29.7.13

Uma semana para o Dia Mundial da Fotografia

Foto: Miguel Chikaoka (rpcfb)
A programação inclui fotovaral, curso e oficinas de fotografia, lançamento de livro, exposição de vídeo e café fotográfico. De 14 a 19 de agosto, no Instituto de Arte do Pará, em uma parceria com a Associação FotoAtiva. As inscrições são gratuitas e estão abertas. 

Há uma oferta diversificada para um público que pode ser profissional, amador e também atrair outros interessadosO curso de “Fotografia de Busca”, por exemplo, ministrada pelo fotógrafo mineiro Pedro David, vai apresentar conceitos e trabalhos de fotografia contemporânea, através de projeção multimídia e discussão em grupo. 

Vai discutir sobre as formas de elaboração das ideias que levam a cada trabalho, como: desenvolvimento dos temas, viabilização e elaboração de projetos, execução, finalização e montagem. A oficina será ministrada entre os dias 14 e 16 de agosto, das 14h às 19h. Inscrições abertas até 09 de agosto. 

No dia 14 também será montado o fotovaral “Imagens em trânsito”, com fotografias resultantes do trabalho de oficinas da jornada Pinholeday 2013 em Belém". Considerada a cidade com maior participação em todo o mundo no dia do pinhole, Belém possui grandes expoentes nesta técnica de fotografia artesanal, como Moisés Araújo e Renata Aguiar que ministram oficina de iniciação à fotografia pinhole através de práticas baseadas no uso e construção de minicâmeras.  No dia 18, domingo, e as inscrições estão sendo feitas na Associação Fotoativa. 

Entre os dias 17 e 18, o fotógrafo Miguel Chikaoka monta a instalação “Tenda Mágica”, com uma super câmera obscura para visitação no anfiteatro do IAP. Haverá ainda uma oficina sobre a câmera obscura com Evna Moura e Débora Flor durante a manhã do sábado, 17, no ateliê do Instituto. Para esta, as inscrições são na Associação FotoAtiva. 

História - Foi em 19 de agosto de 1839, que Daguerre apresentou sua câmera obscura na Academia de Ciências de Paris, batizada como daguerreótipo. Por conta deste episódio a data passou a ser reconhecida como o Dia Mundial da Fotografia.

Desta forma, as comemorações do IAP e FotoAtiva chegam ao seu ponto alto nesse dia quando haverá o lançamento do livro “Rota Raiz” de Pedro David, incluindo um café fotográfico com o artista e exibição do vídeo “Imagens em Trânsito”, contando um pouco da jornada do pinhole 2013 em Belém. 

A obra tem 128 páginas, 70 fotografias em cor, e alguns desenhos de reproduções de objetos misteriosos, é o registro de uma coleção. São imagens que o artista criou para guardar cenas pitorescas, porém transitórias, do sertão mineiro. Seu livro corresponde a uma tentativa do autor de materializar as imagens latentes, criadas durante a infância pelos casos de seus pais, viajantes também pelos ermos do norte de Minas. A edição de Rota Raiz é do professor e curador de fotografia Rui Cezar dos Santos.

As inscrições para as oficinas são gratuitas, mas devem ser feitas até 9/8. Vá ao site do IAP e baixe ou solicite a ficha de inscrição. E-mail: iap.artesvisuais@gmail.com. O pré-requisito é: interesse na produção de fotografia como arte.

PROGRAMAÇÃO 

Curso “Fotografia de Busca” com Pedro David 
Vagas: 20 
Período: 14 a 16/8 
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h 
Local: Teatrinho do IAP 

Fotovaral “Imagens em Trânsito” 
Período: 14 a 19/8 
Local: Varanda 
Horário de visitação: 9h às 16h 

Instalação: “Tenda Mágica” (super câmera obscura) 
Período: 17 e 18/8 
Local: Anfiteatro Horário de visitação: 9h às 16h 

Oficina de Câmera Obscura 
Ministrantes: Evna Moura e Débora Flor. 
Dia: 17/8
Horário: 9h às 12h 
Local: Ateliê 
Inscrições: Associação FotoAtiva - 3225 2754 

Oficina de Mini Pinhole 
Ministrantes: Moisés Araújo e Renata Aguiar.
Dia: 18/8 
Horário: 9h às 12h 
Local: Ateliê 
Inscrições: Associação FotoAtiva – 3225 2754 

Exibição de Vídeo “Imagens Em Trânsito” 
 Dia: 19/8 
Hora: 19h 
Local: Teatrinho 

Café Fotográfico “Fotografia De Busca” 
Diálogo com o convidado sobre a linguagem fotográfica e sobre a sua obra 
Convidado: Pedro Davi 
Dia: 19/8 
Hora: 19h15 
Local: Teatrinho 

Sessão de Autógrafos - Livro “Rota Raiz” 
Com Pedro David 
Dia: 19/8 
Hora: 17h 
Local: Varanda

(Com informações da assessoria de imprensa do IAP)

Nenhum comentário: