passou pelas bandas paraenses Super 8 e Suzana Flag. Na época chegou a ser premiado como artista revelação pelo London Burning e recebeu o Prêmio Cultura de Música na categoria Melhor Canção com a faixa “Contraposto”. Agora, em carreira solo, desde 2011, já lançou o primeiro disco, intitulado “As Crônicas do Bandido”, lançado pelo selo Na Music, trazendo as atuais influências do folk pop em seu trabalho. 

Pantoja do Pará e Manezinho do Sax
Retratos – Além da música, quem for à abertura do festival vai dar de cara com a exposição do ilustrador Junior Lopes.  As telas trazem suas interferências sobre as fotografias feitas dos artistas paraenses que compuseram a caravana da segunda edição do Terruá Pará. A mostra foi inaugurada em outubro, durante as apresentações do projeto no Ibirapuera (SP).

Nascido em Castanhal, mas radicado em São Paulo há 12 anos, Junior Lopes vem trabalhando como free lancer para agências e escritórios de design. Entre os diversos prêmios que já ganhou, destaca-se um CANNE. Em uma campanha de Jeans, ele utilizou a mesmma técnica que será vista na exposição do IAP, desenvolvida a partir de retalhos, material farto no bairro do Brás em SP.

Massa Grossa, com Pio Lobato e Ana Clara Matos
No African - A programação do festival segue na sexta-feira, 07, e no sábado, 08, no African Bar.

Traz diversidade musical; novas bandas como Strobo e Molho Negro, e apresenta outros projetos como "A Trip To Forget Someone", do guitarrista Erik Lopes e a banda Massa Grossa, que se inspira no brega dos anos 80, na jovem guarda e no bolero. 

Mas ainda terá a guitarrada de Mestre Solano e o show de Mallu (ex-Magalhães), que cantará pela primeira vez em Belém. Ano passado a cantora chegou a ser anunciada como atração, mas sua vinda logo depois foi cancelada. Agora vai, mas pra saber mais da programação deste ano , dá uma conferida aqui.  

Serviço
VII Festival Se Rasgum. Abertura nesta quinta-feira, às 19h, no IAP - Pça. Justo Chermont, 236, Nazaré. NOs dias 07 e 08, os shows acontecem no African Bar. Mais informações no site do Se Rasgum.

Nenhum comentário: