28.12.12

Olympia exibe Oscar de melhor filme estrangeiro

“Cinema Paradiso”, a obra onírica que homenageia o cinema e o fascínio que ele exerce sobre nós encerra a programação de 2012 no Cine Olympia. Filme mais famoso de Giuseppe Tornatore será exibido neste domingo, 30, na sessão Cinemateca programada pela Associação de Críticos de Cinema do Pará.

Nos anos que antecederam a chegada da televisão, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, em uma pequena cidade da Sicília o garoto Toto (Salvatore Cascio) é hipnotizado pela magia do cinema através da amizade com Alfredo (Philippe Noiret), o projecionista do Cinema Paradiso.

Todos estes acontecimentos chegam em forma de lembrança, quando Toto adulto (Jacques Perrin) é o bem sucedido cineasta Salvatore Di Vita, que ao receber a notícia de que Alfredo tinha falecido, volta a sua cidade e sua memória afetiva sobre os filmes e a arte cinematográfica. 

O magistral Ennio Morricone dá uma contribuição valorosa ao compor uma trilha inesquecível para o filme, que pontua as idas de Totó a cabine de projeção, os momentos em que ele assiste aos clássicos do cinema - pontuados pelo temor que o padre descubra, já que esse proibia o pequeno coroinha de ver as cenas de beijos -, até o romance que engata com Elena, a filha do prefeito, já na adolescência.

É nessa época que, com o incentivo do irritado porém generoso Alfredo, ele começa a se aventurar no universo das filmagens com sua pequena câmera. Tornatore tinha a intenção de que esse filme fosse uma espécie de "obituário" dos cinemas tradicionais e da industria cinematográfica em geral, que atravessava uma substancial crise no fim dos anos 80.

Porém, após o sucesso do filme, ele nunca mais fez menção a esse fato. Programador do cinema Olympia, o crítico de cinema Marco Moreira escolheu “Cinema Paradiso” para encerrar a programação de 2012 no espaço, por se tratar de um clássico do cinema que foi exibido no Olympia na época do seu lançamento e desde então vem emocionando o público. A sessão tem entrada franca. 

Serviço
Sessão cinemateca especial apresenta “Cinema Paradiso”, de Giuseppe Tornatore. Dia 30, às 16h no Cine Olympia (Avenida Presidente Vargas, 918). Entrada Franca. 

(Texto: Lorenna Montenegro, da ACCPA)

Nenhum comentário: