11.2.13

Diário Contemporâneo inicia sua programação

As inscrições para participar do 4ª Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia ainda estão abertas até dia 15, mas na próxima semana já iniciam duas atividades. A pesquisadora Maria Helena Bernardes chega a Belém para apresentar palestra, ministrar mini curso e também para integrar o júri do prêmio nesta edição.

Artista plástica, cronista e professora de História e Teoria da Arte na Arena, na Associação de Arte e Cultura, sediada em Porto Alegre, Maria Helena desenvolve, há13 anos, em parceria com o fotógrafo gaúcho André Severo, o projeto Areal, que será tema de sua palestra, no próximo dia 21, ás 19h, no Instituto de Artes do Pará.  Para participar não é necessário fazer inscrição. A entrada é franca.

O projeto mantém ações de artistas em viagens e uma série de livros de artistas, intitulada, “Documento Areal”.  Na palestra, o público vai conhecer um dos trabalhos desenvolvidos pelo projeto, através de um recital que reunirá a leitura do livro “Histórias de Península e Praia Grande-Arranco”, acompanhadas por viola caipira executada pelo músico Fernando Mattos, além da projeção de filme “Arranco”, de André Severo. 

O livro é considerado por André e Maria Helena como uma das experiências mais representativas do que seja o Projeto Areal, tendo resultado de uma série de viagens dos dois artistas pelo litoral do extremo Sul do Brasil, onde reuniram histórias e imagens, que traduzem aquela ponta quase invisível do Brasil, cuja paisagem e costumes são particulares de uma situação que apenas recentemente sai do isolamento.

Imagem do filme "Arranco"
Imagens e Narrativas – Após a palestra, a pesquisadora ministrará o minicurso “Participação da Narrativa e da imagem na arte contemporânea”, 25 a 27 de fevereiro, no Museu da UFPA. Também é gratuito, mas para participar é preciso se inscrever até dia 22 de fevereiro. 

“Vou apresentar de forma aberta e destinadas um panorama da arte de agora com foco mais centrado em artistas que ‘contam histórias’ através de imagens. Gostaria de conversar com os participantes sobre algumas mudanças sutis, mas importantes que detectamos na arte desse início de milênio, em relação à arte do século passado. No final do século 20, quando a palavra, o texto ou o discurso, sob alguma forma, participavam de um trabalho em artes visuais, geralmente portava uma densidade conceitual e linguística que a tornava hermética a um público que transita fora dos estreitos círculos das artes”, explica Maria Helena. 

Autora dos livros Vaga em Campo de Rejeito (Documento Areal 2); Histórias de Península e Praia Grande, com André Severo (Documento Areal 7) Dilúvio, com André Severo (Documento Areal 10) e A Estrada que não Sabe de nada, com Ana Flávia Baldisserotto (Documento Areal, 11, inédito) e Ensaio, com André Severo, (Documento Areal 12), Maria Helena acredita que naquela época os artistas estavam mais interessados em investigar problemas específicos da arte e da linguagem, e menos interessados em explorar conteúdos narrativos abertos à comunicabilidade. 

“Acho que a arte de hoje é mais comunicacional, os artistas têm saído dos ambientes puristas da arte do século 20 e se voltado para o contexto onde vivem, trabalhando com muitos recursos, (filmes, vídeos, desenho, ações…), sem especializar-se, necessariamente, em um ou em outro. Importam, sim, a sensibilidade, o esmero na manipulação de ferramentas artísticas com fins de comunicar experiências, transmitir e transformar colaborativamente, com a participação de outras pessoas, o conhecimento advindo da vida coletiva”. 

4ª Edição - Maria Helena Bernardes é uma das integrantes do júri do prêmio nesta edição, formado também pelo fotógrafo Luiz Braga e pelo artista visual Armando Queiroz. Tendo como tema “Homem Cultura Natureza”, o 4º Prêmio Diário contemporâneo de Fotografia continua com as inscrições abertas em todo o país, até 15 de fevereiro e você pode acessar o regulamento no site http://www.diariocontemporaneo.com.br/ . 

Serviço
Palestra Projeto Areal – 21 de fevereiro, às 19h, no Instituto de Artes do Pará. Entrada franca. Minicurso “Participação da Narrativa e da imagem na arte contemporânea” – 25 a 27 de fevereiro, no Museu da UFPA, das 19h às 22h. Inscrições abertas até dia 22 de fevereiro. Mais informações: Rua Gaspar Viana, no Rua Gaspar Viana, 773 – Reduto Belém –PA,em horário comercial. Ou pelos telefones (91) 31849327/83672468. E-mail contato@ diariocontemporaneo.com.br. Site: www.diariocontemporaneo.com.br

Nenhum comentário: