20.8.13

Estação programa três dias de muito carimbó

Foto:  Everaldo Nascimento/Ag. Pará
Patrimônio cultural brasileiro e uma das maiores manifestações da cultura popular paraense, o ritmo estará inserido como a grande atração da programação da Estação das Docas em homenagem ao Dia do Folclore. Serão três dias de festa, de 22 a 24 de agosto, na Orla do Armazém 3, com acesso gratuito.

Comemorado há quase 50 anos, no dia 22 de agosto, com brincadeira músicas e danças características das cidades brasileiras, desta vez, terá o carimbó como destaque. E para começar, na quinta-feira, 22, o pôr-do-sol será ao som do grupo "Som de Pau Oco",  que indo muito além do batuque, cria uma atmosfera de poesia, alegria e amor à natureza em suas composições. 

Trazendo em seu nome a reverência ao tambor de madeira curimbó, que em Tupi Guarani, quer dizer pau oco, pau escavado, o Som de Pau Oco traz em sua composição também o clarinete, o saxofone, o milheiro, além do banjo, do tambor de onça, do reco-reco, e das maracas e matracas. Vale conferir!

Para o cantor do grupo, Ricardo Aquino, a expectativa é que a apresentação seja muito animada. “Vamos estrear na Estação em uma data muito especial. O local vai ser ótimo para que outras pessoas conheçam nosso trabalho - sabemos que é um espaço onde só bons grupos se apresentam, então vamos animar o público com o carimbó paraense”, revela. 

Som de Pau Oco é formado por músicos profissionais da Fundação Carlos Gomes. O grupo está junto desde 2009 e vai apresentar repertório baseado em seus quatro anos de carreira. Os Mestres Verequete, Cupijó e Lucindo são as grandes inspirações dos artistas. 

Já no segundo dia de comemorações, o Projeto Pôr-do-Som será especial, ganhando a participação do "Balé Folclórico da Amazônia" e do grupo de carimbó "Os Canarinhos". A sexta-feira, 23 de agosto, promete. 

No sábado, 24, a programação encerra com o grupo "Raiz de Cafezal" e "Charme Caboclo". As duas atrações já são conhecidas dos frequentadores da Estação das Docas e sempre levam grande público aos seus espetáculos. 

A iniciativa de comemorar o Dia do Folclore, de acordo com a gerente de Marketing da Organização Social Pará 2000, Isa Arnour, é uma maneira de preservar a cultura paraense. “O carimbó sempre agita as atividades culturais da Estação. A programação é uma grande homenagem a esse ritmo, à data e ao paraense. Vamos oferecer cultura de qualidade e gratuitamente ao público”, conta. 

A programação do Dia do Folclore começa às 18h, durante todos os dias. As apresentações gratuitas são uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, através da Organização Social Pará 2000.

Programação

Dia 22/08/ (quinta-feira)
18h – Grupo de Carimbó Som de Pau Oco.
19h – Trilhas da Amazônia.

Dia 23/08 (sexta-feira)
18h – Pôr-do-Som Especial com Balé Folclórico da Amazônia – Bfam.
19h – Grupo de Carimbó Os Canarinhos.

Dia 24/08 (sábado)
18h – Raiz de Cafezal.
19h – Charme Caboclo.

(com informações da Assessoria de Imprensa da OS Pará 2000)

Nenhum comentário: