22.7.13

Pintor italiano faz a primeira exposição em Belém

A Elf Galeria realiza no próximo dia 25 de julho, uma exposição do artista plástico italiano Giorgio Drioli. Pintor e cenógrafo formado na Academia de Belas Artes de Bolonha, Drioli se especializou em pintar cenários que dão vida a óperas e espetáculos em grandes teatros. 

Drioli sai do pano de fundo para ser atração principal em uma mostra que apresenta trabalhos em aquarela, retomando o diálogo entre a arquitetura barroca de Bolonha, na Itália, cidade onde vive, e as igrejas de Belém, do século XVIII. 

Em Belém, por intermédio do Fórum Landi, Drioli realizou com o italiano Pietro Lenzini a pintura em quadratura da Sala Bolonha na Casa Rosada, na Cidade Velha. Atualmente, os dois artistas desenvolvem o cenário da ópera “O Trovador”, de Giuseppe Verdi, que integra o XII Festival de Ópera do Theatro da Paz, que inicia em agosto.

Na série de aquarelas apresentadas na exposição, destaca-se a perspectiva cênica de interiores e exteriores de edifícios históricos, em que o enquadramento da imagem proporciona ângulos incomuns, ressaltando detalhes da arquitetura. 

Do patrimônio histórico de Belém, Drioli retratou as igrejas do Carmo, Santana, São João, a Capela Pombo e a Catedral Metropolitana. O tratamento em perspectiva segue a tradição de Ferdinando Bibiena, importante arquiteto bolonhês, do século XVIII. 

O ambiente é retratado com uma área de visão diagonal, de forma que a representação espacial assume uma forma mais dinâmica e incomum. Fora a geometria do desenho, as obrassão feitas com muita liberdade, assim, distanciando-se do virtuosismo pictórico do exercício acadêmico. 

Nascido em Roma, em 1969, Giorgio Drioli é pintor e cenógrafo, formado na Academia de Belas Artes de Bolonha, frequentou cursos de Cenografia Cinematográfica e Televisiva em Skelleftea, na Suécia, e na Escola de Arte de Utrecht, na Holanda. 

Tem experiência em atividade teatral no âmbito da lírica e da prosa. Trabalhou no Teatro Municipal de Bolonha e, entre as várias atividades, destaca sua participação no Festival de Música de Londrina, no Paraná, com o Teatro Potlach, em 2000. 

Serviço
A mostra "Perspectivas", de Giorgio Drioli, permanecerá aberta de 25 de julho a 7 de agosto de 2013, com visitação de terça a sexta-feira, das 10 às 19h, e aos sábados, das 10 às 17h na Elf Galeria, que fica na passagem Bolonha número 60. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário: