5.7.13

Teatro, música, artes visuais e muito bate papo

Tudo pronto para a abertura de hoje!
Ontem à noite a equipe deu uma virada na montagem para a abertura da exposição, que será nesta tarde de sexta-feira, ás 15h. A programação traz uma roda de conversa sobre a nova cara do Pará, com Nando Lima, Vlad Cunha e DJ Jaloo. Até o final do dia ainda haverá bate papo com Caio Tulio Costa sobre MovimentoSocial e Redes Sociais, além de uma oficina de stencil com Drika Chagas e shows do Projeto Charmoso e Luê. Entrada franca, na Estação das Docas. 

Serão apenas dois dias, e além do que já foi citado, a programação traz ainda a exposição dos trabalhos, projetos e ideias inovadoras que justificam o objetivo do HtSpot, que é revelear novos talentos em diversas áreas da criação. Mais de 300 obras concorrem ao Prêmio de criatividade e inovação do Movimento HotSpot.

Depois da abertura da exposição, acontecerá às 16h30, a roda de conversa “A cena do Pará: de onde surge o novo? Novas identidades, processos, ideias e misturas”, que repune algumas das cabeças pensantes, atuantes e criativas da cidade. Nando Lima, por exemplo, é cenógrafo, diretor de teatro e performer. Ele vai falar sobre a experiência do Estúdio Reator, um espaço independente criado por ele e que hoje reúne um coletivo de criadores que estão em constante estado de criação e concretização. 

“O REATOR é um construto: um modo meu de ver e fazer arte do meu jeito. Embasado nas minhas vivências, e com a colaboração ativa de outros artistas, que aqui também tem um estúdio onde expressar suas visões sem qualquer tipo de cerceamento. É um tipo de universo experimental que usa a favor da criação artística alguns modos e meios da produção convencional, distendendo, distorcendo, questionando na essência, a pergunta central: Isso é arte? Arte é isso?”, explica o artista. 

Jaloo bate papo hoje e encerra o sábado
Também estará participando desta roda de conversa o DJ Waldo Squash, grande impulsionador da Gang do Eletro, banda aliás, que fará o show de encerramento do evento, no sábado, no Anfiteatro da estação. Ano passado, o grupo foi uma das atrações da edição brasileira do festival espanhol Sonar, e agraciado com o Prêmio Multishow 2012 na Categoria "Banda Revelação". 

O quarteto formado por Waldo Squash, Maderito, Keila Gentil e William Love, desponta no cenário musical do Brasil como a mais importante banda de eletromelody. Waldo Squash, fundador da Gang, vai contar na roda de conversa um pouco de como surge a ideia da banda e sobre sua trajetória. 

“Desde pequeno meu pai já gostava de som, cresci ouvindo música com ele e com o passar do tempo fui conhecendo programas de edição que trabalhavam com instrumentos virtuais. A partir daí comecei as primeiras experiências com criação musica”, diz ele. 

Outro integrante desta primeira roda de conversa é Vlad Cunha, jornalista, produtor e documentarista ele vai conversar com o público sobre o documentário Brega S/A, dirigido por ele e por Gustavo Godinho, e que retrata o peculiar fenômeno cultural e social da piataria de CDs e o tecnobrega, através de personagens como DJ Maluquinho, que se auto-pirateia e enriquece sem precisar de empresário ou gravadora. 

Fechando a roda, teremos ainda um novo fenômeno do meio da música eletrônica, com sotaque paraense, DJ Jaloo. Nascido em Castanhal, no interior do Pará, Jaime Melo, o Jaloo, surgiu com seus remixes e faixas próprias no cenário tecnobrega brasileiro por volta de 2010. Intitulando-se também como Produtor Musical autodidata, ele vai falar sobre o crescimento do ritmo tecnobrega. 

Base de produção para montagem na Estação das Docas
A moderação do bate papo é de Graça Cabral, uma das idealizadoras do festival. Jornalista, com mais de 20 anos de experiência no mercado de comunicação e marketing, com foco em pensamento estratégico, branding e projetos especiais.

Sócia fundadora da empresa Luminosidade, Graça é criadora e organizadora do São Paulo Fashion Week, principal plataforma de moda da América Latina e do Hot Spot, primeira incubadora de novos talentos de moda no país. 

“Está cada vez mais claro que a grande estratégia de desenvolvimento hoje está nos negócios criativos. São essas áreas que hoje trazem inovações, abrem portas no mundo inteiro, adicionam valor aos negócios, geram empregos, sintetizam tendências e criam redes não só de negócios como de saber e cultura”, comenta. Artes visuais, jornalismo e redes sociais.

Dentro da programação desta sexta-feira, 05, ainda haverá uma oficina de iniciação básica da técnica do Stencil, com a artista Drika Chagas, direcionada a interessados em desenvolver a prática. Não há inscrição, é chegar e conquistar uma das 15 vagas. O início está marcado para 18h30. 

Moda marca presença!
Na sequencia um dos momentos mais aguardados será o bate papo com o jornalista Caio Tulio Costa, primeiro ombudsman de imprensa no Brasil e um dos fundadores do UOL.

Em Belém, na sexta-feira, dia 05 de julho, ele comandará a Roda de Conversa – “Redes sociais e as mobilizações sociais”, às 19h, no Cine Teatro Maria Sylvia Nunes. 

Será um ótima oportunidade para discutir temas mais que atuais e atuantes, sobre a função das redes sociais nesta manifestações que pipocam pelo país e como os jornalistas estão sabendo trabalhar com isso. 

A programação da sexta também terá shows com a banda Projeto Charmoso, às 18h30, e da cantora Luê, às 20h. Permeando toda a programação, o público vai poder conferir o Projeto Symbiosis, com videomapping em árvores, uma criação da artista e designer Roberta Carvalho, projeto que já rompeu fronteiras do Pará e do país. 

Symbiosis, de Roberta Carvalho
Mais no sábado - Dia 06, a programação inicia pela manhã, às 9h, com Intervenção Grafite de Drika Chagas, em um Casarão anexo do Sesc Boulevard – Av. Boulevard Castilho França. 

Na sequencia, às 10h, haverá Intervenção Urbana na feira do Ver-o-Peso, com o Periféricos, um grupo de teatro de rua que surgiu em 2009 com uma série de trabalhos que trazia entidades fantásticas vagando pelo mundo mortal como uma trupe de teatro itinerante. 

O foco de trabalho do Periféricos é o teatro de rua, com temáticas que integram a cultura urbana e contemporânea ao imaginário popular dos contos, entidades e lendas, pesquisando e experimentando o fazer teatral na rua e usando técnicas de clown, bufão, máscara, mímica e pantomima. A performance deste sábado consiste num misto de esquetes e intervenções urbanas, a interação de seres mitológicos habitando o universo da rua, jogando com o encanto e magia pra desconstruir a lógica cotidiana e revelar o que há por trás das diversas máscaras e à frente de diversos olhares. 

A partir das 14h tem Roda de Conversa “Outras Formas de Financiamento”, com com Ricardo e Mauro Matos, do Site Eu Patrocino, que vem sendo um canal inovador de patrocínio independente para vários tipos de projetos; Renee Chalu, produtora executiva do Festival Se Rasgum e Caio Mota, representando a Casa Fora do EixoAmazônia. 

Obra de Drika Chagas
A Roda de Conversa “A Mulher nas Artes Visuais da Amazônia” inicia às 15h, com integrantes do Coletivo Mulheres Líquidas, e às 16h, mais uma etapa da Intervenção Grafite com o Drika Chagas. 

No Teatro Maria Sylvia Nunes, às 16h30, será realizada a sessão do Cine Nangetu, com exibição do filme “Até oxalá vai à Guerra? – Uma história de racismo e intolerância religiosa (Doc/40 min./2008/ Português), do diretor baiano Carlos Pronzato e Stefano Barbi-Cinti. Após a exibição haverá ainda um bate papo com o sintegrnates do coletivo Nangetu. 

A partir das 18h30, a música entra em cena com o show de Allan Carvalho - Melodia das Ruas e às 19h, da banda Strobo. Haverá mais projeções de Roberta Carvalho e ás 20h, o show da Gang do Eletro se apresenta. O encerrando será a partir das 21h30 com discotecagem de DJ Jaloo. Mais informações: www.movimentohotspot.com.br 

Serviço 
Festival Movimento HotSpost, com apresentação do Ministério da Cultura através da Riachuelo e da Vale. Parceiros: Sebrae, Elle, Super Interessante, Endeavor, Fora do Eixo. Realização: Luminosidadde e In-Mod com. A produção local é da Três – Cultura Produção Comunicação, com apoio cultural da Pará 2000 – Estação das Docas - e da Rede Cultura de Comunicação – Funtelpa. Dias 5 e 6 de julho, em Belém, na Estação das Docas. Entrada franca.

Nenhum comentário: