23.2.13

Luna Lunera traz espetáculo e oficina para Belém

A companhia vem de Belo Horizonte e chega a Belém para apresentação de espetáculo e realização de oficina (gratuita). O grupo estará na região norte com o patrocínio da Eletrobras Eletronorte e Chesf, por meio do MinC. “Aqueles Dois” é baseado no conto do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu (1948-1996) e será apresentado de 09 a 10/03, no Teatro Cuíra. Antes iniciando dia 05, o grupo também oferece a oficina Ator Criador. Inscrições abertas. 

Ministrada por Odilon Esteves, a oficina revela etapas da construção do espetáculo “Aqueles Dois”. Todos os envolvidos mantêm uma atitude autoral e participativa na atuação, na direção e na dramaturgia. Partindo dos jogos inspirados no contato improvisação (técnica corporal criada por Steve Paxton) e no método das ações vocais, os alunos ganham ferramentas para construir as cenas. 

Odilon Esteves é um dos diretores criadores de “Aqueles Dois”. Ator formado pelo Curso Profissionalizante de Teatro do Palácio das Artes/Cefar (BH/MG) e graduado em Artes Cênicas pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), ele é membro fundador da Cia. Luna Lunera, de Belo Horizonte. Na Cia., atuou nos espetáculo s “Perdoa-me por me traíres”, de Nelson Rodrigues, com direção de Kalluh Araújo, “Não desperdice sua única vida ou...”, direção de Cida Falabella (2005). 

É também ator, codiretor e codramaturgo de “Aqueles Dois”. No cinema e televisão, seus principais trabalhos foram: “Frei Ivo” no longa “Batismo de Sangue” (2007), de Helvécio Ratton; a travesti “Cíntia” na minissérie “Queridos Amigos” (2008), de Maria Adelaida Amaral, direção de Denise Saraceni, produzida pela TV Globo; “Riobaldo” no docudrama “Sertão: Ve redas” (2008), de Guimarães Rosa, direção de Willy Biondani, produção da Bossa Nova Films para a TV Record. 

Os interessados em participar da oficina devem se inscrever pelo site www.cialunalunera.com.br ou solicitar a ficha de inscrição pelo e-mail cialunalunera@cialunalunera.

Aqueles Dois – Já o espetáculo é um épico dramático, que mostra a rotina de uma “repartição” – metáfora para qualquer ambiente inóspito e burocrático de trabalho. No espetáculo revela-se o desenvolvimento de laços de cumplicidade entre dois de seus novos funcionários, Raul e Saul. No entanto, essa relação acaba gerando incômodo nos demais colegas de profissão. 

O espetáculo Aqueles Dois foi criado a partir do conto homônimo do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu. Estreou em novembro de 2007, em Belo Horizonte, e vem construindo uma ampla trajetória desde então. Apresentou-se em importantes festivais nacionais e internacionais no Brasil e já cumpriu longa temporada no Sesc Avenida Paulista - São Paulo/SP (2008), na Campanha de Popularização do Teatro e da Dança – Belo Horizonte/MG (2009 e 2012) e no Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro/RJ (2010).

Aqueles Dois foi contemplado no 13º Prêmio Sesc-Sated/MG nas categorias Melhor Espetáculo e Melhor Direção; no 5º Prêmio Usiminas-Sinparc nas categorias Melhor Espetáculo, Melhor Direção e Melhor Ator (Rômulo Braga); foi indicado ao Prêmio Shell São Paulo 2008 nas categorias de Melhor Direção, Melhor Cenário e Melhor Iluminação, tendo recebido este último. 

Em 2010, o espetáculo foi apresentado em 44 cidades e 14 estados através do Palco Giratório, do Sesc Nacional. Neste mesmo ano, ganhou uma versão em espanhol, Aquellos Dos, e foi apresentado no 3° Encuentro de Creadores Teatrales Independientes em Santiago de Querétaro, México. 

Serviço 
Oficina “Ator Criador”. Inscrições abertas. Ministrante: Odilon Esteves. Dias 05, 06 e 07 de março, das 19h às 22h, na Escola de Teatro e Dança da UFPA (Trav. Dom Romualdo de Seixas, 820, Umarizal) - 20 vagas. Inscrições: www.cialunalunera.com.br ou pelo e-mail cialunalunera@cialunalunera.com.br. Aqueles Dois – dia 08, 09 e 10 de março (sexta-feira às 21h e sábado e domingo, 20h). No Teatro Cuíra (Rua Riachuelo, Nº524. Campina). Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).

Nenhum comentário: