5.12.12

Pro Ensaio Geral volta ao palco do Teatro Cuíra

Depois da temporada de estreia na Casa da Atriz, em abril deste ano, onde fez cerca de 16 apresentações e da participação no Festival Cultura de verão, em julho, o espetáculo “Pro Ensaio Geral” volta ao palco do Teatro Cuíra, nesta quinta-feira, 06, dentro da programação do Pauta Mínima, projeto do grupo Cuíra, patrocinado pela Funarte e MinC. 

A peça, que ficará em cartaz até o dia 9 de dezembro, traz uma mistura de comédia, drama, pastelão e escracho, assinada pelo grupo BAI - Bando de Atores Independentes. O mais novo espetáculo do grupo faz parte de uma trilogia que trabalha o Mito Grego na contemporaneidade. 

“Já montamos o ‘Três’, que trouxe o mito grego das Moiras; o ‘Seis Meses aquí’, que trabalhou o mito de Perséfone e Deméter e, agora, o Pro Ensaio Geral, que na nossa cabeça reescreve o mito do ‘Édipo’”, explica Maurício Franco, que assina a idealização e a dramaturgia do espetáculo, junto com Sandra Perlin. A ideia do espetáculo foi na verdade uma consequência, segundo seus idealizadores. 

“Tínhamos acabado de escrever um texto para um projeto do grupo que não foi adiante. Então decidimos montar um novo espetáculo. A Sandra sugeriu as personagens, desta vez, mãe e filha. A partir daí sentamos e, em três encontros, as ideias sobre tudo que poderíamos falar dentro desse projeto já estavam de pé. A dificuldade fazer um teatro com qualidade, as relações humanas, a família serviram como inspiração além das coisas que cada um de nós trouxe naturalmente pra dentro do processo”, conta Maurício Franco.

Sandra e Mauricio também estão em cena. Ela interpreta é Científica, mãe de Divina, interpretada por ele. Divina sonha em ser uma atriz de verdade e finalmente consegue recursos para produzir sua grande aparição ao público. 

Durante o espetáculo, a plateia acompanha os momentos que antecedem a estreia. Em meio a isso, um drama de Cientifica vem à tona, quando ela recebe o resultado de exames de sua frágil saúde, mas não consegue contar à Divina com medo de estragar o glamour de seu sonho. Na noite do ensaio geral ela chegará com a filha ao teatro, mas será que vai ficar na plateia? 

“A história contada em “Pro Ensaio Geral” revela nas entrelinhas certas relações de poder existentes no seio familiar, envolvendo disputas entre irmãos e pais superprotetores e até manipuladores. No espetáculo Científica, claro, é a mãe e tem mais estrada, manipula a filha fazendo sempre e tudo em nome do amor, com que a Divina faça as coisas do jeito que ela, a Científica, acha certo. É uma relação bem passional, de amor e ódio, aliás, como a maioria das relações familiares”, explica Sandra Perlin. 

“O enredo, aparentemente cotidiano, esconde os mistérios da vida, as relações humanas e como elas se desenvolvem, as disputas de poder no seio familiar, os sonhos de pessoas aparentemente comuns que trazem em si a alma do artista", diz Maurício Franco. A direção é de Vandiléia Foro. Sandra Perlin e Maurício atuam e assinam a dramaturgia. Malu Rabelo, responsável pela luz do espetáculo, também está na cena e interpreta Durval, uma espécie de faz tudo na casa. A produção é de Rafael Couto, com a Consultoria dos Produtores Criativos.

SINOPSE - Um dia especial, o ensaio geral do tão sonhado espetáculo de Divina, transexual aspirante a atriz de teatro, e sua controversa e superprotetora mãe Científica. A história narra esse importante momento na vida de ambas, focando as relações de cumplicidade, disputa e conflito entre elas. 

Neste mesmo dia, Científica tenta que revelar uma aterradora notícia, ficando entre o impasse de arruinar a felicidade da filha e a distração de Divina em meio a tanta correria. Na contracena, Durval, uma personagem da rua adotado por elas e faz-tudo da casa, abre as janelas para que o público veja o absurdo tragicômico cotidiano das duas, talvez mais profundo e complexo que a própria apresentação às vias de estreia.

FICHA TÉCNICA 

DIREÇÃO Vandiléia Foro
ATORES Maurício Franco, Sandra Perlin, Malu Rabelo, Rafael Couto
DIRAÇÃO DE ARTE Maurício Franco 
ILUMINAÇÃO Malu Rabelo 
PRODUÇÃO Rafael Couto 
FOTOGRAFIA Luciana Medeiros

Serviço 
Projeto Pauta Mínima apresenta “Pro Ensaio Geral”. De 06 a 08 de dezembro, às 21h, e no dia 09, domingo, às 20h, no Teatro Cuíra - 20h – Rua 1º de Março com Riachuelo (próx. Praça da República). Ingressos a R$ 20,00 (com meia a R$ 10,00). Patrocínio da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), Ministério da Cultura (MinC) e Governo Federal. Mais informações: (91) 9119-9367 / 3246-4830 / 9987-7819 / cuiradopara@hotmail.com.

Nenhum comentário: