8.2.13

UFPA 2.0 traz vídeo de velhos carnavais em Belém

Aproveitando contexto carnavalesco e com o objetivo de montar um repositório digital que valorize tanto as produções acadêmicas da universidade como também a memória artística do estado, o projeto UFPA 2.0 vai postar estes dias irá postar um vídeo que contém imagens históricas do carnaval de Belém da década de 50. Fique atento e acesse o blog

O UFPA 2.0 está em atividade desde outubro de 2012 e é coordenado pelo professor Flávio Nassar, pró-reitor de relações internacionais. 

As imagens foram feitas pelo professor Paul Albuquerque - um dos fundadores da Faculdade de Arquitetura (FAU) da UFPA -, nos anos de 1953 e 1954, e retratam uma parte do tradicional carnaval da cidade, que ocorria na então Praça XI de Belém, atual Praça da República. Era lá que, na época, havia a convergência dos foliões, entre os Blocos de Sujos ou das pessoas que frequentavam os clubes que ficavam nos arredores da praça. 

O vídeo é parte do acervo audiovisual que pertencia ao professor Paul Albuquerque, que conta também com imagens antigas de várias locações, como por exemplo, do Porto de Belém, do Ver-O-Peso, do aeroporto no inicio dos anos 60, todas feitas entre as décadas de 40 e 50.

O acervo, composto por mais de seis rolos de filmes em Super 8 e 16 mm, pôde ser recuperado e digitalizado graças a doação feita pelo professor Paul Albuquerque para o professor Flávio. O post com o vídeo deverá ocorrer entre os próximos dias 08 e 09 deste mês, e segundo o pró-reitor, divulgar registros dessa natureza fortalece a memoria cultural do evento e também o evento em si. 

“Muito se fala sobre os carnavais de antigamente, mas, tirando os pesquisadores do assunto, pouca gente de fato conhece como realmente eram essas festas. Divulgar um vídeo como esse traz ao publico fatos, memórias, conhecimento, e isso vai emoldurando um saber estruturado, justificado, valorizando o evento não só no aspecto histórico, mas também no social e cultural”, diz Nassar. 

Além disso, o projeto contará também com a contribuição do escritor Alfredo Oliveira, autor de Carnaval de Belém (2006, Secult) e grande referência no assunto, que estará comentando alguns dos registros audiovisuais a respeito do carnaval, contando um pouco da história da festa e dos seus principais personagens na cidade.

Nenhum comentário: